Negócios em Pauta 10 a 14/02/2018

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 09 de fevereiro de 2018

A – Educar para a Paz

Criada em Brasília por Pierre Weil, a Universidade da Paz (Unipaz) contempla 14 unidades no Brasil e 5 no exterior, e este ano completa 30 anos. É uma escola de educação para a Paz que adota como metodologia, em todas as suas atividades, uma abordagem transdisciplinar holística que propõe uma visão não fragmentada da realidade e o diálogo das diversas ciências, filosofias, artes e tradições sapienciais. Os programas incluem cursos de pós em Transdisciplinaridade, Psicologia Transpessoal, Autogestão e também cursos de desenvolvimento pessoal de curta duração. Para saber mais sobre sua unidade em São Paulo, os cursos regulares e eventos, basta acessar: (http://www.unipazsp.org.br).

B – Turismo na Europa

A Comissão Europeia de Turismo deu início às inscrições para o 29º Prêmio Europa de Comunicação, que reconhece e premia os profissionais de Comunicação brasileiros que produziram os melhores conteúdos sobre turismo na Europa. Os profissionais concorrem em três categorias diferentes e os primeiros colocados de cada uma delas recebem uma viagem para a Europa, com acompanhante, a ser realizada até o fim deste ano. As categorias estão divididas em matérias impressas, que podem ter sido publicadas em jornal, revista ou folhetim impressos; matéria audiovisual, que são veiculadas exclusivamente na televisão; e matéria online, com conteúdos disponibilizados em veículos online em forma de posts, vídeos ou ensaio fotográfico. Inscrição e regulamento está disponível no link (www.premioeuropa.com.br).

C – Formação em Empreendedorismo

O Programa Conecta, da Copersucar com o Instituto Crescer, está com inscrições abertas para Formação em Empreendedorismo. Podem se inscrever jovens de 18 a 30 anos, que tenham o Ensino Médio completo e que residam em Paulínia (30 vagas), Santos (30 vagas) e São José do Rio Preto (30 vagas). A formação é gratuita e será desenvolvida pela manhã nos meses de março a julho. O curso tem carga horária de 240 horas e aborda os principais desafios e as oportunidades do Empreendedorismo, indo muito além de ensinar apenas como abrir uma empresa. Inscrições em Paulínia: (goo.gl/6A3BU8); em Santos: (goo.gl/vnJkTL); e em São José do Rio Preto: (goo.gl/rETNnG).

D – Setor de Iluminação

Entre os dias 24 e 27 de abril, no Expo Center Norte, acontece a 16ª edição da Expolux – Feira Internacional da Iluminação, o principal evento do setor na América Latina. Evento bienal, receberá a participação de mais de 400 expositores, envolvendo mais de 25 mil profissionais da área. Concentrando tecnologias, tendências e estimulando novos negócios e networking, a feira viabiliza o encontro de importantes players do segmento, do menor ao maior, e oferece programação paralela focada no conteúdo informativo com palestras, seminários e debates dirigidos à capacitação, atualização e qualificação para o mercado. Como novidade, a feira estará segmentada em dois perfis (Lighting Design e Técnico) com entradas exclusivas e planta setorizada, facilitando ainda mais a visitação. Saiba mais em (www.expolux.com.br).

E – Moedas Digitais

O momento econômico é de grande expansão para o mercado de criptomoedas no Brasil, que, segundo dados do site Bitcoin Average, se tornou o 4º mercado global em negociação de bitcoin. Acreditando no contínuo crescimento dessa tendência, a Descola, escola de cursos online, lançou o curso “Bitcoin – Descomplicando a criptomoeda”, com o cofundador da A-Star Labs e do Infochain, Gabriel Aleixo. Objetiva desmistificar as criptomoedas e compartilhar informações para quem quer começar a investir no modelo que vem se tornando febre nacional. A escola disponibiliza materiais para leitura complementar (E-Book), fóruns de discussões e uma linguagem 100% própria da internet, o que torna o curso mais leve. Informações: (www.descola.org/curso/bitcoin).

F – Realidade Aumentada

Entre os dias 6 e 8 de março, no Expo Center Norte, acontece a 13ª edição da ISC Brasil 4.0. Além de ser plataforma para os principais lançamentos e novidades tecnológicas voltadas ao mercado de segurança, também se renova todos os anos para melhorar ainda mais a interação entre visitantes e expositores. Neste evento, a realidade aumentada é uma das novidades. A ferramenta inédita visa levar aos visitantes os produtos e soluções dos expositores antes mesmo que entrem no estande. O objetivo principal é apresentar os destaques da empresa em um minuto, gerar leads de vendas e aumentar o fluxo nos estandes. Para visitar a feira e participar dos seminários é necessário fazer o credenciamento gratuito pelo site (http://www.iscbrasil.com.br/Credenciamento/).

G – Parque Tecnológico

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI-Tec) está com edital aberto para selecionar empresas a se instalarem no prédio “José Bonifácio” do Parque Tecnológico CTI-Tec. Há vagas para até 11 empresas, que poderão concorrer a espaços de 48, 96 e 192 m². Serão selecionadas entidades públicas ou privadas, voltadas para pesquisa, desenvolvimento e inovação, na área de tecnologia da informação e comunicação. O credenciamento das empresas será no próximo dia 20, no CTI-Tec (rod. SP65 D. Pedro I, km 143,6, Campinas). O licitante, ou o seu representante, deverá se apresentar à Comissão Permanente de Licitação para efetuar seu credenciamento como participante, munido da sua carteira de identidade, ou de outro documento equivalente. Mais informações: (www.cti.gov.br/pt-br/cti-tec-editais).

H – Redução de Desperdícios

Visando aumentar a participação no mercado, reduzindo os custos nos processos produtivos com melhorias continua e proporcionar valor agregado ao produto, a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq, promove no próximo dia 15, em sua sede, das 9h às 18h, o curso “Kaizen-Kata – Redução dos Desperdícios no Processo Produtivo”. Podem participar líderes das mais diversas áreas, coordenadores, técnicos que têm como responsabilidade envolver os colaboradores nos processos produtivos com o objetivo de eliminar desperdícios para reduzir custos. A capacitação será ministrado por Salvador Balaguer, diretor da Balaguer Treinamentos S/C Ltda. empresa que atua no desenvolvimento organizacional. Inscrições pelo site: (www.abimaq.org.br). Informações: tel. (11) 5582-6321/6313.

I – Topo do Turismo

A cidade histórica de Pirenópolis/GO chegou ao topo do ranking do turismo nacional. É o que diz a nova categorização do Ministério do Turismo que identifica o desempenho da economia do setor nos municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro (MTB). O crescimento no número de empregos formais no setor de hospedagem, bem como dos estabelecimentos formais de hospedagem, além do aumento do fluxo turístico doméstico e internacional foram determinantes para que o município subisse da categoria B para a categoria A. Com ruas de pedra e casarios ainda no estilo colonial, a cidade oferece opções de lazer diversificadas: natureza, cultural, histórica e gastronômica. Com tanta riqueza, a cidade foi tombada pelo Iphan. Goiás conta com 83 cidades no MTB e estão classificados da seguinte maneira: A (3), B (8), C (24), D (43) e E (5).

J – Lei da Terceirização

Uma de suas principais alterações foi a liberação para que todas as atividades da companhia, incluindo a atividade-fim, possam ser terceirizadas. A promulgação da nova lei movimentou o mercado no sentido de compreender quais eram os riscos, os benefícios e as desvantagens da liberação irrestrita da terceirização em uma empresa. Há ainda outras questões envolvidas, como por exemplo, a cultura da companhia, a fiscalização, a relação trabalhista, as tratativas legais e jurídicas, entre outros. Nesse sentido, para debater os impactos dessa lei para os segmentos de construção, mineração, equipamentos, locação e agronegócio, a Revista M&T, com o apoio da Sobratema, promove o Workshop ‘Terceirização – Maximizando Resultados?’, no dia 5 de abril, no Centro Brasileiro Britânico. Mais informações: (http://www.sobratemaworkshop.com.br).