Negócios em Pauta 05/02/2021

em Negócios em Pauta
quinta-feira, 04 de fevereiro de 2021

A – Imagem Digital

A Canon, líder mundial em desenvolvimento de soluções de imagem digital, anuncia que atingiu a marca de 150 milhões de lentes intercambiáveis RF e EF1 fabricadas. O número foi conquistado em janeiro com a produção da lente RF 70-200mm F2.8 L IS USM. A Canon começou a produzir lentes em 1987 na Fábrica Utsunomiya. A produção de lentes EF chegou à marca de 10 milhões de unidades em 1995. Em 2009, ultrapassou o limite de 50 milhões. Em abril de 2014, celebrou sua primeira conquista mundial por ter fabricado 100 milhões, e agora, um novo recorde mundial, ao fabricar sua 150ª milionésima lente. Colocadas de ponta a ponta, todas as lentes fabricadas até agora mediriam 12.450 km de comprimento — algo quase equivalente ao diâmetro da Terra, que mede aproximadamente 12.742 km.

B – MEI e a Contribuição

Com a mudança do salário-mínimo para R$1,1 mil, o valor da contribuição mensal do Microempreendedor Individual (MEI) para a Previdência será reajustado a partir deste mês e passa a ser R$ 55. Com essa alteração, a guia mensal de pagamento terá valor máximo de R$ 61, dependendo da atividade em que o MEI atuar. Se o empreendedor atua no comércio ou indústria, ele paga R$ 1 a mais de ICMS e se for prestador de serviços, R$ 5 a mais. Em alguns casos, é possível ter que pagar as duas taxas, além da contribuição. O pagamento deve ser feito até o dia 20 de cada mês e o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) emitido pelo Portal do Empreendedor ou pelo aplicativo do MEI já terá os novos valores.

C – Crédito Rural

A Caixa Econômica Federal disponibiliza R$ 6,5 bilhões para os produtores rurais no primeiro semestre de 2021 por meio de operações do Crédito Rural destinadas ao financiamento da Safra Verão 2021/2022, incluindo linhas como o Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), Pronamp (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural) e Demais Produtores. Disponíveis até junho, os recursos atendem a diversas finalidades, especialmente para financiar as despesas do ciclo de produção das principais culturas do país, como soja, milho, algodão, arroz, feijão, mandioca e café, bem como atividades pecuárias. Os produtores rurais contam também com o atendimento de uma rede de gerentes exclusivos do agronegócio, que atuam em todas as regiões, prontos para oferecer as melhores soluções de crédito.

D – Área de Quadrinhos

Estão abertas as inscrições para a 33ª edição do Troféu HQMIX, que valoriza as principais produções na área de quadrinhos em 34 categorias. Neste ano, uma delas será especial: Projeto Especial de Pandemia, que vai premiar a melhor ação feita para enfrentar um ano atípico e problemático como foi 2020. Podem ser inscritas obras publicadas entre 1 de janeiro e 31 de dezembro de 2020. A inscrição de cada item custa R$ 10 e pode ser feita tanto pelo autor como pela editora. O período de inscrições teve início em 30/1, Dia do Quadrinho Nacional, em homenagem à publicação de As aventuras de Nhô Quim (30/1/1869), do desenhista Angelo Agostini, na Revista Vida Fluminense. Mais informações e inscrições: (https://hqmix.com.br/inscricao-de-obras)

E – Algodão Agroecológico

A Renner lança nesta quarta-feira, 3 de fevereiro, uma nova coleção cápsula com peças produzidas com menor impacto ao meio ambiente, dando continuidade ao seu propósito de construir uma moda cada vez mais responsável. Todos os itens são confeccionados com algodão agroecológico plantado e colhido por produtoras rurais em municípios do norte de Minas Gerais. A coleção é fruto do projeto Tecendo Autonomia, do Instituto Lojas Renner, braço social da varejista. Desde 2017, em parceria com o Centro de Agricultura Alternativa e associações de mulheres agricultoras de MG, o Instituto proporciona qualificação a produtoras rurais para que possam plantar unindo seus saberes ancestrais no trato com a terra a técnicas de manejo mais sustentável. Mais informações: (https://www.lojasrenner.com.br/lista/sustentavel/-/N-sj1ego/p1).

F – Finanças para Jovens

Uma tendência vem crescendo entre os jovens: deixar a casa dos pais cada vez mais tarde. Esse público – que está entre 25 e 34 anos e devido a altos custos – não consegue alcançar sua própria independência financeira. Por conta disso, educadores acreditam que ao implementar essa educação e liberdade desde pequenos, ficará mais fácil quando alcançarem a adolescência. Sendo assim, a RPX Capital – uma holding que tem como objetivo servir de curadoria para todas as empresas com inovação tecnológica em setores old age – em busca de gerar uma educação financeira entre os jovens e adolescentes, lança o Duda Bank, o primeiro digital bank destinado a geração Z que conta com até 30% de cashback. Com um investimento de 10 milhões, o bank está previsto para chegar ao mercado no final do segundo semestre de 2020. Saiba mais em: (www.dudabank.com.br).

G – Programa de Estágio

A Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul, acaba de lançar o programa de estágio 2021, com 32 vagas para as operações das fábricas e escritórios em São Paulo, Cubatão e Santo André; Buenos Aires e Bahía Blanca, na Argentina. A iniciativa vai fornecer instrução prática e aperfeiçoamento profissional aos novos talentos, que contarão com aprendizado técnico e comportamental desenvolvido nas plantas industriais e escritórios da companhia. O programa foi desenhado para conduzir os profissionais por uma jornada de desenvolvimento dentro da companhia. Após a contratação, todos passarão por um período de onboarding, integrando aos processos, conhecendo as equipes e a cultura da empresa. Os candidatos podem se inscrever no endereço: (https://portal.across.jobs/Programa/WebCartazDivulgacao?pIdPrograma=Unipar_Carbocloro-228).

H – Planejamento Tributário

Nos próximos dias dias 9 e 10 (terça e quarta-feira), às 19h, a Faculdade BSSP irá promover um evento online sobre Estratégias e Planejamentos Tributários para 2021. Como preparar sua carreira para os novos desafios do mercado e dominar todas as estratégias e planejamentos tributários para o ano. Tudo isso em uma aula gratuita, com a maior referência em SPED e Compliance Tributário do Brasil, o prof. Edgar Madruga. Além dele, Filemon Oliveira, Luiz Fernando Nóbrega, Marco Silva e Rodrigo Dias Rosa participarão da discussão sobre o assunto. Para se inscrever, acesse o link: (http://bit.ly/estrategiaseplanejamentotributario).

I – Usados Certificados

A Karvi, plataforma internacional de venda de carros, acaba de lançar um serviço exclusivo e inédito no mercado brasileiro, com o objetivo de ajudar as concessionárias e os lojistas a melhorarem a qualidade de suas vendas online e, ao mesmo tempo, trazer em escala uma proposta de valor diferenciada para os clientes finais. Funciona da seguinte forma: a Karvi oferece à sua rede credenciada um serviço completo, que inclui garantia mecânica de um ano para todos os carros vendidos, avaliação mecânica independente de 150 itens e fotografias e vídeos profissionais, captados diretamente na loja do vendedor. Já o cliente será beneficiado com a possibilidade de acessar um estoque de veículos com uma garantia de qualidade superior, baseada na transparência e simplicidade. Mais informações em: (https://www.karvi.com.br/).

J – Pesquisa de Preços

A consultoria Price Survey realizou uma pesquisa de comparação de preços nos dez maiores marketplaces (sites que permitem diversos lojistas venderem seus produtos dentro de sua plataforma) que atuam no Brasil. A apuração, realizada entre 18 e 28 de dezembro, revela que, na média, os valores praticados pelo AliExpress são 39,2% mais baixos que os praticados nos outros serviços analisados. O estudo comparou os preços para 328 produtos comuns, ou seja, que podem ser encontrados com as mesmas características e versões em vários serviços de compras. Foram analisados, além do AliExpress, Americanas.com, Casas Bahia, Extra, Kabum, Magazine Luiza, Mercado Livre, Ponto Frio, Shoptime e Submarino. Depois do AliExpress, o marketplace com melhores preços é o Mercado Livre, seguido por Ponto Frio. Outras informações: (www.pricesurvey.io).

K – Mercado de Healthtech

A Pixeon, empresa brasileira pelo seu amplo portfólio de soluções de software para a área da saúde e líder no mercado de healthtech, está ampliando os seus negócios na América Latina. Com 17 anos de atuação no País e mais de 10 anos na Argentina, a empresa expande suas operações para o Uruguai e Colômbia, com uma das principais soluções de seu amplo portfólio, o PACS (Picture Archiving Communication System). Hoje, a companhia oferece o Pixeon Aurora, como é chamado, para 600 clientes nesses quatro países (Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia). Um dos resultados desse movimento de internacionalização da empresa é a conquista, pelo terceiro ano consecutivo, do título de ‘Best in KLAS for Latin America’. Saiba mais em: (https://www.pixeon.com).