Negócios em Pauta 08/10/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 07 de outubro de 2021

A – DAf Caminhões: oito anos de produção

A DAF Trucks foi fundada em 1928, na cidade de Eindhoven, na Holanda, e é uma das líderes no mercado europeu de caminhões. É subsidiária do grupo americano Paccar, que também atua com as marcas de caminhões Kenworth e Peterbilt. A DAF instituiu um escritório no Brasil em 2011, quando anunciou a construção de uma fábrica e a intenção de comercializar uma linha premium de caminhões no país, abrindo, em 20134, uma fábrica em Ponta Grossa, no Paraná, para produzir os caminhões XF e CF e motores Paccar MX. Hoje, a DAF Caminhões possui mais de 600 funcionários, dedicados em produzir o melhor caminhão. Também, bateu recordes de emplacamento, com cerca de 16 mil caminhões na frota nacional circulante, aumentando cada vez mais sua participação no mercado.

B – Bolsa para o MIT

Com o intuito de incentivar a formação de alto nível no país e multiplicar um conhecimento valioso para a área da saúde, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e o empresário Frederico Trajano desenvolveram o Fred Trajano Postdoctoral Fellows Fund, um programa de uma bolsa de estudos de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos principais centros de estudo e pesquisa em Ciências, Engenharia e Tecnologia do mundo. A oportunidade é direcionada para alunos de doutorado das áreas de Ciências da Computação, Engenharia Biomédica ou disciplina relacionada. O ganhador da bolsa poderá estudar durante dois anos no Laboratório de Fisiologia. Para se candidatar, acesse (https://trajanofellowship.einstein.br/pt)

C – Supermercado Autônomo

Começou a funcionar em Manaus um novo modelo de supermercado para compras ágeis e 100% autônomas, sem atendentes, primeiro desse porte na região, com mix completo para atender os clientes. Trata-se do Lutti by Pátio Gourmet, inaugurado no condomínio Renaissance, no bairro Chapada. A expectativa é que nos próximos meses sejam lançadas mais cinco unidades com este formato e com a marca do Pátio Gourmet. Outras lojas também deverão abertas com a chancela do Superatacado Nova Era. Devido à pandemia, o conceito de cashierless stores (lojas sem atendentes), em que o cliente é protagonista de todo o processo de compra, tem ganhado força e motivou o lançamento do novo modelo na região. Esses empreendimentos podem ser instalados em condomínios, fábricas, universidades e centros comerciais. Saiba mais em: (www.mercadolutti.com).

D – Turno de Produção

Neste outubro, a Nissan completa 21 anos do início de suas atividades oficiais no Brasil e anuncia um passo importante em seu plano de transformação: a partir de fevereiro o Complexo Industrial de Resende ganhará mais um turno de produção. Para viabilizar a operação, a empresa vai contratar 578 novos funcionários. Para começar o segundo turno no prazo previsto, a Nissan já está iniciando a seleção e a contratação dos novos funcionários. Todos eles serão treinados internamente na unidade industrial de Resende por funcionários especializados, mestres formados pela empresa no Brasil e em outros países. A formação será em áreas que simulam os processos da linha de produção, garantindo assim que todos aprendam desde o início o DNA de excelência e qualidade da manufatura global da Nissan.

E – Fintech ITA Bank

O Grupo Itapemirim acaba de lançar uma fintech com diversos serviços financeiros para ajudar seus clientes na compra de passagens aéreas e rodoviárias. Chamada ITA Bank, a fintech oferece uma conta digital gratuita com serviços como PIX, transferências e pagamentos, além da contratação de crédito, seguros e consórcios. Com o lançamento, a Itapemirim se torna o primeiro grupo de transporte aéreo e rodoviário a contar com uma fintech própria para financiar a compra de passagens. O ITA Bank funcionará como um integrador de diversos players do mercado financeiro. Entre eles estão: BTG: banco custodiante da conta digital ITA Bank; AFINZ: banco parceiro para adquirência e cartão de crédito; e jeitto: responsável em analisar e prover o microcrédito aos clientes. Mais informações: (www.itabank. com.br)

F – Organização Financeira

O momento desafiador da economia levou a Remessa Online, plataforma digital brasileira de transferências internacionais, a oferecer um curso online e gratuito de educação e organização financeira, ministrado pelo economista e professor universitário André Galhardo, sócio da Análise Econômica Consultoria. A empresa
entende que organizar as finanças é uma tarefa difícil para pessoas em todas as faixas de renda e que este é um bom momento para chamar atenção para o tema.
O curso online é dividido em oito videoaulas com duração entre 7 e 12 minutos. Os temas são abordados com simplicidade, de forma a atender tanto quem já conhece um pouco de finanças quanto quem está começando a organizar a vida financeira. Verifique em (https://lp.remessaonline.com.br/curso-educacao-organizacao-financeira) e se inscrever gratuitamente.

G – Rating Corporativo

A Positivo Tecnologia, uma das maiores desenvolvedoras e fabricantes de tecnologia baseada em hardware do Brasil, comunicou aos seus acionistas e ao mercado em geral que a agência de classificação de riscos Standard and Poor’s Global Ratings (S&P) atribuiu à companhia o rating de crédito de emissor preliminar ‘brA’ na Escala Nacional Brasileira, com perspectiva “Estável”. A perspectiva do rating é estável, indicando expectativa de que a Positivo Tecnologia continuará apresentando sólido crescimento de receita nos próximos anos, ao mesmo tempo em que apresenta melhora gradual de rentabilidade e menor alavancagem. Outras informações: (www.positivotecnologia.com.br).

H – Acordo de Colaboração

A FCJ Venture Builder, multinacional pioneira do segmento na América Latina, e a Câmara de Comércio Índia Brasil assinaram acordo de colaboração entre as organizações. Por meio dela, é possível apoiar indivíduos, instituições e organizações a se conectarem para que os dois países possam se beneficiar da parceria. O objetivo é estabelecer um ecossistema comum entre os dois países, fomentando o início de novas conexões entre empresas e profissionais brasileiros e indianos. Com esse acordo, a Câmara de Comércio Índia Brasil compromete-se a atuar no setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, promovendo parcerias estratégicas entre as partes interessadas. A FCJ Venture Builder, por sua vez, vai avaliar startups indianas para inclusão em seu portfólio bem como aproximar empresas e investidores. Saiba mais: (https://fcjventurebuilder.com/).

I – Mercado de Cannabis

No próximo dia 23 (sábado), das 9h às 19h, no Polo de Impacto Cívico Socioambiental, à Rua Dr. Virgílio de Carvalho, 445 – Pinheiros (SP) – acontece a terceira edição do Cannabis Thinking, principal evento de negócios do mercado legal de cannabis na América Latina, que vai reunir mais de 60 experts. Em pauta, os novos negócios em torno do uso medicinal e industrial da cannabis, bem como o cenário no Brasil e nos países da região. A realização é da The Green Hub, primeira consultoria e aceleradora brasileira com foco específico na indústria da Cannabis, com correalização do Centro de Excelência Canabinoide e Instituto de Pesquisas Sociais e Econômicas da Cannabis. O público terá oportunidade de obter um panorama global, bem como dos mercado latino-americano de cannabis. Inscrições: (https://thegreenhub.com.br/cannabis-thinking/evento-2021/).

J – Toque do Bem

Conhecido pela campanha “Outubro Rosa”, este é o mês de conscientização do câncer de mama e, para ajudar na divulgação da importância do autoexame e da mamografia, a Condor reforça sua parceria com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama com a nova campanha “Toque do Bem”. Durante a ação, a Condor e a Femama convidam as pessoas a motivarem as mulheres que amamos a agendarem os exames de detecção precoce, com as três perguntas que podem salvar vidas, São elas: “Você já fez sua mamografia este ano?”, “Você tem controlado seu peso?” e “Você tem feito atividade física regularmente?”. Os três questionamentos fazem parte da campanha nacional de Outubro Rosa. Saiba mais em: (condor.ind.br/outubrorosa).

K – Estradas Vicinais

O Governo de São Paulo iniciou as obras da 1ª fase do Novas Estradas Vicinais, programa que está levando melhorias a 745 km de 66 vias incluídas na primeira etapa do cronograma. O investimento nesta fase é de R$ 521 milhões e está gerando quase 10 mil vagas de empregos. As obras estão sob responsabilidade do DER e vão beneficiar diretamente uma população de 16,7 milhões de pessoas em todo o estado. A previsão é que as melhorias sejam totalmente concluídas em até 12 meses. Essenciais para o escoamento da produção agrícola, as estradas vicinais movimentam as economias regionais. Elas também permitem o deslocamento da população de cidades menores a grandes centros urbanos, garantindo acesso a serviços mais amplos de saúde e educação oferecidos em polos regionais.