A – Feira de Franquias da Franchise B2B acontece nesta sexta e sábado
Acontece nos dias 01 e 02 de dezembro, sexta e sábado, a Feira de Franquias, promovida pela Franchise B2B. O evento acontece no Hotel Pullman, em São Paulo e a entrada serão 2kg de alimentos não perecíveis. O objetivo do evento é reunir grandes marcas e empreendedores, oferecendo palestras, capacitações e cursos do Sebrae. Acontecerá também uma exposição “A história do Franchise”. A Feira é aberta ao público. Todos os alimentos arrecadados serão doados para a campanha de Natal da Legião da Boa Vontade, que tem a meta de entregar mais de 50 mil cestas de alimentos neste Natal para famílias em situação de vulnerabilidade social. Serviço: Horário: das 9h às 20h. Local: Hotel Pullman. Endereço: Rua Olimpíadas, n° 205, Vila Olímpia – SP (lbv.org.br).
B – Veículos Clássicos
No ano em que completa 70 anos no País, a Volkswagen do Brasil lança o seu Certificado de Veículos Clássicos. O documento, que reconhece e exalta as características de produção de modelos clássicos fabricados em território nacional, também fornece dados originais de produção, que podem ser úteis para preservar e restaurar os veículos da marca. Trata-se de uma autentica certidão de nascimento, emitida sempre no nome do atual proprietário do clássico. Além disso, cada certificado terá um número serial único, que garantirá a rastreabilidade e autenticidade, evitando, dessa forma, possíveis falsificações.
C – Produtos em Fibrocimento
O Grupo Saint-Gobain, responsável pela marca Brasilit, acaba de inaugurar uma nova linha em sua unidade fabril de Recife. Com um investimento de aproximadamente R$ 70 milhões, a nova unidade foi projetada para aumentar sua manufatura de produtos em fibrocimento ao ano, para atender ainda melhor e com mais agilidade e proximidade a região. A planta vai gerar cerca de 50 novos postos de trabalho diretos e a nova linha de produção de Recife aumentará em 50% a capacidade produtiva e é referência no mercado em alta tecnologia e sustentabilidade, concebida dentro modelo de manufatura 4.0, onde 100% dos operadores são totalmente conectados. A planta apresenta melhor eficiência energética, redução importante na emissão de CO² contando com reuso de água no processo fabril.
D – Setor Elétrico
O Encontro Nacional ABSOLAR reúne, nos próxmos dias em 5 e 6, no Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, empresários, consultores, especialistas e agentes públicos ligados ao setor elétrico para debater a transição energética sustentável e o papel da energia solar nas transformações sociais, econômicas e ambientais, além de anunciar as projeções do mercado fotovoltaico para o próximo ano. O evento, que conta com a fintech Meu Financiamento Solar como anfitriã, deve reunir mais de 900 participantes nos dois dias, além de dezenas de expositores que apresentarão tendências, cases de sucesso e novas soluções para o setor fotovoltaico. Inscrições e mais informações podem ser obtidas no link: (https://encontronacionalabsolar.org.br/).
E – Flagship em Mumbai
A Tropicool – empresa vencedora do título de melhor açaí do mundo pelo The Superior Taste Award 2023 – está desembarcando com a sua primeira loja do segmento em Mumbai, na Índia. A ampliação da franquia para um novo objetiva apresentar o autêntico sabor das superfrutas brasileiras para o público indiano e também consolidar sua posição como uma marca em ascensão no cenário internacional, reforçando sua presença global na categoria. A inauguração da loja indiana na região de Khar West, está prevista para as próximas semanas de dezembro, e traz uma decoração pensada nas cores vivas do Brasil e folhagens da mata atlântica. A Tropicool tem presença em pontos icônicos ao redor do mundo como o Dubai Fountain, Burj Khalifa, Iceberg em Sidney, Skydive Dubai, Four Seasons, Praia da Grama no Brasil, entre outros. Mais informações: (https://www.tropicool.co/).
F – Ambulância 5G
A primeira ambulância conectada com tecnologia 5G do Brasil está prevista para entrar em operação na cidade de São Paulo até o final do ano. O projeto, conduzido pelo time de Alma Sírio-Libanês, braço de inovação da instituição, em parceria com a TIM e a Deloitte, apontou durante os testes uma redução de 27 minutos no tempo de atendimento, entre a realização de um eletrocardiograma e o acionamento do time médico na unidade de revascularização. Esse resultado reduz possíveis danos que podem acometer os pacientes, porque a equipe já estará a postos para um rápido atendimento. Para a primeira fase de atuação, a ambulância realizará principalmente os exames cardiológicos e testará a Consulta Virtual HD, no caso de suspeita de AVC.
G – Mercado de Franquias
Indicando ter superado a fase de recuperação mais aguda da pandemia, o setor de franquias manteve a curva de crescimento e registrou uma alta de 11,4% no seu faturamento no terceiro trimestre. É o que aponta a Pesquisa Trimestral de Desempenho realizada pela Associação Brasileira de Franchising. O estudo mostra que o faturamento do setor passou de R$ 56,256 bilhões para R$ 62,676 bilhões nesse período, comparado aos mesmos meses de 2022. Frente ao terceiro trimestre de 2021, a variação positiva foi quase três vezes maior, de 32,3%. Em relação a igual período de 2020 (início da pandemia), a receita cresceu ainda mais, 42,6%, e comparada a 2019, a alta foi de 32,8%.
H – Lata Mais Bonita
Cervejarias de todo o país estão ansiosas por conta do resultado da terceira edição do prêmio Lata Mais Bonita do Brasil. Promovido pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o concurso irá premiar, no próximo dia 8, os mais belos rótulos que embalam cervejas produzidas em todo o país. Responsável por envasar mais da metade de toda cerveja brasileira, a lata de alumínio é a embalagem mais sustentável do mercado. Dentre as finalistas, quatro são de São Paulo, três do Paraná, além de uma do Rio, uma de Minas Gerais e uma do Distrito Federal. Essas dez foram escolhidas dentre 237 rótulos inscritos de 85 cervejarias, representando 13 estados brasileiros.
I – Ciência e Tecnologia
A biofarmacêutica GSK completa 115 anos de presença no Brasil, e mantém seu foco no bem-estar dos pacientes. Com o propósito de unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças, a companhia, com sede no Rio de Janeiro, impacta mais de 20 milhões de pacientes em território nacional por ano através das quatro áreas terapêuticas em que atua: Vacinas, HIV, Oncologia e Imunologia/Respiratória. A GSK é uma biofarmacêutica multinacional, presente em mais de 80 países, que tem como propósito unir ciência, tecnologia e talento para vencer as doenças e impactar a saúde global. Saiba mais em:
(https://br.gsk.com/pt-br/).
J – Posts Patrocinados
A HypeAuditor, uma ferramenta analítica de marketing de influencers, analisou os posts patrocinados feitos no Brasil no período de 1 de janeiro até 31 de outubro e comparou os dados do AQS (Audience Quality Score) dos influencers que realizaram esses posts. Os resultados revelaram que 16,2% dos posts patrocinados foram feitos por contas de baixa qualidade, com seguidores e engajamento falsos. Além disso, 51% foram feitos por influencers de qualidade média, apresentando indícios de atividades suspeitas. Esses dados indicam que uma parcela significativa do mercado está direcionando seus orçamentos para influencers de qualidade abaixo da média, o que pode resultar em resultados menos eficazes e impactantes. Confira em: (https://hypeauditor.com/pt/resources/whitepapers/influencers-
falsos-brasil-2023/).
K – Insumos Nacionais
O desenvolvimento de processos para a produção de moléculas é um movimento estratégico, tanto para o abastecimento do país, quanto para o crescimento da indústria. Um dos exemplos é benznidazol, insumo utilizado no tratamento contra a doença de Chagas. A substância é alvo de uma parceria entre Nortec Química, maior fabricante de insumos farmacêuticos ativos (IFAs) da América Latina, e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da Fiocruz. O Brasil é um dos únicos produtores deste IFA e agora está a caminho de aprimorar ainda mais o processo de fabricação do mesmo. A iniciativa deve colaborar para posicionar os produtos brasileiros no competitivo mercado internacional farmoquímico.