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Carreiras: diferença entre consultor e revendedor no e-commerce

em Especial
sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Trabalhar com vendas na internet já é a realidade de muitos brasileiros. O movimento foi impulsionado pela pandemia do coronavírus e mudança de comportamento dos consumidores que, hoje, adquirem mais produtos e serviços pela internet. A Lomadee, startup de consultores digitais do Movimento Compre&Confie, por exemplo, viu crescer em quase seis vezes o seu número de pessoas que procuram a independência financeira no varejo digital. Desde março deste ano, a empresa passou de 70 mil para 400 mil cadastros.

Contudo, muitas pessoas que acabaram de ingressar no ramo do marketing de afiliados, não sabem ao certo se é melhor atuar como consultor ou revendedor digital. Pois bem, antes de focar em uma das duas vertentes, é necessário entender como é a atuação direta entre cada uma delas com o consumidor digital. O consultor on-line realiza venda direta para as pessoas. Sendo assim, normalmente, o consultor será requisitado pelo cliente e vai prestar todo o aporte necessário ao mesmo, esclarecer dúvidas sobre funcionalidades do produto e tentar encontrar a melhor oferta disponível.

O consultor pode atuar realizando divulgações de ofertas em seus canais de comunicação, mas, geralmente, ele atua com uma lista seleta onde mantém um relacionamento e divulga ofertas exclusivas. Ao anunciar esses produtos, o consumidor pode se interessar pelo item ou solicitar ao consultor para que encontre outra oferta dentro das caraterísticas em que busca como: preço, marca e garantia estendida. “Possuo uma lista de clientes e faço um atendimento individualizado. A partir do contato do consumidor, procuro entender sobre suas necessidades para assim identificar o item que se encaixa dentro da expectativa.

Faço o acompanhamento antes, durante e após a compra, inclusive, auxiliando com questões de assistência técnica”, afirma Everaldo Carniel, 45 anos, servidor público e consultor especializado on-line da Lomadee. No caso do revendedor especializado on-line, ele também pode atuar com uma lista de contatos para a qual divulga ofertas exclusivas das principais redes varejistas, porém, os anúncios são feitos de forma mais massiva.

Neste caso, ao invés de atender consumidores de forma individualizada e acompanhar todo o passo-a-passo, que vai desde a escolha do produto até o pós-venda, o revendedor vai atuar apenas divulgando as melhores promoções. “Logo no início da manhã faço a seleção das ofertas que são interessantes para a lista de clientes que possuo em minha base de contatos. Assim, crio um e-mail marketing com essas promoções e disparo para esses consumidores.

Ao longo do dia, faço o monitoramento dos produtos comprados por eles e tenho obtido bons resultados”, descreve Bruno da Cunha Augusto, 35 anos, empresário e revendedor especializado da Lomadee. Marcela Gonzaga, 35 anos, jornalista, também atua como uma revendedora da Lomadee. Porém, sua rede de clientes é concentrada em uma página criada em uma rede social. “Faço a divulgação de produtos menores, como fraldas para crianças, calçados e luminárias, por exemplo, no Instagram. Hoje, conto com quase 85 mil seguidores que consomem diariamente essas ofertas”, descreve.

Vale destacar que tanto o consultor quanto o revendedor especializado on-line, ao promover produtos e divulgar ofertas desses anunciantes em seus canais de comunicação, recebem uma comissão por cada venda realizada. Existem afiliados que, apenas trabalhando com o comércio digital, conquistam até R$10 mil de renda todos os meses. Fonte e mais informações: (www.lomadee.com).