Negócios em Pauta 11/01/2024

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quarta-feira, 10 de janeiro de 2024

A – Cidade italiana produz torrone de 246 metros de comprimento

A cidade de Camerino, na região italiana de Marcas, produziu um torrone, também conhecido no Brasil como torrão, com 246,20 metros de comprimento, durante o tradicional “Festival do Torrone”. A 22ª edição do evento gastronômico, que teve sua programação afetada parcialmente devido a onda de mau tempo, contou com diversas atividades, como a clássica medição do tamanho da sobremesa. Anualmente, esta prática é realizada na praça da cidade, mas neste ano teve que ser realizada no interior do Auditório Benedetto XIII, por causa da forte chuva. A medição do torrone foi realizada pelo prefeito da cidade, Roberto Lucarelli, em conjunto com o chef Paolo Attili. Os mais de 246 metros da sobremesa foram degustados por todo o público presente. O torrone é um produto típico de Camerino e em 2023 foi promovido internacionalmente. O doce tem muitas variedades, mas é tipicamente feito com mel, clara de ovos e amêndoas. Em muitos países, o torrone também é produzido com chocolate. Em solo italiano, os mais prestigiados são os de Cremona e os de Alba, na região do Piemonte (ANSA).

B – Comerciais Leves

Em seu terceiro ano de atuação, a Stellantis avança na liderança de vendas de automóveis e comerciais leves nos três principais mercados da América do Sul: Brasil, Argentina e Chile. A empresa, que é sucesso absoluto de vendas no setor automotivo, alcançou mais um ano de resultados a serem comemorados. Em 2023, as vendas totais da Stellantis na América do Sul superaram a marca de 878 mil veículos, respondendo por uma participação de mercado de 23,5%. Somente em dezembro, a empresa acelerou o ritmo de vendas no Brasil e encerrou o último mês do ano com 64.422 unidades emplacadas e 27,1% de participação de mercado.

C – Passageiros Transportados

A Latam acaba de registrar a marca de 33 milhões de passageiros transportados em voos domésticos no Brasil no acumulado do ano de 2023. O volume é 15% maior ao registrado no período de janeiro a dezembro de 2022, quando a companhia alcançou a marca de 28 milhões de passageiros. É isso o que apontam os dados operacionais mais recentes da companhia, que se tornou mais eficiente e competitiva após a pandemia e tem crescido de forma sustentável. “Os resultados de 2023 comprovam que a Latam segue no caminho certo em seu compromisso de fazer com que mais brasileiros voem de avião. Encerramos o ano na liderança do mercado nacional, com base em nossa estratégia focada em eficiência operacional”, afirma Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.

D – Despachantes Aduaneiros

Nos próximos dias 23 e 24, a Logcomex, empresa que oferece tecnologia para o comércio exterior por meio de uma plataforma completa end-to-end, promoverá o Logcomex Talks Edição Semana Despachantes Aduaneiros, evento 100% online e gratuito. Serão dois dias de diversos conteúdos voltados aos Despachantes Aduaneiros ministrados por grandes nomes do mercado de comércio exterior, com oportunidade dos profissionais se atualizarem sobre os principais temas da área. Dentre os temas que serão abordados estão “Tendências e insights para 2024 no despacho aduaneiro” e “Como dominar a internacionalização com o apoio da tecnologia”. Mais informações e inscrições: (https://conteudo.logcomex.com/logcomex-talks-semana-semana-despachante-aduaneiro).

E – Loja Flagship na Índia

A Tropicool – empresa vencedora do título de melhor açaí do mundo pelo The Superior Taste Award 2023 – está desembarcando com a sua primeira loja do segmento em Mumbai, na Índia. A ampliação da franquia para um novo país tem o objetivo de apresentar o autêntico sabor das superfrutas brasileiras para o público indiano e também consolidar sua posição como uma marca em ascensão no cenário internacional, reforçando sua presença global na categoria. A inauguração da loja na região de Khar West traz uma decoração pensada nas cores vivas do Brasil e folhagens da mata atlântica, além de todo chão da loja ser estampado como o calçadão do Rio de Janeiro, levando uma autêntica experiência imersiva das vivências tropicais brasileiras. Saiba mais: (https://www.tropicool.co/).

F – Alimentos e Bebidas

A InvestSP, agência de promoção de investimentos, abriu inscrições e vai apoiar a participação de empresas paulistas na Gulfood 2024. A feira, que acontece entre 19 e 23 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes, é um dos maiores evento do mundo do setor de alimentos e bebidas. Empreendedores devem se inscrever até o próximo dia 17. Os selecionados participarão de reuniões de negócios com possíveis clientes e parceiros, visitas guiadas e ações paralelas à Gulfood, como eventos em estabelecimentos e instituições locais do setor de alimentos e bebidas. A edição do ano passado da Gulfood recebeu mais de 134 mil visitantes e cinco mil expositores de quase 200 países. Saiba mais em: (https://www.gulfood.com/).

G – Passagens Aéreas

O preço das passagens aéreas nos Estados Unidos registrou alta de 57% de 2019 ao primeiro semestre de 2023, quase o dobro da variação registrada no Brasil no mesmo período, de 32%. Isso é o que revela um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), com dados da ANAC e do Bureau of Transportation Statistics, uma das agências federais de estatística, dos EUA. No mercado norte-americano, a tarifa média subiu de R$ 338,42, em 2019, para R$ 532,56 no primeiro semestre do ano passado. Os valores considerados são nominais, sem considerar a inflação do período, e foram convertidos para real para facilitar a comparação.

H – Segunda Queda

As vendas de cimento em dezembro somaram 4,5 milhões de toneladas, um crescimento de 0,3% em relação ao mesmo mês de 2022, de acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Cimento (SNIC). Com esse resultado, o setor termina o ano de 2023, com um total de 62 milhões de toneladas de cimento vendidas, uma retração de 1,7%, ou seja, 1,1 milhão de toneladas a menos sobre o ano anterior. É a segunda queda anual registrada após recuo de 2,8% em 2022. Até então, no triênio 2019-2021, mesmo com a pandemia, o setor registrava crescimentos de 3,8% em 2019, 10,8% em 2020 e 6,8% em 2021, tendo recuperado 12 milhões de toneladas das 19 milhões perdidas no período 2015-2018.

I – Seguro Garantia

O seguro garantia estendida, que oferece coberturas extras para danos de aparelhos eletrônicos, celulares, equipamentos de som, TVs, geladeiras, fogões e máquinas de lavar, cresceu quatro vezes mais que o comércio varejista em 2023. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), enquanto o seguro arrecadou R$ 2,7 bilhões de janeiro a outubro, crescimento de 4,4%, no mesmo período, a Pesquisa Mensal do Comércio do IBGE apontou expansão de 1% do mercado de móveis e eletroeletrônicos, segmentos em que a venda de garantia estendida mais se destaca. “Olhando para a frente, com a perspectiva de manutenção de queda dos juros, a expectativa é que o garantia estendida volte a seus níveis históricos”, afirma Luís Reis, presidente da comissão de afinidades da FenSeg.

J – Educação Profissional

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), pioneiro no desenvolvimento do comércio e no avanço do país por meio da educação profissional, comemora 78 anos de excelência no último dia 10. São quase oito décadas de uma história rica, repleta de inovação e transformação, oferecendo oportunidades de aprendizado e crescimento profissional que impactam positivamente a vida dos brasileiros. Desde sua fundação, o Senac tem evoluído em sintonia com o desenvolvimento econômico do país. Inicialmente dedicada a oferecer cursos de aprendizagem comercial para jovens de 14 a 18 anos, a instituição expandiu suas fronteiras e hoje disponibiliza mais de 1.000 títulos em diversos segmentos do comércio de bens, serviços e turismo.

K – Bolsa Formação

A CAIXA iniciou o pagamento do Bolsa Formação (Pronasci 2), benefício destinado aos agentes de segurança pública. O programa, voltado à qualificação profissional, prevê o total de 100 mil bolsas aos profissionais integrantes das carreiras de policiais militares, civis e penais, dos bombeiros, agentes penitenciários, peritos criminais e dos trabalhadores das guardas civis municipais, que atendam aos critérios de elegibilidade. O valor da Bolsa Formação é de R$ 900,00, devido a cada mês de duração do curso. Quem tem direito: integrantes das carreiras das polícias militar, civil e penal, do corpo de bombeiros militar, dos órgãos oficiais de perícia criminal, das guardas municipais e os agentes penitenciários (https://www.caixa.gov.br/programas-sociais/pronasci/Paginas/default.aspx)