A – Pelé vira personagem de presépio em Nápoles
O ex-jogador Pelé, que faleceu na última quinta-feira (29) em decorrência de um câncer, aos 82 anos de idade, foi homenageado com uma estatueta criada para o tradicional presépio de San Gregorio Armeno, em Nápoles. O “Rei do Futebol” é retratado com a camisa da seleção brasileira e uma das mãos erguidas. A obra foi criada pelo artesão italiano Genny Di Virgilio e ainda leva a inscrição “Ciao Pelé”. A estatueta ficará ao lado de outros diversos bonecos de pessoas famosas, incluindo os craques argentinos Lionel Messi e Diego Armando Maradona. A cidade de Nápoles é conhecida mundialmente pela tradição de seus presépios. Além de competições e exposições que ocorrem perto da época do Natal, existe na capital da Campânia uma rua inteira dedicada aos presépios (ANSA).
B – Manutenção de Preços
Pelo terceiro ano consecutivo, os Correios anunciam que não haverá reajuste nos preços das encomendas nacionais. A estatal manterá, em 2023, as tabelas de preço dos pacotes de serviços do segmento, tais como PAC, SEDEX, SEDEX Hoje, SEDEX 10, SEDEX 12 e Mini Envios. Além disso, serão reduzidos valores praticados em alguns dos principais mercados do Nordeste, localizados no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e em algumas localidades do estado do Pará. Além de contribuir para o desenvolvimento econômico dessas regiões, ao propiciar fretes mais atrativos, as medidas consolidam o papel da estatal como a maior parceira logística do e-commerce.
C – Promovendo a Inclusão
Com o propósito de ‘Cuidar de Cada Vida’, a Viveo tem realizado diversas ações para promover a inclusão. Sob esta ótica, a companhia reformulou o site tornando-o mais acessível para portadores de necessidades especiais como deficientes visuais, cognitivos, portadores de TDAH, entre outras deficiências. Segundo Leonardo Byrro, CEO da Viveo, mais do que incluir é preciso dar acesso a todos de modo igualitário. “Nosso posicionamento evidencia o compromisso da empresa com os direitos da pessoa com deficiência. Estamos atentos em diagnosticar e monitorar a evolução da companhia, para a promoção e inclusão de pessoas com deficiência”, conclui Byrro. Saiba mais: (www.viveo.com.br).
D – Curso de Programação
O Centro Universitário Facens (https://facens.br/), em parceria com o Google, lança um curso livre e gratuito de introdução ao Python voltado para mulheres, o ‘Women in Machine Learning’. Apesar de ter foco principal no público feminino, a plataforma é aberta a todos. A parceria foi firmada pelo programa de educação da gigante de comunicação, o Google for Education. Além de disponibilizar o curso online, a Facens realizará uma campanha com escolas da região de Sorocaba, com o objetivo de incentivar alunas do ensino médio a terem contato com o universo da tecnologia. O curso livre e gratuito é dividido em oito videoaulas e pode ser acessado em (https://www.youtube.com/playlist?list=PLNGfVBitzQ8iCuDCW5BFuqaLTBugRa0Q9).
E – Porto para Pelé
O futuro ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB-SP), decidiu prestar uma homenagem a Edson Arantes do Nascimento, morto na última quinta-feira (29) devido à complicações de um câncer no cólon, e acrescentará o nome de Pelé ao Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Segundo a colunista Mônica Bergamo, do jornal “Folha de S. Paulo”, a proposta é uma iniciativa do ex-prefeito de Santos e deputado federal eleito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), tendo em vista que Pelé “é o maior ‘produto’ de exportação do país” (Ansa).
F – Vendas nos Shoppings
O índice Cielo do Varejo Ampliado, elaborado pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), apontou que, na semana de 19 a 25 de dezembro, houve um crescimento de 5,9% nas vendas de Natal nos shopping centers do país, em comparação ao mesmo período de 2021. O resultado superou as expectativas dos shoppings, que previam um aumento de 4% em levantamento prévio. No período, o comércio nos shoppings movimentou R$ 5,6 bilhões. O ticket médio registrado neste Natal foi de R$ 205,00, o que também representou um aumento de 8,5% em relação ao ano passado, quando o setor apresentou um valor médio R$189,00. As lojas de rua registraram um ticket médio de R$ 105,00, o que significa um aumento de 2,9% frente ao ano anterior (R$ 102,00).
G – Relações Comerciais
A InvestSP, a agência de promoção de investimentos do governo paulista, e a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) fecharam parceria para ampliar as relações entre São Paulo e o Canadá. O acordo deve beneficiar o setor público, com o fortalecimento da diplomacia, e principalmente o setor privado, com ações que vão mapear oportunidades, estimular relações comerciais, promover investimentos e o fechamento de negócios entre empresas paulistas e canadenses. A parceria também prevê, por exemplo, a troca de informações sobre cooperação comercial, econômica e social, o estabelecimento de parcerias tecnológicas, ações de comunicação e a realização de missões empresariais internacionais. O Canadá é, hoje, o 15º destino das exportações paulistas e o 17º país que mais vende para São Paulo, apontam dados do Ministério da Economia (www.investe.sp.gov.br).
H – Economia Circular
No ano em que completou seis anos de programa, o Tampinha Legal atingiu números recordes na sua história. Ao todo foram mais de mil toneladas de tampas plásticas arrecadadas, que resultaram em mais de R$2,5 milhões de reais destinados às entidades assistenciais participantes. Este montante equivale a mais de 580 milhões de unidades da matéria prima. É um programa socioambiental de caráter educativo em Economia Circular da indústria de transformação do plástico da América Latina. Atualmente existem 3.137 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, DF e Bahia. Hoje, 313 entidades assistenciais se beneficiam dos recursos obtidos através do recolhimento de tampas plásticas (https://tampinhalegal.com.br/web/).
I – Copos Descartáveis
Os copos plásticos de água que foram distribuídos aos participantes da 97ª Corrida Internacional de São Silvestre, no último sábado (31), na capital paulista, foram para reciclagem. O material será transformado em mesas e cadeiras que vão ser doadas a escolas. Este é o terceiro ano da ação, realizada pela parceria do Movimento Plástico Transforma com a Fundação Cásper Líbero e a Yescom. Ao longo dos 15 km de percurso da corrida, foram distribuídos aos participantes cerca de 500 mil copos plásticos que, após o consumo da água, foram descartados nas vias. Em 2021, a ação transformou os copos plásticos coletados e reciclados em 1,2 mil caixas organizadoras que beneficiaram mais de 6 mil alunos de escolas públicas de São Paulo.
J – Euro na Croácia
Com o início do novo ano, a Croácia adotou oficialmente o euro e entrou na área Schengen no último domingo (1º), dando dois importantes passos para a nação dos Bálcãs que aderiu à União Europeia há quase 10 anos. Os croatas dão adeus à sua moeda, a kuna, tornando-se o 20º Estado a adotar a moeda única europeia. Já a área Schengen, que, entre outras coisas, permite a circulação sem a necessidade de passaporte, agora tem 27 membros. Em dois dos principais postos de fronteira entre Eslovênia e Hungria, foram realizadas a retirada simbólica dos controles físicos, deixando os primeiros carros a cruzarem a rota sem a necessidade de apresentar documentação (Ansa).
K – Operação no Uruguai
A Localiza, uma das maiores e mais completas plataformas de mobilidade do mundo, acaba de inaugurar três agências no Uruguai, uma em Montevidéu e duas em Punta del Este, por meio de seu modelo de Franchising. O investimento é resultado de um trabalho da Companhia no que diz respeito à internacionalização, com o objetivo de atuar, também, em outros países da América do Sul. Foi mais um movimento de capilarizar sua operação por meio de parceiros estratégicos com a competência de reverberar os principais atributos da Companhia, como atendimento de excelência e disponibilidade de veículos. Os clientes já podem fazer suas reservas pelo site (https://www.localiza.com).