Negócios em Pauta 09 a 11/05/2020

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 08 de maio de 2020

A – Documento Veicular

Os proprietários de veículos de São Paulo, que possui uma frota de mais de 31 milhões em todo o estado, já podem imprimir o documento veicular de suas próprias casas. Desenvolvido pelo Serpro para o Denatran, o CRLV 100% digital tem a autenticidade da impressão garantida por um QR Code, que pode ser apresentado e consultado pelos agentes de trânsito em uma eventual fiscalização. O CRLV pode ser impresso em: (https://portalservicos.denatran.serpro.gov.br/) ou do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para emitir o documento eletrônico, é necessário que o proprietário esteja quite com as obrigações e débitos do veículo junto aos órgãos de trânsito.

B – Rodízio de Veículos

A Prefeitura São Paulo limitou a circulação de veículos em um mega rodízio por toda a cidade por placas pares e ímpares. Sem prazo determinado, a medida irá impactar veículos de passeio, caminhões, VUCs, transporte por aplicativos, entre outros. Para facilitar as entregas de mercadorias e produtos pela cidade, diminuindo o impacto nos caminhoneiros de pequeno porte, a Vuxx, transportadora digital com foco em carga fracionada, gerencia junto aos motoristas cadastrados na plataforma para evitar que a distribuição seja comprometida, compensando as empresas com frota própria que perdem cerca de 50% da capacidade de atendimento. Saiba mais em: (www.vuxx.com.br).

C – Vendas Online

Por meio de seu Conselho de Comércio Eletrônico, a FecomercioSP engajou os diferentes players da cadeia para levantar, reunir e organizar as informações, resultando em um material completo para orientar todos os elos envolvidos na venda online, logística, manuseamento dos produtos e entrega ao cliente. As ferramentas de e-commerce e as entregas em domicílio se tornaram ainda mais fundamentais para atender à demanda dos consumidores. O material, que foi validado por uma equipe de infectologistas, cumpre protocolos sanitários aprovados para a segurança total. O e-book estará disponível para download, no link: (https://representa.fecomercio.com.br/guia_de_entregas).

D – Compra de Veículos

O iCarros acaba de lançar o Entrega Fácil, funcionalidade que tem o objetivo de conectar lojas e clientes interessados em comprar ou vender carros de forma 100% digital, indicando na plataforma quais as revendas que possibilitam aos clientes receber o veículo em casa, sem a necessidade de se locomover até o estabelecimento para retirá-lo. Para as revendas que oferecem a opção de entrega do veículo na residência dos clientes, basta ativar a funcionalidade Entrega Fácil na plataforma do iCarros e tornar o selo do serviço visível em todas as ofertas no site, mostrando a possibilidade de compra digital e entrega do veículo onde o cliente estiver. Saiba mais: (https://www.icarros.com.br/entrega-facil/).

E – Impacto no Transporte

Segundo pesquisa da CNT, ainda que trabalhem pela manutenção dos empregos, 33% dos transportadores já precisaram realizar demissões devido à crise provocada pela pandemia. Do total de transportadores que ainda não demitiram (54,3%), 18,1% pretendem realizar cortes. Assim, é possível que, até o final de maio, 42,8% dos transportadores tenham realizado redução nos seus quadros de empregados. Dos transportadores entrevistados que já realizaram demissões, 72,7% demitiram até 49 empregados; outros 11,1% realizaram a demissão de cem ou mais empregados. Mais informações: (www.cnt.org.br).

F – Melhorar a Cidade

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Impacto Público, iniciativa que irá impulsionar soluções inovadoras para melhorar a vida dos cidadãos e os serviços públicos na cidade de São Paulo. A iniciativa irá selecionar 5 organizações sem fins lucrativos que tenham uma solução de impacto desenvolvida e financiar a implementação destas soluções na cidade. Empreendedores de todo o Brasil podem se inscrever em um dos cinco eixos temáticos: Primeira Infância, Gestão Pública Eficiente e Transparente, Participação Cidadã, Empreendedorismo e Direitos Humanos e Cidadania. Inscrição e mais informações: (www.premioimpactopublico.org.br).

G – Vagas para Estágio

A EDP, empresa que atua em todos os segmentos do setor elétrico brasileiro, abriu as inscrições para o programa de estágio. A Companhia oferece oportunidades em diversas áreas de negócio e possibilita constante desenvolvimento e aprendizagem. Os selecionados ocuparão 20 vagas no estado de São Paulo (sendo 16 na capital e 4 em São José dos Campos); 6 no Espírito Santo (5 em Vitória e 1 no município de Serra) e 6 no Ceará (Pecém – São Gonçalo do Amarante). São diversas áreas de atuação como jurídico, inovação, comunicação, engenharia e comercialização. O programa de estágio da EDP tem duração de um ano podendo ser renovado por até o mesmo período. Inscrições pelo site: (http://jobs.kenoby.com/edpestagio).

H – Cursos Rápidos

O Governo do Estado de São Paulo está com 20 mil vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do programa Via Rápida Virtual. São quatro opções inéditas em áreas de TI, gestão e idiomas, uma boa alternativa para estudar e aprender algo novo durante o período de recomendação de isolamento social. São oito cursos de curta duração (80 horas) oferecidos pela Universidade Virtual: Lógica de Programação; Banco de Dados; Desenvolvedor Web; Desenvolvedor Mobile; Gestão Administrativa; Planejamento Empresarial; Finanças para Empresas; além de Espanhol Básico. Inscrições por meio do site (www.viarapida.sp.gov.br).

I – Teste de Autoconhecimento

A Gama Academy (https://gama.academy/) – escola que capacita estudantes e profissionais para o mercado digital – criou o Gama Leveling, um teste educacional de habilidades com 20 questões técnicas de diferentes níveis que tem como objetivo auxiliar profissionais a descobrirem como estão seus conhecimentos nas quatro áreas mais buscadas pelo mercado digital: desenvolvimento, design, marketing e vendas. É indicado para pessoas que querem acompanhar seu desenvolvimento profissional e identificar o momento de sua carreira, além de gerar insigths positivos sobre o melhor caminho a seguir na vida profissional. É gratuito e valida o nível técnico de profissionais nas áreas de marketing, vendas, design e programação

J – Protetores Faciais

Face às duras necessidades das instituições médicas nesta crise sem precedentes do Covid-19, a Schneider Electric Brasil, líder na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, em conjunto com a marca independente Steck, anuncia a produção de máscaras protetoras para o setor médico. O projeto é parte de uma iniciativa maior liderada pelo Grupo localmente chamada “Save Our Heroes”. Em colaboração com uma força-tarefa de fornecedores parceiros, como HFF, Crie Light, Crismac, HSMV, Clariant, Remo, IPT e Helptech, a empresa tem como objetivo alcançar a produção de 60 mil protetores faciais até o fim de maio, representando um investimento de aproximadamente R$ 350 mil. Outras informações: (https://www.se.com/br).

K – Bares e Restaurantes

A Abrasel acaba de disponibilizar, de forma online e gratuita, uma cartilha completa sobre negociações de aluguéis para ajudar a gestão de empresários de bares e restaurantes em todo o Brasil. O documento é iniciativa da Abrasel-SP e aborda entre outros pontos, a busca do reequilíbrio contratual, ações judiciais e fundamentos jurídicos, rescisão sem pagamento de multa e disponibilidade de imóveis comerciais após a crise. O gasto com aluguéis dos imóveis comerciais utilizados pelas empresas, costuma passar dos 4% do custo total dos negócios. A cartilha traz também as leis que podem servir de base para ações em relação ao assunto. Confirme em: (https://drive.google.com/drive/folders/19LcgMH9fGxr4mxFqwfFwemnsTJQJrOPd).