A – Um milhão de libras para adotar o veganismo por 1 mês
Generation Vegan, uma organização internacional, está desafiando o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak adotar uma alimentação vegana por um mês, em troca de uma doação de um milhão de libras para uma instituição de caridade de sua escolha. A oferta, que expira no próximo dia 31, foi feita anteriormente ao Papa Francisco e ao presidente dos EUA. As campanhas da GenV buscam destacar o impacto da pecuária no clima, poluição, desmatamento, perda de biodiversidade, potencial pandêmico, resistência a antibióticos, saúde pública e na vida de bilhões de animais. A CEO da GenV, Naomi Hallum diz, “Nossa esperança é que ele aceite a oferta, que lidere pelo exemplo e mostre como a alimentação à base de plantas pode ser satisfatória, saudável e agradável – além de ética e ambientalmente positiva. Nossa esperança é que o Sr. Sunak seja essa liderança e, se o fizer, estaremos prontos para assinar o cheque de um milhão de libras” (www.valledamidia.com.br).
B – Programação para Mulheres
O Centro Universitário Facens, em parceria com o Google, lança um curso livre e gratuito de introdução ao Python voltado para mulheres, o Women in Machine Learning. Apesar de ter foco principal no público feminino, a plataforma é aberta a todos. A parceria foi firmada pelo programa de educação da gigante de comunicação, o Google for Education. O curso livre e gratuito é dividido em oito videoaulas e pode ser acessado na plataforma (https://facens.br/).
C – Lifestyle e Compras
Nasce uma gigante nacional do varejo brasileiro. Da fusão das duas principais empresas do setor de shopping centers, forma-se a Aliansce Sonae + brMalls, nome provisório da nova companhia, que inicia suas operações integrando o índice Bovespa no Mercado Novo da B3, o mais exigente em relação às boas práticas de Governança Corporativa. Avaliada em R$ 10 bilhões, a companhia combinada é a mais completa plataforma de serviços, entretenimento, lifestyle e compras da América Latina e líder do setor no Brasil. Serão 62 shoppings, sendo 53 deles próprios e nove administrados, com um portfólio de 11 mil lojas e 4 mil marcas. A nova companhia terá 2,5 milhões de área bruta locável (ABL) e receberá mais de 60 milhões de visitas mensais.
D – Tecnologia Contactless
Para ampliar ainda mais as possibilidades de pagamentos para seus clientes, o Banco Bmg acaba de disponibilizar o pagamento por aproximação via celular e smartwatch da Samsung. Proporcionando praticidade e segurança, a funcionalidade pode ser utilizada por correntistas do Bmg que possuem conta digital, produtos de consignado ou cartões de times de futebol e varejistas parceiros. Sem tarifas extras, os clientes Bmg que decidirem utilizar a carteira digital devem apenas criar uma Samsung Account e realizar a inclusão do cartão no aplicativo. Com a tecnologia contactless, o pagamento é feito por aproximação e possibilita que os correntistas não precisem mais andar com seu cartão físico para concluir pagamentos. Ao utilizar a carteira digital, o cliente também ganhará cashback nas compras realizadas.
E – Feira de Noivas
O fim do isolamento social impulsionou o número de casamentos, movimentando no ano passado cerca R$ 40 bilhões com cerimônias. Na Região Metropolitana de Campinas, somente em 2022 foram realizadas 15.551 cerimônias, segundo o Seade Estatísticas Vitais. Para ajudar os noivos com todo o processo que envolve desde os preparativos até a cerimônia, a Rede Vitória Hotéis, e a organizadora de eventos Daniela Placco, promovem, nos próximos dias 28 e 29, a Wedding Weekend Off (Feira de Noivas) -, a ser realizada no Vitória Hall, localizado no Vitória Concept de Campinas. Serão 36 fornecedores já confirmados reunidos em um mesmo espaço para mostrar as novidades e os serviços oferecidos a casais. Nos dois dias, além dos espaços reservados aos serviços, também serão realizadas apresentações de bandas e corais. Saiba mais: (http://bit.ly/wwoff2023).
F – Cartas de D. Pedro II
A embaixada do Brasil em Roma, recebe no próximo dia 17, a apresentação de um livro que celebrará o bicentenário do nascimento da atriz de teatro italiana Adelaide Ristori (1822-1906). O evento será realizado no Palazzo Pamphili, e conta com as colaborações do Museo Biblioteca dell’Attore, em Gênova, e da Fundação Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. “Di lei attaccatissimo D.Pedro. Epistolario tra Adelaide Ristori e l’ultimo imperatore del Brasile” tem como foco uma série de correspondências trocadas entre a atriz e Dom Pedro II (1825-1891). Os dois cultivaram uma intensa amizade que durou por volta de 20 anos. O livro, que tem curadoria de Alessandra Vanucci, possui 140 cartas trocadas entre a italiana e o imperador (ANSA).
G – Mobilidade Compartilhada
A Flix, provedora global de opções de viagem sustentáveis e acessíveis, com operações em 39 países – celebra um resultado recorde nos últimos dois trimestres. Graças à forte demanda de retorno das viagens após a pandemia e à crescente importância da mobilidade compartilhada e sustentável, o Grupo aumentou o número de passageiros transportados em 130% em todo o mundo entre abril e setembro, em comparação com o mesmo período de 2021. No Brasil, a Flix já transportou 200 mil passageiros entre janeiro e setembro do ano passado. Atualmente, tem acordos com a Adamantina, Satélite Norte, Santa Maria, Primar Turismo e Levare, para atender 29 cidades no país. Saiba mais em: (www.flixbus.com.br).
H – Máquinas Industriais
O programa setorial Brazil Machinery Solutions (BMS) acaba de divulgar os resultados de exportação conquistados pelas fabricantes brasileiras de máquinas e equipamentos industriais. A iniciativa é uma parceria entre a ABIMAQ e a ApexBrasil. Em 2022, 65 empresas foram atendidas pelo BMS no apoio a 16 ações, que promoveram a indústria nacional em feiras, eventos e missões empresariais, entre outras realizações, em mais de 15 países. Setores como o agro, metal-mecânico, têxtil, alimentício, plásticos e de mineração receberam as últimas novidades e tendências em tecnologia e inovação desenvolvidas pelo mercado brasileiro, de acordo com as necessidades das demandas mundiais. As exportações deste ano atingiram US$22,3 milhões em negócios pontuais e US$82,5 milhões em futuras transações. Saiba mais: (www.brazilmachinery.com).
I – Refeições Veganas
Desde suas origens no Reino Unido em 2014, o conceito de “Veganuary”, iniciativa que promove a dieta vegana durante todo o mês de janeiro, continua atraindo o interesse da população em geral. Com isso, a Emirates observou o aumento de 154% nas refeições veganas servidas a bordo entre 2021 e 2022, com mais de 280 mil refeições à base de plantas consumidas no ano passado. A Emirates tem mais de 180 receitas de pratos para passageiros veganos ou que procuram uma refeição saudável, e serve refeições veganas desde a década de 1990. Essas refeições eram servidas em rotas específicas, como em Adis Abeba, onde são consumidas em certas épocas do ano, ou em todo o subcontinente indiano, onde várias religiões incentivam a dieta baseada em plantas. Os pratos veganos ganharam popularidade em rotas para os Estados Unidos, Austrália, em algumas rotas para a Europa e Reino Unido.
J – Jornada da Beleza
Para celebrar o Dia do Esteticista, noi próximo dia 18, acontece em São Paulo o ‘1º Encontro da Jornada da Beleza’, realizado pelo Sebrae-SP e Estetika, o evento mais importante de estética, saúde, beleza e bem-estar da América Latina, organizado pela GL events exhibitions. Será um evento pocket e gratuito, realizado entre 9h30 e 12h30, no auditório do Sebrae-SP (Rua Vergueiro 1117, Liberdade), e reunirá a força de mulheres empreendedoras das áreas de estética, saúde, beleza e bem-estar. Os participantes serão recepcionados com um coffee break, e a abertura das palestras começa às 10h com a palestra “Atitudes e Comportamentos Empreendedores”. Para transmissão online, efetuar o cadastro em: (https://estetikadigital.com.br/).
K – Vendas de Automóveis
A Stellantis liderou o mercado de vendas de automóveis e comerciais leve na América do Sul, bem como no Brasil e na Argentina, pelo segundo ano consecutivo, informou a empresa. Além disso, foi a mais vendida no Chile durante 2022. Ao todo, foram mais de 843 mil veículos comercializados, com uma participação de mercado de 23,12%. Desse total, 646,7 mil foram vendidos no Brasil (market share 32,9%); 116,7 mil na Argentina (30,7%); 46,7 mil unidades emplacadas no Chile (10,9%) e 33,7 mil veículos nos demais mercados da América do Sul. A Fiat liderou as vendas no Brasil pelo segundo ano seguido, com 430 mil carros vendidos (market share 21,9%), com a Strada sendo o carro mais vendido do país com 112.463 unidades (Ansa).