Negócios em Pauta 08 a 10/01/2022

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 07 de janeiro de 2022

A – China descobre cemitério de mais de 3 mil anos

Um cemitério com cerca de três mil anos foi descoberto na vila de Shaojiapeng, em Anyang, na província central de Henan, informou a agência estatal de notícias Xinhua. O local foi encontrado há alguns dias por especialistas do Instituto de Descobertas Culturais e Arqueologia. Situado há cerca de 2,4 km de distância do palácio e do templo ancestral do sítio arqueológico de Yin Xu (foto), em ruínas consideradas patrimônio da Unesco, os arqueólogos acreditam que era uma área habitacional para o clã Ce – um nome que foi encontrado gravado em bronze na área. Os trabalhos já duram dois anos e, ao todo, foram encontradas 18 fundações de edifícios, 24 tumbas, quatro fossas repletas de restos mortais de cavalos e de seis carruagens, além de vários artefatos de bronze, jade e pedra, além de conchas. Há ainda outros “mistérios” a serem revelados, incluindo qual era o status social do clã Ce, as suas subdivisões e a relação com a família real Shang (ANSA).

B – Comprovante de Vacinação

Desde sexta-feira (7), data de retorno das atividades após o recesso, os fóruns e as unidades administrativas da Justiça do Trabalho da 2ª Região somente autorizarão a entrada de pessoas que apresentarem comprovante de vacinação contra covid-19 ou teste negativo de infecção pelo vírus. Serão aceitos em papel ou eletrônico, emitidos por autoridade de saúde, contendo nome, data da aplicação, lote e nome do fabricante do imunizante. Já o teste negativo deve ser do tipo RT-PCR ou de antígeno não reagente para covid-19, realizado nas últimas 72 horas. A exigência vale para todos os frequentadores do TRT-2, incluindo magistrados, servidores, advogados, membros do MP, estagiários, colaboradores, terceirizados e jurisdicionados. Somente os menores de 18 anos estão dispensados.

C – Autoridade Certificadora

A Prodesp – Empresa de Tecnologia do Governo do Estado de São Paulo tornou-se oficialmente uma certificadora digital de primeiro nível, credenciada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. Com isso, a companhia foi autorizada a emitir os certificados digitais como Autoridade Certificadora, ampliando o seu portfólio de serviços e produtos. A novidade é resultado da incorporação da Imprensa Oficial junto à Prodesp, realizada em agosto. “Quem deseja dar um passo à frente e se formalizar nos meios eletrônicos, com a garantia de autenticidade e segurança nos processos digitais, pode usar os serviços de certificação da Prodesp”, afirma André Arruda, presidente da empresa de Tecnologia do Estado. Outras informações: (www.prodesp.sp.gov.br).

D – Pratos do Spoleto

A maior rede de culinária italiana do país apresenta sua nova coleção de pratos intitulada Brasilidades. São oito peças inspiradas no que representa o Brasil mais do que o futebol e samba, que entram em cartaz nessa semana nos restaurantes espalhados por todo os país. Serão distribuídos 180 mil pratos. A coleção é assinada por oito brasileiros desconhecidos do grande público. Através do concurso de pratos, realizado em agosto desse ano, os participantes foram convidados a explorar e exaltar todo o orgulho e pertencimento com o nosso país – desde o Olodum no Pelourinho até o folclore, por exemplo. Daí surgiram mais de 900 trabalhos e os oito finalistas retratam o Bumba Meu Boi, as feiras livres e de domingo, as lendas, os indígenas e as baianas, o funk e a festa junina. Basta comprar uma refeição com bebida e acrescentar R$ 7,90.

E – Adequação à LGPD

CEO e fundador da LawQuest, projeto inédito focado em adequação à LGPD, José Castellian, fará parte dos participantes e patrocinadores do evento “Protectionday 2022”, que acontece entre os próximos dias 24 e 28, ao vivo, via Youtube e vai falar sobre a conscientização a respeito da proteção e privacidade de dados pessoais e discussões conexas, no formato de mesa redonda e entrevistas abertas, voltadas ao compartilhamento de experiências práticas e teóricas. O tema central dessa edição é o primeiro aniversário da Lei Geral de Proteção de Dados. O valor da inscrição será destinado para uma APAE. Castellian fará parte da abertura do evento no dia 24, às 18h. Inscrições através do link: (www.protectionday.com.br).

F – Achados e Perdidos

Os Correios cadastraram e disponibilizaram para retirada cerca de 90 mil documentos em 2021. Em 2020, foram mais de 94 mil. Em anos anteriores, quando não havia isolamento social, a média era superior a 170 mil. Os documentos encontrados podem ser entregues em qualquer unidade dos Correios ou em caixas de coleta de correspondências localizadas em todo o país. Ao longo do ano passado, 7737 documentos foram recebidos na Grande São Paulo, ABC, Alto Tietê, Baixada Santista e Vale do Ribeira). No site (https://www.correios.com.br/atendimento/balcao-do-cidadao/saiba-mais-achados-e-perdidos) é possível verificar se o documento foi encontrado e em qual agência está disponível para retirada.

G – Mercado de E-learning

A Cypher Learning, fornecedora líder de sistemas de gestão da aprendizagem para empresas e instituições de educação, anunciou a abertura de novos escritórios na América Latina, América do Norte, Europa e na região da Ásia Pacífico. Os novos escritórios permitem à empresa escalar mais rapidamente e cobrir uma parte maior do mercado de e-learning, com ainda maior presença e apoio local. Com isso, passa a ter escritórios em 23 países ao redor do mundo e tem a confiança de milhões de usuários de mais de 20.000 organizações. Suas premiadas plataformas de aprendizagem suportam mais de 40 idiomas. É a única que oferece plataformas em todos os principais setores de e-learning: com o Neo LMS para escolas e universidades, o Matriz LMS para empresas e o Indie LMS para empreendedores. Outras informações: (https://www.cypherlearning.com/).

H – Recargas de Celular e TV

Presente na vida de mais de 145 milhões de brasileiros com soluções que promovem autonomia financeira, o Banco24Horas oferece, desde dezembro de 2020, serviços de recarga de celular e TV nos mais de 24 mil caixas eletrônicos espalhados pelo País. Neste primeiro ano de operação, registrou a realização de aproximadamente 150 mil recargas, que movimentaram cerca de R$ 3 milhões. A região Sudeste foi responsável pela maior parte das transações (63,3% em celular e 80,1% em TV), seguida pelo Nordeste (12,3% em celular e 7,4% em TV) e Sul (10,3% em celular e 6,7% em TV). A recarga é uma entre as mais de 90 operações financeiras disponíveis nos caixas eletrônicos do Banco24Horas, que incluem saques, depósitos, consultas, pagamentos de conta, transferências e prova de vida com utilização da multibiometria, entre outros.

I – Mercado de Tilápias

A GeneSeas, uma das principais empresas de pescados da América Latina, comemora o aumento de suas vendas em mais 30% em 2021. A conquista do crescimento foi alcançada devido aos bons contratos firmados no mercado da tilápia, além do lançamento de 6 novos produtos e a ampliação da capilaridade no Brasil. Houve ainda um aumento expressivo nas exportações de tilápia aos EUA. A expertise e o ótimo valor agregado dos produtos, que são comercializados frescos e chegam aos EUA em até 48h após a despesca, ajudam a atender à crescente demanda de consumo do país. A GeneSeas é especialista na verticalização do processo da tilápia e processa de frutos do mar e outros pescados, a partir da produção de ração, piscicultura, beneficiamento e distribuição nos mercados locais e internacionais. Saib a mais: (www.geneseas.com.br).

J – Imóveis e Criptomoedas

A cada instante, vários grupos começam a utilizar as moedas digitais para realizar tarefas comuns do dia a dia, desde pagamentos online até o envio de dinheiro para outras pessoas. Em Miami, o prefeito Francis Suarez já declarou o desejo de estar próximo da inovação e tem a ideia de colocar o município como “a capital das criptomoedas”. A Elite International Realty, consultoria imobiliária que opera nos Estados Unidos, anunciou uma parceria com a Unblock Capital, empresa focada na construção de uma nova economia descentralizada, voltada para os ativos digitais e a tokenização do mundo físico. Essa tendência tecnológica aparece como o futuro das transações imobiliárias. Prova disso é que grandes investidores brasileiros estão mergulhando no mundo das criptomoedas, inclusive nesse ramo de imóveis. Outras informações: (www.unblockcapital.io).

K – Volume Transportado

A maior integradora de cargas da América Latina, a Asia Shipping, fechou o ano de 2021 com um crescimento de 35% em volume de cargas, movimentando cerca de 400 mil TEUs. Os setores mais demandados neste período foram: automotivo, eletroeletrônicos e farmacêutico-hospitalar. Houve, também, uma movimentação maior de produtos relacionados à energia solar, que é uma grande aposta da multinacional brasileira. Só este ano a companhia transportou cerca de 1 milhão de painéis na rota China-Brasil. Só para a Mazer, uma das principais distribuidoras de sistemas fotovoltaicos do País, foram 200 mil placas solares. No setor automotivo, cuja demanda vem crescendo ano a ano, a Asia Shipping se responsabilizou pelo transporte de mais de 10 mil contêineres para grandes fabricantes internacionais (https://www.asiashipping.co/).