
A – Prêmio vai reconhecer as melhores soluções para a Educação
A Bett Brasil, maior evento de Tecnologia e Inovação para a Educação da América Latina, lança o prêmio Bett Brasil Edtech Awards, uma iniciativa que reconhecerá as Edtechs com as melhores soluções inovadoras para a educação. A premiação contemplará tanto iniciativas voltadas diretamente ao ensino e aprendizagem quanto aquelas que apoiam a gestão escolar em áreas como finanças, RH, marketing, comunicação, administração e tecnologia. A premiação será entregue presencialmente na 30ª edição da Bett Brasil, que será realizada de 28 de abril a 1º de maio, no Expo Center Norte, em São Paulo. O Bett Brasil Edtech Awards conta com o apoio do Instituto Significare. As inscrições para o prêmio são gratuitas e deve ser feitas exclusivamente pelo site da premiação no link: bettbrasil.com.br/edtechawards. O período de inscrições vai até o dia 31 de março. O prêmio é aberto a startups do Brasil que oferecem soluções para o setor de educação, com CNPJs ativos, em todos os estágios de maturidade.
B – Apetite por IA
A CashU, pioneira no Brasil na modalidade de crédito B2B com inteligência artificial, lança seu próprio Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), com valor de R$ 100 milhões, para o financiamento de suas operações. O fundo tem participação de Itaú BBA – o maior banco de investimento da América Latina – e do conglomerado financeiro japonês Credit Saison. Com o lançamento do fundo, a CashU passa a financiar boa parte das suas recomendações de incremento de vendas através de abertura de base e extensão de crédito para as PMEs.
C – Transformar publicidade em negócio lucrativo
A Marketing Bag se destaca com um modelo de micro franquia que alia baixo custo, alta lucratividade e um negócio simples de operar. A rede oferece uma oportunidade acessível para quem deseja começar seu próprio negócio. A marca, que viu seu faturamento crescer 63% em 2024, é especialista em venda de anúncios que são inseridos em saquinhos de pães, trazendo conexão entre as empresas e os clientes. O modelo de negócio é ideal para cidades de todos os portes, especialmente as pequenas e médias, bem como para empreendedores que desejam atuar localmente, oferecendo soluções de marketing personalizadas para todos os tipos de negócios.
D – Certificação Ouro de Transparência
A PortosRio reafirma seu compromisso com a transparência pública ao manter o Certificado Ouro de Transparência e elevar o índice de aderência do seu portal institucional (https://www.portosrio.gov.br/) aos critérios legais e boas práticas, conforme avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU). A empresa conquistou a certificação em 2023, com um índice de 87,82%, e em 2024 elevou esse número para 90,57%, consolidando a PortosRio como uma das autoridades portuárias de maior destaque no país.
E – Livelo e OABRJ firmam parceria
A Livelo e a OABRJ anunciam o lançamento de parceria. Pela primeira vez, os advogados e advogadas associados à entidade poderão utilizar pontos Livelo para pagar a anuidade de 2025, tendo mais praticidade e liberdade no uso de pontos. Esta iniciativa, pioneira no universo da advocacia, permite que a quitação total ou parcial do valor seja realizada com pontos Livelo, proporcionando mais uma forma de pagamento.
F – Capacitação profissional em mecânica
Transformar vidas por meio da educação profissional e impactar socialmente gerações. Esse é o propósito que motivou a criação do Instituto Escola do Mecânico — projeto mantido e licenciado pela empresa detentora da marca “Escola do Mecânico”, cuja matriz fica na cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo. Graças ao sonho da empresária Sandra Nalli e a adesão de grandes empresas do setor automotivo, a iniciativa que já existe há mais de dois anos, tem alcançado muitos jovens em busca do primeiro emprego. Todas as ações promovidas são totalmente gratuitas.
G – Lei sancionada por Portugal para imigrantes
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sancionou uma lei que permite aos cidadãos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) solicitar residência depois de entrar no país como turistas, sem necessidade de um visto de trabalho. O CEO da Cidadania Já, Renan Coutinho, destaca que o documento ainda precisa ser publicado em Diário da República e posto em prática pelo Governo, sem data exata definida. “Ir para Portugal sem visto e pedir esta residência ainda não é permitido, já que a liberação não será imediata”, afirma.
H – Recuperação e preservação de acervos
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), anunciou os resultados da chamada pública “Finep/MCTI Recuperação e Preservação de Acervos 2024”. A iniciativa histórica visa garantir que a sociedade brasileira tenha acesso à diversidade dos acervos científicos e culturais do país, fortalecendo museus, instituições de pesquisa e espaços de divulgação científica (http://www.finep.gov.br/chamadas-publicas/chamadapublica/744).
I – Novos projetos e expansão
O Grupo Risotolândia, com sede na cidade de Araucária (PR), entrou em 2025 com metas ousadas, porém realistas, estimando crescimento de 15% no setor privado e 10% no público. Nos últimos 5 anos, o Grupo dobrou de tamanho e passou a figurar com um dos quatro principais players brasileiros no segmento de refeições coletivas, sendo líder na região Sul. Para 2025, a projeção do Grupo é crescer pelo menos 12% organicamente (https://risotolandia.com.br).
J – NIB completa um ano
No marco de um ano da Nova Indústria Brasil (NIB), o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, anunciaram, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Ação da NIB. Entre as iniciativas, teve destaque o investimento de R$ 4,2 bilhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) na Missão 6, que abrange projetos nos setores aeroespacial e de defesa. Os recursos são geridos pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e apoiam 52 projetos estratégicos.
K – Abertura de 50 franquias em 2025
A Keep Charged, rede de microfranquias especializada em publicidade em carregadores de celulares, comemora os bons resultados de 2024, ano em que inaugurou 36 franquias em estados como São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais. A meta para 2025 é expandir ainda mais, com a abertura de 50 novas unidades até dezembro. A prioridade da marca será para as capitais brasileiras, cidades históricas e destinos turísticos. Fundada em Curitiba em 2019, a Keep Charged combina tecnologia e soluções inovadoras para marcas anunciantes.