Negócios em pauta 05/01/2016

em Negócios em Pauta
segunda-feira, 04 de janeiro de 2016

A – Serviços Agendados

O ano de 2016 começou com 23,6 mil atendimentos agendados no programa Poupatempo. O serviço mais procurado para os primeiros dias do Ano Novo é o de emissão de 1ª via ou 2ª via da Carteira de Identidade, com 10,8 mil solicitações, o que representa 46% dos agendamentos para 2016. O sistema de agendamentos no Poupatempo foi criado em 2010 para dar mais eficiência ao programa e evitar filas. Os cidadãos podem escolher o dia e a hora em que desejam ser atendidos e dessa forma o Poupatempo otimiza os horários de atendimento, distribuindo a demanda e evitando ociosidade ou tempo de espera. Saiba mais em (www.poupatempo.sp.gov.br).

B – Oficina de Terrário

A Bayer apoia a oficina “Construção de Terrário”, que acontece neste mês no Catavento Cultural e Educacional. A atividade é indicada para crianças de até 13 anos. Os visitantes construirão seu próprio terrário, colocando em prática a abordagem sobre microecossistemas em equilíbrio, que antecede a prática. Há 150 anos, o médico inglês Nathaniel Ward resolveu colocar algumas pupas de borboletas junto a um pouco de terra, dentro de uma caixa de vidro fechada para observar a metamorfose desses insetos. Para sua surpresa, o que ele observou foi o desenvolvimento de esporos e sementes, dando origem a plantas que sobreviveram naquele local, mesmo sem qualquer cuidado de sua parte. Esse sistema natural em escala reduzida é chamado de terrário (www.cataventocultural.org.br).

C – Tradicional Liquidação

Nesta sexta-feira (8), o Magazine Luiza promove a mais esperada promoção do varejo, a Liquidação Fantástica, realizada, simultaneamente, nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. São 780 lojas da rede que darão descontos de até 70%. Cerca de 3 milhões de produtos de setores como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, móveis, utilidades domésticas, brinquedos e informática estarão à disposição dos consumidores.

D – Os Dez Mandamentos

Um dos maiores fenômenos de audiência dos últimos tempos na televisão brasileira, a novela “Os Dez Mandamentos” (Paris Filmes) chega às telas da Cinemark com novas cenas e final inédito, a partir do próximo dia 28. O público já pode garantir seu ingresso para o filme bíblico nos mais de 70 complexos da Rede. Os valores podem ser conferidos no site da Cinemark (http://www.cinemark.com.br/). Criado a partir da telenovela exibida pela Record em 2015, o longa reúne cenas não apresentadas na TV, efeitos especiais produzidos em Hollywood e um final inédito, que antecipa a segunda temporada da história – prevista para ir ao ar a partir de março, na mesma emissora.

E – Aplicativo no Shopping

A partir de agora o Mooca Plaza Shopping está mais conectado com seus clientes. Pensando em oferecer maior praticidade e comodidade, o centro de compras implementou um aplicativo próprio, onde suas principais novidades e serviços estão, literalmente, na palma da mão. Com o app é possível realizar pagamento online do estacionamento, localizar lojas, quiosques, restaurantes e informações sobre serviços que o shopping oferece – como carrinhos de bebê, Espaço Família, cadeiras de rodas, entre outros. O aplicativo está disponível para os clientes por meio da Apple Store para smartphones com sistema operacional IOS e pela Play Store para celulares Android. Mais informações (www.moocaplaza.com.br).

F – Livro Personalizado

Um livro único e customizado cheio de criatividade e design contando a história do seu filho? O ConteJá proporciona uma forma de criar livros personalizados para as crianças onde elas mesmas são a personagem principal da história. Com roteiro e ilustrações de Silvana Rando, ganhadora do prêmio Jabuti, o projeto incentiva a leitura e estudo. O projeto é totalmente inovador no mercado literário. É possível representar a criança por meio da figura de um avatar totalmente customizado com as características de cada criança, escolhendo da cor dos olhos à roupa e estilo de cabelo. Detalhes de seu dia a dia, como preferência do café da manhã, e ambientes de convívio, como a imagem da escola, também são adicionados à história. Saiba mais em (www.conteja.com.br).

G – Regime Tributário

Empresários têm este mês para decidir o regime tributário que será adotado para 2016. Vale lembrar que essa opção é feita para todo o ano calendário e nem sempre optar pelo Lucro Presumido significa pagar menos taxas. É mais fácil do ponto de vista contábil, mas seria a opção mais vantajosa? “Reavaliar os tributos pagos em uma economia recessiva pode aliviar o caixa da empresa”, diz Bernardo Oliveira, diretor-executivo da Andersen Tax Brasil. Segundo ele, é preciso fazer uma análise do ramo de atividade, do faturamento anual e do município de atuação da empresa para saber se vale a pena alterar o regime tributário e pagar menos impostos. Saiba mais em (www.andersentax.com).

H – Patentes e Inovações

A Ford obteve um número recorde de patentes em 2015, com inovações que vão de veículos autônomos e conectados, dispositivos portáteis, navegação e bicicletas elétricas até plataformas de compartilhamento de viagens e outras tecnologias. No total, a empresa registrou cerca de 6.000 novas invenções, 36% a mais que em 2014. Entre elas, estão tecnologias que ajudam os veículos autônomos a detectar outros carros em cruzamentos obstruídos ou aumentam a autonomia de modelos elétricos. As criações incluem tecnologias que representam avanços-chaves na conectividade, “wearables” (tecnologia para vestir), veículos elétricos e segurança.

I – Trabalho em Salvador

A Capgemini, um dos principais provedores globais de serviços de consultoria, tecnologia e terceirização, anuncia a abertura de 100 vagas em seu Centro Global de Serviços de Aplicações, instalado em Salvador. Neste processo, a empresa quer atrair candidatos que estejam cursando nível técnico ou superior em Informática, Matemática, Engenharia ou áreas afins para atuar em posições de programador junior e operador de testes. Para se candidatar, basta enviar o currículo para o e-mail ([email protected]), com a especificação do cargo desejado no assunto.

J – Preview do Couro

Quais serão as cores, texturas e estilos que irão inspirar a moda em couro no inverno 2017? Com muita precisão, o projeto Preview do Couro antecipa as influências da estação mais fria a partir de minucioso estudo de inspirações. A iniciativa é desenvolvida pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil e será apresentada durante o Salão de Design e Inovação – Inspiramais Verão 2017, que ocorre nos próximos dias 11 e 12, no Centro de Convenções Frei Caneca. Os couros e peles que serão empregados na confecção de bolsas, calçados, acessórios e roupas no inverno de 2017 resgatam raízes, a ancestralidade, o sentimento coletivo. Mais informações em (www.inspiramais.com.br).

K – 250 mil Bolinhas

Sucesso absoluto em 2015, o Mar de Bolinhas chega ao São Bernardo Plaza Shopping no próximo dia 14, para divertir as famílias com 250 mil bolinhas coloridas em um espaço de 152m². A atividade é exclusiva da BRMALLS, administradora do shopping, e promove momentos de interação e diversão entre crianças e adultos, que também podem aproveitar a atração mesmo que desacompanhados dos pequenos. O parque conta com escorregadores, carrossel, tobogã de 7 metros de altura, área baby exclusiva e muita diversão. O Mar de Bolinhas permanece no empreendimento até 28 de fevereiro. Outras informações (www.shoppingsaobernardoplaza.com.br).

L – O Mais Vendido

O Onix foi o carro mais vendido do Brasil em 2015, de acordo com os dados de emplacamentos. Esta é a primeira vez que esse modelo da Chevrolet conquista o título. Ao longo do ano, foram 125,9 mil unidades emplacadas. Desde sua chegada ao mercado nacional, no fim de 2012, o Onix vem subindo no ranking geral. Foi o oitavo mais vendido em 2013 e passou para a quarta posição em 2014. Ao todo, já são mais de 400 mil unidades comercializadas. Antes do Onix, dois outros Chevrolet alcançaram o posto de modelo preferido dos brasileiros: o Monza e o Chevette. Ambos já descontinuados. Tricampeão (1986, 1985 e 1984), o Monza até hoje é o único sedã médio a ter chegado ao topo. Já o Chevette conquistou o título em 1983.

M – Encontro de Fusca

O São Bernardo Plaza Shopping sedia a 26° edição do “Dia Nacional do Fusca”, anualmente promovido pelo Fusca Clube do Brasil, que tem 30 anos de experiência e cerca de 600 sócios atuantes. O evento reune mais de mil veículos no estacionamento do empreendimento no próximo dia 17, das 9h00 às 15h00. Os interessados em participar devem levar à barraca do Fusca Clube do Brasil 2 kg de alimentos não perecíveis que serão trocados pelo estacionamento gratuito, diploma de participação e adesivo alusivo ao evento. Além de fuscas vindos de inúmeras partes do Brasil, também serão expostos carros que têm a mesma mecânica do Fusca, como Brasília, Kombi, Variant, Karmann-Ghia e SP2 (www.fuscaclube.com.br).

N – Férias no Shopping

Até o dia 31, o piso Moema do Shopping Ibitapuera sedia o Barbie Studios & Max Steel, com atividades que vão desde passear pelos estúdios de gravação de um reality show, baseado na vida da famosa boneca, até se aventurar em missões ultratecnológicas para salvar o planeta, com a ajuda do herói da série de desenhos animados, Max Steel. No espaço Barbie Studios, as meninas poderão experimentar o charmoso estilo de vida da Barbie, em ambientes que reproduzem os sets de gravação do reality show “Barbie – Life in the Dreamhouse”. No lado dos meninos, o assunto é salvar o mundo! Cada participante recebe um carimbo no dorso da mão que confirma sua identidade secreta na atração (www.ibirapuera.com.br).