A – Carteira de Identidade Nacional ganha prêmio internacional
A Carteira de Identidade Nacional (CIN), já utilizada por quase 8 milhões de brasileiros, recebeu o prêmio de melhor novo cartão de identificação nacional da América Latina. A premiação aconteceu no último dia 7, em Santiago, no Chile, durante a conferência High Security Printing. Ao divulgar a premiação, os responsáveis destacaram que, entre as novidades incorporadas na CIN, está a inclusão de um QR Code que apresenta a opção de consulta fácil e confiável pelas unidades de atendimento públicas e privadas. Também foi considerada a inclusão de uma área específica para a MRZ, que possibilita o uso da nova carteira como documento de viagem, desde que haja acordo entre os países. O Serpro é o responsável pela criação, manutenção e suporte de diversos recursos tecnológicos aplicados no documento. O uso de blockchain, tecnologia utilizada para a criação do bitcoin e de outras criptomoedas, é um grande diferencial da carteira. O recurso garante a chamada “imutabilidade dos dados”: é praticamente impossível alterar ou falsificar as informações registradas. Com informações da Secretaria de Governo Digital (SGD).
B – Habitação Social
Para melhorar a qualidade de vida de quem vive ou trabalha no entorno de edificações ou áreas ociosas, a Prefeitura de São Paulo anunciou a desapropriação dos primeiros cinco imóveis na região central, que serão transformados em Habitação de Interesse Social (HIS), ou seja, receberão moradias para famílias com renda mensal de até seis salários-mínimos. Esses imóveis, notificados por não cumprirem sua função social, serão desapropriados com recursos do Tesouro Municipal e repassados à COHAB-SP. A Prefeitura também publicou decreto que permite a desapropriação de outros imóveis ociosos por meio de leilões, ação conhecida como “hasta pública”.
C – Investimentos Anjo
A Bossa Invest, líder de investimentos em startups early stage, anuncia que irá acelerar seus investimentos na fase “Anjo” garantindo, no mínimo, 20% de seu caixa (dry powder) para investimentos em startups nesse estágio, reforçando seu compromisso em apoiar os empreendedores na fase inicial de seus negócios. Os critérios: as startups têm que possuir um modelo validado, com faturamento preexistente, valuation de R$ 1 milhão a 2 milhões e, preferencialmente, seguindo o modelo de negócio SaaS. Outro requisito fundamental para a seleção das startups é o interesse do time fundador da startup para receber o smart money da Bossa. Para mais informações e interesse, basta preencher o formulário no site: (https://bossainvest.com/).
D – Consulta Popular
Maringá poderá se tornar a primeira cidade no Brasil a implementar Consulta Popular nas eleições de 2024. Dois projetos de decreto legislativo, propostos pela vereadora Ana Lúcia, visam consultar a população na urna sobre a tarifa zero no transporte público coletivo e a implantação de redes de fiação subterrânea. O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e o Tribunal Superior Eleitoral já confirmaram a viabilidade de realizar essas consultas, destacando a relevância da Consulta Popular como um mecanismo democrático essencial. “Essa validação pelas principais instituições eleitorais do país reforça a importância de ouvir a população, garantindo que as decisões políticas estejam alinhadas com os interesses e necessidades dos cidadãos”, cita a vereadora.
E – Curitiba/Lima
A Latam começará a operar a rota Curitiba-Lima com três voos semanais em 28 de outubro deste ano. Nos próximos dias, a companhia começará a vender em latam.com e demais canais as passagens aéreas para a sua segunda rota internacional no Paraná – inaugurou Curitiba-Santiago em 2022. A Latam prevê transportar até 43 mil passageiros por ano na sua nova operação entre Brasil e Peru, que já conta com as operações regulares São Paulo-Lima, Rio de Janeiro-Lima e Brasília-Lima. A nova rota contará com recursos do PATI (Programa de Aceleração do Turismo Internacional) lançado pelo Governo Federal para ampliação da conectividade aérea.
F – Propriedade Intelectual
Nos dias 12 e 13 de agosto, no The Westin Porto de Galinhas/Ipojuca/PE, acontece o 44º Congresso Internacional da Propriedade Intelectual da ABPI, que terá como tema: ‘“Acelerando para o Futuro: Propriedade Intelectual e Ética frente às Novas Tecnologias”. As novas ferramentas da economia digital afrontam direitos personalíssimos e desafiam preceitos centenários da propriedade intelectual, suscitando profundos debates nos campos ético e jurídico. Podemos destacar nesse rol de inovações a inteligência artificial e blockchain, que ganham cada vez mais relevância no cenário global. Mais informações e inscrições: (https://abpi.org.br/eventos-abpi/).
G – Joias e Relógios
A Ajorsul Fair Mercoóptica, a maior multifeira dos segmentos de joias, relógios e óptica, teve suas datas confirmadas. A feira ocorrerá entre os dias 26 e 28 de setembro no Serra Park, em Gramado. A decisão foi tomada pelas entidades organizadoras: Associação do Comércio de Joias, Relógios e Óptica do Rio Grande do Sul e Sindióptica-RS, após análise da evolução do cenário atual no estado. O entendimento foi de que a realização da feira, cumpre um papel importante para retomada dos negócios e fortalecimento do setor. Em sua 34ª edição, reunirá profissionais do setor, promovendo oportunidades de negócios, networking e atualização sobre as tendências do mercado. Para mais informações, acesse: (https://ajorsul.com.br/fairmercooptica/home/).
H – Direitos das Pessoas
A senadora Mara Gabrilli (PSD/SP) foi eleita para compor novamente o Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CRPD). A disputa renova metade (9 das 18 vagas) dos peritos independentes do Comitê que cumprirão um mandato de quatro anos (2025-2028). A votação ocorreu durante a 17ª Conferência dos Estados Partes da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (COSP), na sede da ONU, em Nova Iorque. Concorrendo com outros 12 candidatos, a representante brasileira foi eleita com o voto de 140 países dentre os 186 que votaram. Vale informar que o cargo como perita do CRPD é voluntário, ou seja, não remunerado, além de não trazer custos aos cofres públicos – as despesas são todas custeadas pela ONU.
I – Viagens Aéreas
A conectividade da Iberia entre a América Latina e a Europa marcará este ano um novo recorde ao superar os 5,3 milhões de assentos entre as duas regiões. Essa capacidade ultrapassa a marca histórica anterior da Iberia na América Latina, que em 2023 foi de quase 4,6 milhões de assentos. Assim, este ano, a capacidade total representa um crescimento de 16,4% em relação ao ano passado, e de mais de 20% em relação aos números registrados antes da pandemia, em 2019. Além disso, há um aumento significativo nos voos disponíveis. Em 2024, a Iberia irá operar mais de 320 voos semanais, um número muito superior aos 280 registrados durante a temporada de verão do ano passado na Europa, ou aos 300 que criaram uma ‘ponte’ entre ambos os lados do Atlântico no último Natal. aiba mais (www.iberia.com).
J – Arrecadação de Fundos
O McDia Feliz, a principal campanha de arrecadação de fundos do Brasil, chega à sua 36ª edição em 2024, reforçando sua trajetória de solidariedade e impacto social. No dia 24 de agosto, a iniciativa mobilizará milhões de brasileiros e reafirmará o compromisso do Instituto Ronald McDonald em transformar a vida de crianças e adolescentes em tratamento oncológico e suas famílias, promovendo saúde e esperança. Neste dia especial, cada Big Mac vendido se transforma em um gesto de apoio e solidariedade. Ao adquirir um Big Mac por R$ 19,00 em qualquer restaurante participante no Brasil, você não está apenas saboreando um sanduíche, mas contribuindo diretamente para um futuro melhor para inúmeras crianças e adolescentes.
K – Cozinha Solidária
Entidades privadas sem fins lucrativos que desejam atuar como gestoras no Programa Cozinha Solidária têm até o próxio dia 16 para enviar pedido de credenciamento. A medida é fundamental para participar de iniciativas promovidas pelo programa, como o edital aberto (https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-de-chamamento-publico-mds-n-14/2024-563615093) que visa destinar recursos complementares para apoio às atividades de cozinhas solidárias em todo país. O programa visa combater a fome e a insegurança alimentar e nutricional, por meio da garantia do acesso à alimentação saudável e adequada, a partir do apoio a cozinhas solidárias já existentes em todo o país. Mais informações e credenciamento: (https://cozinhasolidaria.digital/).