A – Informação da Construção
A Fiesp realiza amanhã (10), o seminário internacional sobre BIM – Building Information Modeling, ou Modelagem de Informação da Construção, a partir das 14h00, na sede da entidade. O evento contará com especialistas franceses e brasileiros que apresentarão a experiência do BIM e a influência das ferramentas digitais no processo de evolução do mercado da construção civil. Na ocasião, será realizada a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre o Senai e a universidade francesa École des Ponts Paristech referente à parceria nas áreas de inovação e de formação, como a oferta futura de um MBA em Bim no Brasil, por exemplo. Mais informações em (http://www.fiesp.com.br/agenda/seminario-internacional-sobre-o-bim/).
B – Prêmio Mobiliza
Uma parceria entre o Instituto Ronald McDonald e a Avianca Brasil foi a vencedora do Prêmio Mobiliza 2015, na categoria ‘Campanha Inovadora’. Realizado desde 2009 pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e pelo Instituto Filantropia, o prêmio busca valorizar ações inovadoras e criativas de captação de recursos. A campanha premiada consistiu na entrega para os passageiros Avianca, pelos comissários de bordo da empresa, de envelopes para doações ao Instituto Ronald McDonald. Essa iniciativa arrecadou cerca de R$ 350 mil ao longo de dois anos – somente em 2015 foram doados R$ 107 mil. Todo o valor foi destinado a projetos que visam aumentar as chances de cura do câncer em crianças e adolescentes. Saiba mais em (www.mobiliza.org).
C – Produção de Cobre
A Paranapanema, maior produtora brasileira de cobre, acaba de disponibilizar o seu Relatório de Sustentabilidade 2015. No documento, a fabricante de cobre ressalta as ações de melhoria da eficiência operacional e comercial ao longo de 2015. Entre as quais, o projeto que garante 94% da necessidade de água industrial atendida com água de reuso, equivalente a 324 piscinas olímpicas; e a linha de reciclagem de sucata, com capacidade para transformar 70 mil toneladas de sucata de cobre por ano em cobre novo, ultrapuro, reinserindo-o na cadeia produtiva. Com 2,2 mil colaboradores, a Paranapanema é dona de marcas consagradas no mercado brasileiro como Eluma e Caraíba (www.paranapanema.com.br).
D – Bahia em Berlim
Fomentar o voo da companhia aérea Condor de Frankfurt para Salvador e consolidar as frequências da Air Europa e da TAP para a capital baiana, são as metas da equipe da Bahiatursa ao participar, em parceria com a Embratur, da 50ª edição da Bolsa Internacional de Turismo de Berlim – ITB/ 2016, que começa hoje (9) e vai até o dia 13. Reconhecida como a maior e mais importante feira da indústria do turismo, a ITB Berlim reúne profissionais renomados dos mais variados segmentos turísticos para o fechamento de negócios, apresentação de novos produtos, participação em seminários e congressos, entre outras atividades. O evento é uma oportunidade para divulgar a Bahia no mercado europeu como um todo e aumentar o fluxo turístico da Alemanha, em virtude da expressiva participação de profissionais de outros países.
E – Cursos de Pós-MBA
A FGV está recebendo inscrições para os seus 15 cursos de Pós-MBA em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Os cursos têm 140h/aula e abrangem as áreas de: Comunicação e Marketing; Finanças; Gestão de Negócios; Projetos; Gestão Pública e Relações Internacionais. As aulas iniciam em abril, maio, junho ou agosto. Recomendado para líderes, gerentes e executivos de diversos segmentos de negócio que já tenham pós-graduação, o Pós-MBA é voltado para aqueles profissionais cujos estágios de desenvolvimento em suas carreiras os impulsionem a novos níveis de especialização acadêmica. São compostos por cinco disciplinas de base conceituais e práticas, uma de jogo de negócios ou jogo empresarial, uma de fórum de debates e uma de desenvolvimento pessoal e agenda de negócios . Outras informações no telefone 0800 772 2778.
F – Projeto Legado
Estão abertas as inscrições para a quarta edição do Projeto Legado. O objetivo é capacitar, integrar e apoiar projetos sociais, organizações e negócios sociais que estão transformando a sociedade, afim de que potencializem a expansão de seu impacto social, visando fortalecer o campo do empreendedorismo social no Brasil. Serão selecionadas até 20 (vinte) iniciativas que terão acesso a capacitações estratégicas e a uma rede de organizações de alto impacto transformador para potencializar a expansão de seu impacto social. Além disso, ao final do processo de aprendizagem, serão selecionados até 3 (três) projetos de expansão de impacto para receberem investimento financeiro direto. Mais informações: (http://institutolegado.org/processo-seletivo-do-projeto-legado-2016.html).
G – Referência do Design
A olioli é a primeira plataforma digital de decoração, design e lifestyle no Brasil. Através das redes sociais, a olioli alcança mais de 3,7 milhões de seguidores no país que têm interesse em construir, reformar ou decorar seu imóvel. Com quase 120 milhões de usuários de internet, dos quais 75% são donos dos imóveis onde vivem, o Brasil oferece uma oportunidade de mercado única para a olioli. Através do seu time de consultores e influenciadores digitais produz, agrega e distribui conteúdos nas redes sociais e sites de internet. Com a produção diária de mais de 100 posts, a empresa pretende tornar o design mais acessível aos brasileiros e ajudá-los a transformar suas casas em lares mais aconchegantes e bonitos. Saiba mais em (www.olioli.com.br).
H – Fellowship da Feira de Frankfurt
Internacionalizar e globalizar a indústria do livro, promover o intercâmbio de informações e aprimorar o profissionalismo do mercado editorial são os três objetivos do programa de “Fellowship” da Feira do Livro de Frankfurt que está com inscrições abertas até o dia 30 de abril. Os profissionais selecionados para o programa passarão duas semanas, de 9 a 23 de outubro, visitando editoras e livrarias em Frankfurt, Berlim e Munique, além de terem acesso à Feira do Livro de Frankfurt (19 – 23/10). Desde o seu lançamento, na 50ª edição da feira, o programa já acolheu 300 participantes de 55 países. As inscrições podem ser feitas acessando a página (http://www.book-fair.com/en/Focus_on/more_topics/exchange/fellowship/).
I – Turistas no Alentejo
Os cenários pitorescos da região do Alentejo atraem cada vez mais turistas. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas de Portugal, o Brasil foi o terceiro maior mercado emissor de turistas para a região em 2015, alcançando o total de 43.900 pernoites.Ainda no ano passado, o destino superou as expectativas para o mercado turístico e alcançou a marca dos 501.800 pernoites de turistas internacionais, o que indica um crescimento de 14,1% se comparado ao ano anterior. Os gastos globais dos visitantes estrangeiros neste mesmo período também surpreenderam: a região arrecadou € 73 milhões, 15,6% a mais que em 2014. Considerado o destino mais genuíno de Portugal, o Alentejo é a maior região do país. Visite (www.turismodoalentejo.com.br).
J – Pós em Acupuntura
Médicos de todas as especialidades que desejam se aprimorar dentro da área de acupuntura podem participar de um processo seletivo para Pós-graduação em Acupuntura, promovido pelo Centro de Pesquisa e Estudo da Medicina Chinesa, instituição com mais de 20 anos de atuação, que promove a capacitação todos os anos. A formação é chancelada pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, além de um ser Preparatório para a Prova de Título de Especialista em Acupuntura, uma das capacitações mais reconhecidas e importantes para quem atua profissionalmente na área. Com duração de 31 meses, a formação visa capacitar médicos de todas as especialidades nas técnicas de acupuntura, oferecendo aulas práticas ambulatoriais e teóricas. Saiba mais em (www.center-ao.com.br).
K – Empreendedorismo Feminino
Até o dia 10 de abril, o Consulado da Mulher, ação social da marca Consul, abre inscrições para a quarta edição do Prêmio Consulado da Mulher de Empreendedorismo Feminino. A iniciativa concederá à dez empreendimentos assessoria gratuita por 2 anos, eletrodomésticos Consul – conforme necessidade do projeto – e R$ 10 mil para uso exclusivo na infraestrutura do negócio. Para participar os empreendimentos devem atender aos seguintes critérios: trabalho em rede; atuação no segmento de alimentação; liderança feminina, trabalho sustentável; parceria com entidades sem fins lucrativos e renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo mensal. Inscrições em (www.consuladodamulher.org.br/premioconsuladodamulher). O formulário deverá ser preenchido online.
L – Empresários e Executivos
A Amcham empossa nove novos membros em seu conselho de administração amanhã (10), em almoço com empresários e executivos, na sede da entidade. Contará com uma apresentação do ex-ministro Delfim Netto sobre o cenário econômico nacional e internacional e as perspectivas para o país. Também debate com David Cote, presidente global da Honeywell, David Feffer, presidente da Suzano Holding S/A, e a consultora Betânia Tanure, com o tema “transformação empresarial e social”. A cerimônia será das 10h30 às 14h30, na Rua da Paz, 1.431, Chácara Santo Antonio, zona sul de São Paulo. Mais informações sobre como participar estão em (www.amcham.com.br/acontece).
M – Falésias de Trancoso
No litoral de Trancoso, o Terravista Golfe Clube, é um dos melhores e mais bem preparados campos de golfe de 18 buracos da América do Sul. Ocupando uma área de 70 hectares de grama plantada e irrigada, lagos e vegetação nativa da mata atlântica, num espaço que integra beleza cênica e natureza preservada. Tudo isso à beira-mar, em meio às falésias esculturais da região que deixam à mostra as camadas sedimentares que formam paredões em tons terrosos. Em cada trecho do campo de golfe uma surpresa. Desde os primeiros buracos há grandes áreas verdes, lagos, paisagens de restinga percorridas pela trajetória das tacadas. Na proximidade da faixa litorânea entre os buracos 14 a 18 já é possível contemplar o visual tropical apreciando as falésias. Saiba mais em (www.terravistavilas.com.br).
N – Tendências do Turismo
Consolidado como o principal palco de debates sobre o setor no Brasil, o Fórum Panrotas – Tendências do Turismo, acontece nos próximos dias 15 e 16, no Golden Hall do WTC Events Center. Estão programados debates e palestras sobre previsões e análises da crise econômica; novos modelos e players; o case Best Western: como a gigante mundial promoveu mudanças internas e na relação com clientes e distribuidores; as estratégias e planos de negócios das companhias aéreas nacionais; pesquisa exclusiva sobre o cenário econômico que mudou o comportamento de consumo dos viajantes; startups; ideias digitais que transformaram e revolucionaram a vida dos consumidores e comércio eletrônico. Mais informações e inscrições no (www.panrotas.com.br/forum).