
A – Sebrae Rio: capacitação de empresas que buscam mercados internacionais
Aprender a exportar e importar, além de expandir sua marca e aumentar as vendas. Essa é a proposta do programa Proglobal do Sebrae Rio, que teve suas inscrições prorrogadas até o dia 14 de março, pelo link (https://sebraerj.com.br/aceleracao-de-negocios/internacionalizacao/proglobal). Ao longo de oito meses, donos de pequenos negócios participarão de capacitações, consultorias, seminários, oficinas e palestras. “Em 2023, as micro e pequenas empresas brasileiras exportaram um total de US$ 3,2 bilhões, representando 0,9% das vendas externas do Brasil no ano. Para começar o processo de internacionalização, é necessário se preparar, definir estratégias embasada em estudos adequados e ações comerciais assertivas para uma inserção internacional sustentável no longo prazo. Por isso os nossos programas são desenvolvidos de forma a proporcionar aos donos de pequenos negócios as condições para alcançarem os seus objetivos”, explica Miriam Ferraz, coordenadora de Negócios Internacionais do Sebrae Rio.
B – 12% de aumento de público
O BravaMall, centro de lazer e compras da Praia Brava de Itajaí, litoral norte catarinense, que se diferencia pelas operações 100% voltadas ao alto padrão, registrou crescimento no fluxo de visitantes e de compras, com aumento de 12% nos meses de dezembro/24 e janeiro/25 em relação ao mesmo período de anos anteriores. Atrativos proporcionados pelas lojas e pelo mall, como shows, serviços exclusivos, festivais gastronômicos e atividades artísticas e culturais, são algumas justificativas para o desenvolvimento. O ano passado também registrou a entrada de cinco novas operações e uma expansão, todas ligadas à filosofia e público-alvo da empresa (www.bravamall.com.br).
C – Até 25% de desconto
Quem planeja comprar viagens e pagar mais barato, vale acompanhar a campanha promocional do Grupo Tauá de Hotéis e Resorts – referência em resorts para famílias no Brasil e com unidades em Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Passada a grande movimentação no setor hoteleiro com as férias de janeiro e o Carnaval, a rede Hoteleira já preparou uma campanha promocional para a Semana do Consumidor (12 a 15 de março), e oferece até 25% de desconto para quem deseja viver dias de puro conforto e lazer (www.tauaresorts.com.br).
D – LatAm Content Meeting
Nos dias 10, 11 e 12 de março de 2025 acontece no Rio de Janeiro a primeira edição do LatAm Content Meeting, que reunirá profissionais e empresas do setor audiovisual de várias partes do mundo. O evento, que tem patrocínio master do BNDES, vem atender a uma demanda de produtoras independentes de conteúdo e plataformas (TVs e OTTs) da América Latina por um espaço segmentado para a não-ficção dedicado à geração de parcerias e negócios. O objetivo é mostrar a vitalidade do mercado audiovisual, e criar oportunidades de trocas entre produtores independentes, distribuidores e exibidores internacionais (https://latamcontentmeeting.com/).
E – Shell Brasil reforça compromisso
No Dia Internacional da Mulher, a Shell Brasil reafirmou seu compromisso com a Diversidade, Equidade e Inclusão. A companhia reforçou a ambição de se tornar uma das mais diversas e inclusivas organizações do mundo e, para isso, tem se dedicado de forma contínua a promover um ambiente no qual as pessoas se sintam valorizadas e respeitadas. No Brasil, atualmente 47% das pessoas que trabalham na empresa são mulheres, com a meta de atingir 50% até 2030. Em posições de liderança sênior, a meta de 33% já foi superada, alcançando 37%. A empresa também trabalha para ampliar a presença de mulheres negras na liderança, que hoje está em 10%, com a meta de chegar a 20% igualmente em 2030.
F – Câmara lança página especial
A Câmara dos Deputados lançou, no portal da Casa, uma nova página especial, que apresenta os impactos das mudanças climáticas na produção de alimentos e os desafios para enfrentá-los. Apesar de compromissos globais para conter o aquecimento, as emissões de carbono seguem em alta, intensificando secas e chuvas extremas. A agricultura já sofre impactos, com mudanças nas terras produtivas, afetando a produção de alimentos, a economia e a segurança alimentar (https://infograficos.camara.leg.br/mudancas-climaticas-afetam-a-producao-de-alimentos/).
G – Talento não tem idade
Na contramão do mercado de trabalho no Brasil, em que apenas 3 a 5% dos profissionais têm mais de 50 anos, a IOB, que une Inteligência em legislação e tecnologia avançada para resolver os desafios de contadores e de empresas, tem um índice três vezes maior: 10% dos colaboradores são 50+, sendo um time formado por lideranças consolidadas e que recebe constantes oportunidades de promoção. Nos últimos quatro anos, foram admitidos e promovidos a cargos de liderança 36 colaboradores com mais de 50 anos. Outros 33 colaboradores receberam promoção como gestores e completaram 50 anos entre 2020 e 2024. Hoje, a IOB conta com 109 colaboradores 50+, cerca de 10% do efetivo da empresa (https://iob.com.br/).
H – Patrocínio ao Campeonato Paulista de Automobilismo
A Entrepay, empresa especializada em soluções de pagamentos, anuncia o patrocínio ao Campeonato Paulista de Automobilismo 2025. O evento, que conta com categorias como Fórmula Vee, Fórmula Evo, Copa Fusca, Copa Joy e Race Cup, atrai um público formado por empresários e tomadores de decisão, criando oportunidades estratégicas de networking e negócios. A parceria reforça a presença da Entrepay no universo esportivo, aproximando a marca de um público que valoriza alta performance e inovação – tanto nos negócios quanto nas pistas.
I – “Programa Caça Talentos”
A ideia é unir quem busca emprego com quem oferece vagas. Por isso quem está procurando oportunidades, esta é a hora, mas é preciso se qualificar. Ainda mais porque em breve, vem a Páscoa e muitos comerciantes contratam mão de obra. E quem sabe este temporário não se torna efetivo… Por isso, para ajudar quem precisa, a partir desta segunda-feira (10/03), quem busca emprego pode enviar o currículo pelo telefone (13) 3289-9495, que também é WhatsApp, pelo email: cdl@cdlsantospraia.com.br ou ir até a sede na Avenida Marechal Deodoro, 13 – altos, Gonzaga, em Santos, de segunda a sexta, das 9 às 19h. E quem quiser vai ter uma ótima oportunidade, poderá fazer um curso gratuito oferecido pelo Sebrae: “Faça do Atendimento, uma ótima experiência”. A capacitação será na segunda-feira, dia 7 de abril, das 14 às 18h, na sede da CDL.
J – Palestras abordam bem-estar, gastronomia e muito mais
Serão 24 horas de uma programação imersiva com especialistas no assunto. Distribuídas em dois dias em quatro palcos (frequência hertz, gastronomia, saúde e bem-estar e tecnologia), a Expo Quantic Brasil 2025 vem aí nos dias 29 (sábado) e 30 (domingo) de março, das 10 às 22h, no Santos Convention Center (Praça Almirante Gago Coutinho, 29 – Ponta da Praia – Santos). O evento totalmente gratuito e as inscrições seguem abertas. A Expo Quantic vai abordar sobre prevenção e bem-estar, busca pela longevidade, aliando exercícios, alimentação, tecnologia e mostrar que a preocupação com a saúde física e mental é a chave do sucesso (www.expoquantic.com.br).
K – Nintendo Switch Shopping Tour
Pela primeira vez no sul do Brasil, a primeira parada do Nintendo Switch Shopping Tour acontece de 07 (sexta-feira) a 30 de março (domingo) simultaneamente no Shopping Estação, em Curitiba, e no Tietê Plaza Shopping, em São Paulo, bem a tempo do Dia do MAR10, celebrado todos os anos em 10 de março (segunda-feira). Totalmente gratuita, a atividade estará disponível no Shopping Estação de segunda a sábado das 10 às 22h e aos domingos, das 11h às 22h. Você, seus amigos e familiares vão poder experimentar os títulos Mario Kart 8 Deluxe, Princess Peach: Showtime!, Super Mario Bros. Wonder, Luigi’s Mansion 2 HD, Super Mario Party Jamboree e The Legend of Zelda: Echoes of Wisdom, todos disponíveis em português.