Negócios em Pauta 04 a 08/09/2021

em Negócios em Pauta
sexta-feira, 03 de setembro de 2021

A – Magic City comemora 42 anos

Um pequeno acampamento, criado em 1979, se transformou no quarto parque aquático mais visitado do Brasil e um dos principais destinos turísticos nacionais. O complexo de lazer Magic City, localizado em Suzano/SP, passou por diversas transformações ao longo de sua história ao comemorar 42 anos de conquistas. Acaba de ampliar os apartamentos Eko Suítes – conceito sustentável de hospedagem -, com a entrega de trinta e dois novos leitos. O parque aumentou a capacidade de atendimento para cerca de 500 hóspedes/dia. Somadas as três pousadas próprias, o complexo terá 126 quartos disponíveis. Pelo segundo ano consecutivo, a empresa foi reconhecida pelo prêmio internacional Travellers’ Choice 2021, do Trip Advisor, bem como indicadas na categoria de turismo do prêmio Reclame Aqui, na premiação de atendimento ao cliente (http://magiccity.com.br).

B – Reforço Escolar


Aos poucos as aulas presenciais estão sendo retomadas mas o período interrompido durante a pandemia deixou rastros alarmantes. Em São Paulo, por exemplo, o governo estima que serão necessários de 1 a 11 anos para recuperar o aprendizado em português e matemática na educação básica da rede pública do estado. Pensando nisso, o empreendedor Janguiê Diniz, fundador do grupo Ser Educacional e Presidente do Instituto Êxito de Empreendedorismo, lançou o projeto social ‘Minha Escolinha Online’, uma plataforma de ensino e reforço escolar, voltada para a educação infantil, de crianças de 2 a 8 anos de idade, totalmente gratuita. Todas as aulas são dinâmicas, animadas e criativas, e isso impacta positivamente no desenvolvimento das crianças. Inscrições e mais informações: (www.minhaescolinhaonline.com.br).

C – Publicidade Chinesa


As empresas chinesas estão de olho nas oportunidades do mercado de consumo brasileiro. É o que aponta levantamento inédito da Tunad, startup que criou a primeira plataforma de moment marketing da América do Sul. De acordo com dados da pesquisa, até a primeira quinzena de junho foram registradas 4.491 inserções publicitárias de empresas chinesas nas emissoras de TV e rádio monitoradas pela Tunad, um aumento de 838% no comparativo com 2020, que durante todo o ano registrou apenas 536 inserções nos mesmos canais. Os exemplos de maior destaque são o lançamento do Tiggo, SUV da Caoa Chery, e a primeira experiência do AliExpress, serviço de varejo online do Grupo Alibaba, com merchans na TV, no reality A Fazenda, da TV Record. Outras informações em: (https://tunad.io/).

D – 3º Turno em Sorocaba


A Toyota do Brasil anuncia que sua planta industrial de Sorocaba começará a produzir em três turnos a partir de janeiro de 2022. A iniciativa objetiva aumentar a produção dos modelos Yaris, Etios e Corolla Cross atendendo à crescente demanda por esses produtos no Brasil e na América Latina e faz parte da estratégia de crescimento sustentável da Toyota, além de confirmar seu comprometimento com o País, apesar dos desafios que toda a indústria enfrenta por conta da pandemia de Covid-19. A decisão em operar 24 horas em Sorocaba elevará em 25% seu volume de produção anual, de 122 mil unidades para 152 mil, o que também contribuirá para atender a maior oferta de produtos da empresa no Brasil e na América Latina, impulsionada pelo desempenho do Corolla Cross, o primeiro SUV da marca produzido no País e comercializado em 22 países da região.

E – Benefícios a Startups


Startups de todo o país já podem se cadastrar no programa de benefícios criado pelo Serpro, que oferece condições diferenciadas para quem tem um negócio nascente. A empresa de TI do Governo Federal lançou o ambiente de cadastro para o programa Serpro Booster, que, entre outros incentivos, disponibiliza vantagens para acesso a APIs oficiais de governo, serviços de validação de identidade e treinamento para adequação à LGPD. O objetivo é ajudar startups brasileiras, com parcerias em diversos ecossistemas de inovação. São oferecidas tecnologias que simplificam, em muito, todo o processo de validação cadastral e gestão da identidade dos clientes de uma startup. Saiba mais em: (www.ventures.serpro.gov.br).

F – Mercado de Esportes


No sofá, na arquibancada, no boteco ou na cadeira numerada: onde você vibra? Adepto de uma ou de todas as opções – com direito àquelas mandingas, manias, catimbas e afins – todo fã de futebol sabe bem como torcer é coisa séria, uma experiência única e particular. Pensando nisso, a Ambev e o Arena Hub anunciam o desafio Golaço, projeto que vai selecionar startups que se dediquem a desenvolver soluções para o mercado de esportes e entretenimentos. A ideia é fomentar a criação de produtos ou serviços inovadores, com os quais a Ambev pretende transformar a experiência do torcedor que consome futebol. A principal demanda é promover maior interação e engajamento dos fãs. As inscrições são gratuitas no site: (www.ambev.com.br/desafio-golaco).

G – Aviação Sustentável


O voo G3 1862, que decolou em Recife às 13h40 do último dia 1º, e pousou no arquipélago de Fernando de Noronha às 15h55, não foi apenas mais um voo operado com êxito. A maior Companhia doméstica brasileira realizou o que é um grande passo na preservação do espaço aéreo onde atua, do meio ambiente e da vida na Terra: o primeiro voo carbono neutro do Brasil. Agora, todos os voos da GOL de ida e volta para ilha têm emissão neutra de carbono, uma iniciativa totalmente em linha com as práticas ambientais vigentes em Fernando de Noronha e arquitetadas com competência e entusiasmo pelo Governo do Estado de Pernambuco e pela administração da ilha. A campanha #MeuVooCompensa, reforça o propósito da GOL de se tornar uma referência em aviação sustentável no País.

H – Curso de Alemão


Dominar um segundo idioma é um dos pré-requisitos essenciais para incrementar o currículo e, também, para expandir os horizontes culturais. Para quem busca um segundo idioma estrangeiro além do inglês, o alemão é uma ótima opção. Com grande relevância no mercado das multinacionais o idioma representa o acesso a uma vasta gama de oportunidades e conteúdos internacionais. Para aqueles que buscam capacitação e crescimento pessoal, sem abrir mão de autonomia e flexibilidade para estudar, poder acessar um conteúdo exclusivo e de qualidade a qualquer hora é uma ótima opção para aproveitar o tempo da melhor forma. Pensando nisso, a startup Kultivi (www.kultivi.com), plataforma gratuita de ensino que conta com mais de 80 cursos em diferentes áreas, oferece um curso completo, do básico ao intermediário, para quem deseja aprender alemão gratuitamente.

I – Voos Diretos


Os voos da Azul Conecta entre Porto Alegre às cidades do interior gaúcho de Bagé, Alegrete, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Erechim e Vacaria completaram um mês de operação. Com a consolidação dos mercados e a alta procura, a companhia já prevê o aumento na oferta de voos a partir de outubro, com ligações diretas para a capital do estado. Ao longo de agosto, foram realizados mais de 130 voos conectando Bagé, Alegrete, São Borja, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Canela, Erechim e Vacaria à capital gaúcha, transportando cerca de 700 Clientes. Em resposta ao desenvolvimento das rotas, a partir de outubro, todas as cidades passarão a ter conexões diretas para Porto Alegre e terão aumento na oferta de assentos, tornando as viagens mais rápidas e convenientes. Além disso, Canela e Bagé contarão com voos diários para a capital (www.voeazul.com.br/azulconecta).

J – Gestão de Organizações


O Programa de Pó-Graduação em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (PPGGOSP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está oferecendo 25 vagas em processo seletivo para o curso de mestrado profissional. O Programa conta com três linhas de pesquisa: Gestão de Organizações Públicas; Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação; e Estado e Políticas Públicas. A inscrição pode ser feita até o próximo dia 17. Informações sobre a documentação exigida na inscrição e as etapas do processo seletivo devem ser consultadas no edital, disponível no site do Programa (www.ppggosp.ufscar.br).

K – Leilão do 5G


O Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou o edital do leilão do 5G, que está previsto para outubro. A regulação, que já previa o atendimento de todas as escolas, foi ajustada recomendando o uso de valores de multas e de outorga para reforçar o atendimento. Segundo o Censo Escolar de 2020, menos de um terço das escolas públicas de ensino fundamental tem estrutura para acesso à internet. Após o leilão, 72 mil das 85 mil escolas urbanas do país receberão o 5G e as demais terão atendimento por 4G. Todas as demais escolas rurais que possuem energia elétrica e a infraestrutura necessária receberão banda larga pelo Programa Wi-Fi Brasil, até julho de 2022 (Brasil/61).