A – Criação de um sistema aéreo de 6ª geração
A equipe de empresas italianas que participará do desenvolvimento do novo Programa Global de Combate Aéreo (GCAP) assinou um contrato para apoiar o Ministério da Defesa italiano, além das atividades de demonstração relacionadas. A equipe, que inclui a Leonardo e outras empresas italianas líderes em seus respectivos domínios: Elettronica, Avio Aero e MBDA Itália, avançará no desenvolvimento de tecnologias de apoio para o conceito de “sistema de sistemas” da GCAP, baseado na sexta geração de plataformas aéreas de combate que opera em cenários de múltiplos domínios. A Itália já destinou 6 bilhões de euros de investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Esse valor permitirá o lançamento de projetos de desenvolvimento tecnológico em áreas de interesse estratégico, garantindo que a indústria nacional da Itália participe das futuras fases de desenvolvimento do sistema de sistemas (approach.com).
B – Sonho de Amor
A poesia está no ar. O CCBB/SP abre as portas, no próximo dia 8, para uma exposição carregada de lirismo – ‘Marc Chagall: sonho de amor’. São 191 obras do artista franco russo de origem judaica, que marcou o século XX pelo uso revolucionário das formas e das cores, criando um universo único em suas pinturas – fazendo delas verdadeiras obras poéticas. Não à toa, a mostra apresentará alguns de seus poemas e contará a trajetória de Chagall, pautada pelo amor que devotava à vida e às artes. Uma oportunidade para o público compreender, a partir de diversas linguagens artísticas, a vida de Chagall e seu legado artístico. Ingressos gratuitos: disponíveis em (bb.com.br/cultura) e no local.
C – Veículos Híbridos
O grupo automotivo Stellantis trabalha no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à produção de veículos híbridos movidos a etanol no Brasil. O presidente da empresa na América do Sul, Antonio Filosa, disse que o projeto se chama “Bio-Electro” e usará tecnologia brasileira, tendo como “epicentro” a fábrica de Betim. “Vamos localizar tecnologias que juntem o etanol com eletrificações de vários graus. Não vamos trazer um kit da Ásia e montar em uma fábrica aqui”, declarou o executivo, acrescentando que os 1,5 mil engenheiros do grupo em Betim e os 200 em Pernambuco “já estão sendo preparados” para atuar nessa iniciativa. O plano prevê o lançamento de 43 modelos entre 2021 e 2025, englobando oito marcas – Fiat, Jeep, Peugeot, Citroën, RAM, Abarth, Opel e DS – (Ansa).
D – Engenheiro DevOps
O Instituto Atlântico, Instituição de Ciência e Tecnologia, sem fins lucrativos, voltada para a promoção da inovação, pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), está lançando o Avanti, unidade de educação para capacitar pessoas da TI para trabalhar com tecnologia de ponta. O primeiro curso da instituição é uma formação para Engenheiro DevOps, que já está recebendo inscrições, com previsão para início das aulas no fim deste mês. É voltado para profissionais que já possuem conhecimento em desenvolvimento e operações de sistemas de TI e desejam aprofundar seus conhecimentos participando de uma experiência de aprendizado imersiva em casos reais do mercado. Inscrições e mais informações: (https://www.atlanticoavanti.com.br/).
E – ‘Salvar’ Amazônia
O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, afirmou na terça-feira (31) que o bloco precisa construir uma aliança com o governo Lula para “salvar a Amazônia”. A declaração foi dada em entrevista à Ansa na Cidade do México, última etapa de uma viagem de 10 dias pela América Latina. “Acredito que a União Europeia deva construir uma aliança com o presidente Lula para salvar a Amazônia e interromper o desmatamento. Farei o meu melhor para que a UE contribua e se empenhe”, declarou Timmermans, que também é comissário de Ação Climática do bloco (ANSA).
F – Documentário Musical
Estão abertas as inscrições para o 15° In-Edit Brasil – Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece entre os dias 14 e 25 de junho, presencial em São Paulo, com online para todo Brasil. A mostra competitiva, é destinada a longa metragens nacionais. Outros dois painéis compõem o Panorama Brasileiro: a Mostra Brasil, que reúne longas e médias metragens e Curta Um Som, destinado a filmes de até 30 minutos. O filme vencedor da Competição Nacional recebe o prêmio “In-Edit Brasil” de Melhor Documentário Musical e será exibido no In-Edit Barcelona 2023, com a presença do diretor. Neste ano, o filme vencedor foi “Manguebit“, dirigido por Jura Capela. Outras informações: (https://br.in-edit.org).
G – Única Apresentação
O tenor italiano Andrea Bocelli voltará ao Brasil em 2024 para uma única apresentação no dia 26 de maio, no Allianz Parque. Com preços a partir de R$ 495, os ingressos para o concerto já começaram a ser vendidos pelo site oficial da Eventim (https://www.eventim.com.br/). Haverá ainda a opção de compra de “Entrada Social”, que terá parte de sua renda disponibilizada para a ONG Médicos Sem Fronteiras. Considerado uma das principais vozes da Itália, Bocelli visitará o Brasil pela sexta vez acompanhado de orquestra, coral e artistas convidados para apresentar seus maiores sucessos. O italiano, que venceu o Festival de Sanremo em 1994, já vendeu mais de 90 milhões de discos (Ansa).
H – Foliões no Autódromo
De 18 a 21 de fevereiro acontece a primeira edição do Circuito SP Folia, primeiro circuito de trios elétricos da cidade de São Paulo no Autódromo de Interlagos. As atrações serão das 10h às 20h, para receber cerca de 80 mil pessoas rotativas por dia. A programação contará com estilos musicais como axé, piseiro, sertanejo, pop, queer, rap, trap, funk e hip hop. O acesso será gratuito, mediante cadastro no site oficial do evento (www.circuitospfolia.com.br) e doação de um quilo de alimento não perecível, que será destinado à CUFA (Central Única das Favelas). A ideia surgiu com a proposta de reunir blocos de rua da cidade de São Paulo com segurança e estrutura adequada tanto para os trios elétricos como para os foliões.
I – Festa de Formatura
O Consórcio Magalu oferece uma grande diversidade de planos para diferentes necessidades, inclusive para pagamento de formaturas. O estudante ou sua família podem adquirir uma carta de crédito de serviço no valor de até 30 000 reais e quitá-la em até 60 vezes. É possível começar a pagar o consórcio no início da graduação e participar da festa de formatura, sem pesar no bolso do jovem. O consórcio, por ser uma modalidade de crédito segura, sustentável e sem juros, é a opção ideal para acompanhar os clientes nos momentos mais importantes da vida, como a formatura. O Consórcio Magalu tem selo RA1000, considerada a maior certificação de atendimento do país, além da conquista do troféu em 1º lugar do Prêmio Época Reclame Aqui, excelência em atendimento.
J – Produtos Diversos
A unidade do Clube de Permuta em Campinas completa três anos e projeta um 2023 de fomento e expansão dos negócios. Tendo a pandemia em paralelo com a estagnação/queda do mercado pela maior parte do percurso, o grupo reuniu perto de 70 associados no período. E agora, com o caminho liberado e a economia em crescimento, a expectativa até dezembro é a de dobrar o número de adeptos do mais antigo — e ao mesmo tempo mais moderno — meio de transações comerciais do mundo. O Clube de Permuta foca o relacionamento entre empresários que resulta em trocas multilaterais de serviços e produtos diversos. A plataforma promove vários privilégios aos associados, como aumento de lucro, conservação de caixa, escoamento de estoque, diluição do custo fixo e abertura para novos negócios. Saiba mais em: (https://www.clubedepermuta.com.br/).
K – Itens Esquecidos
O Poupatempo conta com um setor de Achados e Perdidos em todas as 216 unidades físicas do programa, o que facilita a busca dos cidadãos por itens esquecidos nos postos. Em 2022, foram registrados 10,5 mil objetos deixados nas unidades de todo o Estado de São Paulo. Destes, apenas 1,3 mil foram devolvidos aos seus donos. Documentos pessoais são os itens mais deixados no Poupatempo, com um total de 7 mil no último ano. Ocupam o primeiro e segundo lugar do ranking a Carteira de Identidade (RG), com 3,4 mil, e a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 2 mil. Para facilitar a busca, o Poupatempo disponibiliza a consulta pelo portal (www.poupatempo.sp.gov.br), na opção “Documento e Registros Pessoais”, depois “Achados e Perdidos”.