Negócios em Pauta 06/12/2023

em Negócios em Pauta
terça-feira, 05 de dezembro de 2023

A – 10ª edição da China Homelife Brazil

Marcada por uma diversidade de produtos entre itens de consumo e de produção, a China Homelife Brazil e China Machinex traz 800 estandes e mais de 75 mil produtos de fornecedores chineses certificados internacionalmente. A Feira acontece de 11 a 13 de dezembro no São Paulo Expo com entrada gratuita para Pessoa Jurídica. Os setores de Autopeças e Acessórios, Beleza e Bebê & Gestante, que aliás retorna à Exposição este ano, também contam com diversos itens e novidades. Expositores da feira atendem no sistema omnichannel (O2O), com integração entre canais virtuais e presencial com amostras de produtos disponíveis nos estandes. O evento é voltado para empreendedores (comerciantes e atacadistas) e importadores. A expo é uma oportunidade única de acessar em solo brasileiro, e sem os altos custos de uma viagem até a China, as principais tendências de negócios importando direto do país (https://tinyurl.com/China-Homelife-Brazil-2023).

B – Melhores Decorações

Estão abertas as inscrições para o “Natal Iluminado 2023”, uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo, que conta com o apoio da Associação Brasileira de Artigos para a Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas. Os interessados têm até o próximo dia 10 para se inscrever no projeto, que vai destacar as 75 melhores decorações de Natal da capital paulista. Para participar, basta seguir três passos: investir na decoração da casa, do prédio ou do estabelecimento, fazer a inscrição no site e enviar as fotos. A escolha dos vencedores ocorre entre os dias 11 e 19, e a divulgação dos campeões já tem data marcada: 20 de dezembro. Serão 5 categorias: “Residências”, “Prédios e Edifícios Residenciais”, “Comércio e outros estabelecimentos”, “Lojas de Shoppings, Galerias e Centros Comerciais” e “Prédios e Edifícios Públicos” (http://www.nataliluminado.org.br/).

C – Blocos Modulares

A Fuplastic é uma indústria brasileira com soluções inteligentes e sustentáveis para construção. Fornecedora de blocos modulares e caixas de passagem feitos de plástico 100% reciclado para os segmentos de varejo, moradia e infraestrutura. Com um produto certificado como ecossustentável, produzido a partir do reaproveitamento do plástico para construções modulares, planeja ressignificar 6 milhões de quilos de plástico até o final de 2024 com o seu “tijolo” fabricado a partir da reciclagem do polipropileno, um polímero termoplástico produzido com a polimerização do gás propileno ou propeno.Com cada bloco produzido, é retirado do meio ambiente meio quilo de plástico que poderia ter descarte incorreto. O planejamento é aumentar a produção em mais de 50% no próximo ano, em relação a 2023.

D – Onde se Vive Melhor

Údine, na região de Friuli-Venezia Giulia, é a cidade onde melhor se vive na Itália, de acordo com um ranking anual elaborado pelo jornal Il Sole 24 Ore. O município ficou no topo da lista, que mede a qualidade de vida da população, pela primeira vez nos 34 anos de história do estudo. Bolonha, campeã da edição de 2022, ficou na vice-liderança, enquanto Trento completou o pódio. Aosta subiu duas posições e fechou na quarta colocação. Bergamo, que é a capital cultural da Itália este ano ao lado de Brescia, pulou nove degraus e assumiu o quinto posto, superando Florença, Modena, Milão, Monza-Brianza e Verona. Enquanto isso, Roma caiu para a 35ª posição da classificação, descendo quatro degraus em comparação com a edição passada do ranking (ANSA).

E – Franquia Internacional

Os planos de expansão da Casa do Construtor para além das fronteiras brasileiras vem avançando. Com mais de 650 unidades e planos de chegar às mil até 2025, Paraguai e Uruguai são os primeiros países a receberem unidades da maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina. E em reconhecimento a isso, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e a ApexBrasil acaba de chancelar, pela quarta vez, a Empresa com o Certificado de Franquia Internacional. A iniciativa faz parte do Franchising Brasil, programa fruto da parceria entre as instituições visando ao impulsionamento da expansão e da consolidação internacional das franquias brasileiras.

F – Confiança: Perspectivas

A confiança empresarial seguiu em novembro o roteiro dos dois meses anteriores, com uma ligeira melhora das avaliações sobre a situação presente e uma piora mais acentuada das expectativas em relação aos meses seguintes. A Indústria foi o único dos quatro grandes setores a registrar alta da confiança,a primeira alta do setor no segundo semestre. No Comércio, a confiança cai pelo terceiro mês consecutivo, com um desempenho aquém do esperado para o período marcado pelo início das vendas de fim de ano. A confiança dos Serviços segue em queda, em nível mais favorável que o Comércio, enquanto o setor da Construção mostra resiliência, sob influência do segmento de infraestrutura. Saiba mais em: (https://portalibre.fgv.br/noticias/sintese-das-sondagens-de-novembro-de-2023).

G – Limpa Nome

A Serasa anuncia a Fase 2 do Feirão Limpa Nome. A nova fase, com mais parceiros, mais ofertas e novos descontos, traz a possibilidade a 117 milhões de brasileiros quitarem dívidas por até R$ 100,00. A Fase 2, diferentemente do Feirão realizado ao longo de novembro, terá atendimento online e nas agências dos Correios. Durante o Feirão Limpa Nome, que ocorreu ao longo do mês de novembro, mais de 4 milhões de brasileiros negociaram dívidas pelas plataformas online, nas agências dos Correios e nas tendas de atendimento presencial espalhadas em diversas cidades do país. Os 4,2 milhões de acordos fechados contabilizaram R$11 bilhões de descontos concedidos pelas empresas parceiras, entre bancos, financeiras, comércio varejista, operadoras de telefonia, securitizadoras e, pela primeira vez, as empresas de energia Enel, Neo Energia, Light e Voltz.

H – Food Service

O setor de franquias de alimentação, especificamente o segmento de Food Service – modalidade de negócios especializada em fornecer refeições e produtos alimentares para consumo fora de casa -, demonstrou um crescimento de 17,5% entre julho e setembro de 2023, de acordo com os dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). Uma das principais contribuições para esse crescimento foi a expansão, tanto em número de marcas, quanto de unidades dentro desse segmento. A diversidade de opções disponíveis não apenas elevou o faturamento, mas também aumentou a receita média por operação, fortalecendo, assim, o desenvolvimento geral do Food Service. O retorno gradual ao trabalho presencial e a retomada de hábitos, anteriormente interrompidos pela pandemia, também desempenharam um papel nesse crescimento.

I – Energia Solar

A F2B, empresa brasileira especializada em projetos de geração fotovoltaica em espelhos d’água, aposta no desenvolvimento do novo mercado de energia solar flutuante em lagos de mineração no País. A companhia acaba de consolidar um modelo de negócios para transformar as áreas alagadas do processo de mineração em centros de comercialização de energia renovável no mercado livre para atender consumidores comerciais e empresariais. A proposta é implantar usinas solares flutuantes em cavas exauridas das mineradoras e oferecer a energia para companhias estabelecidas na região, via modelo de comercialização no Ambiente de Contratação Livre (ACL) e, assim contribuir, para o avanço das políticas de ESG e transição energética do setor produtivo.

J – Semana de 4 Dias

Durante 20 semanas do ano, os funcionários das fábricas da Luxottica, empresa italiana fabricante e distribuidora de óculos, trabalharão quatro dias, ficando livres de sexta a domingo. Nas demais semanas, os colaboradores manterão o regime de cinco dias úteis. É o que prevê o acordo experimental assinado entre sindicatos como parte do novo contrato complementar da empresa. A medida envolve todos os trabalhadores das fábricas de Agordo, Sedico, Cencenighe Agordino, Pederobba, Lauriano (Turim) e Rovereto (Trento), num total de cerca de 20 mil colaboradores. O regime não alterará o salário. A experiência será iniciada de forma voluntária em alguns departamentos e monitorada constantemente (ANSA).

K – Categoria Hatch

Com uma votação esmagadora, o Peugeot 208 Turbo foi o único entre todos os concorrentes que obteve a maioria dos votos logo no 1º turno. O modelo, obteve 68,4% dos votos do júri de especialistas, composto por 20 jornalistas automotivos. A premiação, iniciativa conjunta do Guia do Carro e do Terra, elegeu o Peugeot 208 Turbo que competia contra três modelos na categoria Hatch: Volkswagen Polo Track (2º lugar com 21,1%), Fiat Argo CVT e Volkswagen Polo GTS (empatados em 3º com 5,3%).
Além de oferecer uma posição de dirigir e o comportamento dinâmico sem igual, o modelo conta ainda com itens únicos e exclusivos no segmento como o Teto Panorâmico, I-Cockpit 3D e câmera 180º.