Museu de Roma ganha réplica fiel do Colosso de Constantino
O Colosso de Constantino, estátua monumental do imperador romano Constantino, o Grande (272–337), datada da Roma Antiga e descoberta em pedaços em 1486, voltará a guardar a Cidade Eterna através de uma reconstrução fiel em escala 1:1. Com traços decididos e olhar orgulhoso para o horizonte que construirá, segurando um cetro, com vestes drapeadas sobre o corpo e um joelho descoberto, com 13 metros de altura marcando a distância do líder para seus súditos, a obra receberá os visitantes do jardim de Villa Caffarelli, quase uma porta de entrada para os Museus Capitolinos. Da estátua original do primeiro imperador romano convertido ao cristianismo, um dos exemplos mais significativos da escultura romana antiga, restaram apenas nove fragmentos de mármore, guardados no Palácio dos Conservadores. A reconstrução, baseada nesses achados, foi feita pela Superintendência Capitolina do Patrimônio Cultural, Fondazione Prada e Factum Foundation for Digital Technology in Preservation (ANSA).
B – Contabilidade e Consultoria
Nos dias 14 e 15 de março, em São Paulo, acontece o NTW Summit Brasil, um dos maiores eventos de Contabilidade e Consultoria do país. O evento visa proporcionar uma fusão única entre contadores, consultores e clientes, reunindo especialistas para compartilhar insights valiosos sobre como impulsionar negócios. Foi desenvolvido com foco em nove pilares essenciais, abordando temas como Agro, Saúde, Empreendedorismo Feminino, Franqueabilidade, Reforma Tributária, Vendas, Parcerias, entre outros. Com nove palcos temáticos e palestrantes de destaque haverá sessões dedicadas a explorar oportunidades de negócios nos Emirados Árabes e Portugal com dicas sobre custos, benefícios e processos para abrir empresas nesses locais. Saiba mais em: (https://ntwsummit.com/).
C – Loterias Brasileiras
A Caixa prepara o lançamento de novos produtos voltados para as loterias brasileiras. Um deles é a Nova Loteria: “Da hora”. O jogo consta de aposta de valor livre e prêmio proporcional ao valor apostado. Inicialmente serão dois concursos diários, mas poderá ser ampliado. A projeção é que a modalidade seja lançada ainda neste ano. Outro produto é a Lotex, chamada de Raspadinha. Com lançamento previsto para março, a situação depende apenas de licitação da parceria. Já estão planejadas estampas, valores de face e de premiação. A iniciativa ainda será apresentada ao Ministério da Fazenda para que a Rede de Loterias seja comunicada.
D – Couros e Curtumes
Estão abertas as inscrições para a rodada de couros e curtumes do Exporta Mais Brasil, programa da ApexBrasil que facilita o contato entre compradores internacionais e empresas brasileiras sem que elas precisem sair do país. As reuniões acontecerão nos dias 2 e 3 de abril em São Luís, no Maranhão. Para as 15 vagas disponíveis, o programa buscará identificar empresas brasileiras do setor de couros e curtumes que possuam potencial exportador. As produtoras selecionadas terão a oportunidade de fazer rodadas de negócio com compradores de diferentes países, em reuniões com aproximadamente meia hora cada e com o auxílio de técnicos e tradutores a serviço da ApexBrasil. Mais informações:
(https://click.apexbrasil.com.br/mkt/eas/gereg/2024/exportabr/courosma/regulamento.pdf).
E – Especialistas em Mobilidade
Latam Mobility anuncia que sediará seu aguardado Summit em São Paulo nos dias 1 e 2 de julho. O evento reunirá líderes e especialistas do setor de mobilidade para discutir as últimas tendências e inovações no mercado. O evento oferecerá uma plataforma única para networking, aprendizado e colaboração entre os principais players do setor, promovendo o avanço e a inovação na indústria da mobilidade. Contará com a presença especial dos renomados apresentadores do canal do YouTube “Papo De Garagem”, Ricardo Bacellar e Márcio Stéfani, que apresentarão uma palestra interativa com o público. Para mais informações, visite o site oficial: (www.latamobility.com).
F – Brasília/Santiago
A Latam começará a operar Brasília-Santiago com três voos semanais em 1º de junho deste ano. Nos próximos dias, a companhia começará a vender em (latam?com) e demais canais as passagens aéreas para a sua segunda rota internacional no Distrito Federal – inaugurou Brasília-Lima em 2023. A Latam prevê transportar até 20 mil passageiros por ano na sua nova operação entre Brasil e Chile, que já conta com as operações regulares Guarulhos-Santiago, Galeão-Santiago, Confins-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago e Porto Alegre-Santiago.
G – Energia Elétrica
O mercado livre de energia elétrica registrou uma expansão de 23% em 2023, totalizando mais de 37 mil unidades consumidoras no país, segundo dados da Abraceel. Foram registradas cerca de 7 mil novas unidades consumidoras no período, de modo que o volume de energia médio transacionado através da modalidade, de 128 mil MW, correspondeu a 72% do total do país. O mercado livre de energia consiste num conjunto de normas para que empresas possam eleger seu fornecedor de energia elétrica. Pela nova regra, consumidores do grupo A que gastam por mês acima de R$ 8 mil na conta de luz foram beneficiados. Antes, apenas aqueles que gastavam mais de R$ 150 mil por mês tinham essa opção. Saiba mais no link: (https://lps.genialinvestimentos.com.br/genial-energy-ge01-a/).
H – Máquinas e Equipamentos
O setor de máquinas e equipamentos para construção e mineração caminha na direção da sustentabilidade. Assim, o Prêmio Mais Sustentável by M&T Expo visa inspirar e incentivar empresas a adotarem abordagens mais sustentáveis, reduzindo sua pegada de carbono, conservando recursos naturais e criando um legado positivo. O prêmio avaliará a utilização de materiais sustentáveis, a redução da utilização de recursos naturais, a economia circular, o gerenciamento adequado de resíduos, a inclusão e diversidade, além da promoção da consciência ambiental entre os participantes. A M&T Expo, principal feira de máquinas e equipamentos para construção e mineração da América Latina, será realizada de 23 a 26 de abril, no São Paulo Expo e o credenciamento para visitantes pode ser feito no link (https://www.mtexpo.com.br).
I – Aluguel de Caminhões
Além das já amplamente conhecidas soluções em financiamento e seguros, agora os clientes poderão contar também com as soluções de locação de veículos pesados com o padrão de qualidade da marca Mercedes-Benz. O novo negócio de locação (Daimler Truck Locações e Serviços) começando neste mês de fevereiro, tem previsão inicial de disponibilizar aos clientes 100 unidades em três modelos de caminhões on road – Accelo, Atego e Actros – e oferecerá aluguel a partir de três unidades para pessoas jurídicas, com prazos de 36, 48 e 60 meses. Além disso, inclui gerenciamento de frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão de obra especializada e peças genuínas, telemetria Fleetboard e time comercial dedicado.
J – Opção pelos Genéricos
Prestes a completar 25 anos, os genéricos cresceram 5% nas vendas em 2023, totalizando 1.980 bilhões de unidades comercializadas entre janeiro e dezembro, em comparação com 1.886 bilhões no mesmo período de 2022. Atualmente, os medicamentos detêm mais de 70% das vendas em algumas categorias de produtos, sobretudo aos destinados ao tratamento de doenças crônicas como hipertensão, colesterol, e doenças do sistema nervoso central como ansiolíticos. Os dados são de um levantamento realizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a PróGenéricos, com base em indicadores de um instituto global de monitoramento do setor farmacêutico.
K – Aproveitando a Festa
O brasileiro vai pular mais Carnaval em 2024 em comparação à 2023. Dados da pesquisa do Instituto Locomotiva e do Question Pro mostra que 44% pretendem aproveitar a festa popular neste ano, o que representa 67,9 milhões de potenciais foliões. Em 2023, 37% comemoraram o carnaval. A expectativa sobre consumo indica que sete em cada 10 brasileiros planejam gastos extras durante o feriado de Carnaval. Entre os principais gastos previstos estão: alimentação (83%), bebidas não alcoólicas (62%), transporte dentro da cidade (53%), bebidas alcoólicas (51%), ingressos para passeios (44%), fantasias ou adereços para a festa (34%) e ingressos para festas e abadá (32%).