Negócios em Pauta 01/02/2018

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A – Rotina da Assembleia

Os jovens que queiram se aproximar da rotina do Poder Legislativo podem participar do Parlamento Jovem Paulista. Os 47 selecionados pelo concurso serão deputados por dois dias e poderão vivenciar a rotina de uma casa legislativa. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebe, de 5 de fevereiro a 9 de março, projetos escritos pelos candidatos. Podem participar do programa alunos com idade entre 14 e 21 anos e que estejam cursando o 9º ano do Ensinos Fundamental, Médio ou Técnico. Para se inscrever, o jovem deve preparar um trabalho na forma de projeto de lei, conforme orientações do manual do candidato (disponível em https://goo.gl/tTvg8n ) e procurar a diretoria da escola em que estuda. A Alesp divulgará os 47 selecionados em 2 de abril.

B – Soluções em Mobilidade

Melhorar a mobilidade urbana, o acesso a áreas de grande movimentação de pessoas, é um dos principais desafios das cidades contemporâneas. De acordo com dados do WRI Brasil, os brasileiros passam em média de dez a 15 dias ao ano presos no trânsito, o que além de causar estresse e redução da produtividade, colabora para o aumento das emissões de gases poluentes na atmosfera. Para estimular soluções inovadoras para esse problema, o WRI Brasil e a Toyota Mobility Foundation lançam o ‘Desafio InoveMob’, que vai investir R$ 600 mil (US$ 200 mil) em subsídios para os melhores projetos. A iniciativa visa selecionar soluções que promovam alternativas sustentáveis e inclusivas de deslocamento nas cidades. As inscrições ficam abertas até 9 de março, por meio do site (www.desafioinovemob.org), onde também é possível acessar o edital do concurso.

C – Ciência da Computação

O Programa de Pós-Graduação em Ciência de Computação do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da Unifesp, em São José dos Campos, está com inscrições abertas em processo seletivo para mestrado em Ciência da Computação, com início no primeiro semestre de 2018. São oferecidas 17 vagas, não sendo obrigatório o preenchimento de todas elas. Os candidatos poderão se candidatar para três grandes linhas de pesquisa: 1) Linha de Otimização, 2) Linha de Sistemas Computacionais e 3) Linha de Sistemas Inteligentes. As inscrições poderão ser feitas pela internet até 2 de fevereiro, por meio de formulário disponível no site (http://forms.sites.unifesp.br/index.php/457352?lang=pt-BR&;encode=). Mais informações: (https://goo.gl/1FGM3D).

D – Arte do Coaching

Uma das mais renomadas instituições de formação profissional em coaching no mundo, o Erickson College está abrindo inscrições para uma nova turma do curso “A Arte e a Ciência do Coaching”, que acontece em São Paulo, a partir de março. É voltado a profissionais que já atuam ou pretendem atuar no mercado de coaching e que buscam uma certificação internacional para esta especialidade, cada vez mais demandada pelas empresas. Uma das modalidades mais procuradas é o Coaching Executivo. O programa “A Arte e a Ciência do Coaching” conta com o selo Accredited Coaching Training Program, emitido pela International Coach Federation. O curso é realizado em 4 módulos de formação e um módulo de certificação. Mais informações: ([email protected]).

E – Psicologia Transpessoal

Psicoterapeutas, profissionais da área de RH, educadores, coaches e demais atuantes de segmentos correlatos costumam buscar novas ferramentas, como cursos e especializações, para ampliar a própria capacidade de conexão com o próximo e desempenhar melhor sua profissão. O que a Unipaz São Paulo propõe em todos os seus cursos, porém, é que os estudantes busquem o autoconhecimento antes de partir para atuar na busca da transformação de seus clientes. O conceito também está por trás da pós-graduação em Psicologia Transpessoal da entidade, que já tem inscrições abertas. O curso visa preparar o participante para trabalhar com os conceitos que Abraham Maslow, um dos pais do Movimento Transpessoal, considera a quarta força dentro da psicologia. Mais informações: (www.unipazsp.org.br).

F – Ambiental e Sustentabilidade

O curso de especialização MBA em Gestão Ambiental e Sustentabilidade do Campus Sorocaba da UFSCar está com inscrições abertas para a formação de nova turma, com início neste primeiro semestre. Objetiva compartilhar conhecimentos em gestão tendo como foco a sustentabilidade, uma vez que a demanda contemporânea por produtos e serviços que utilizam recursos naturais exige uma responsabilidade socioambiental cada vez maior das instituições públicas e privadas e dos profissionais que nelas atuam. Oferece disciplinas com tópicos em Economia, certificação e licenciamento ambiental, planejamento ambiental participativo, gestão de recursos, gestão de projetos e negócios, dentre outros. Inscrições e mais informações: (www.mbagas.ufscar.br).

G – Voos Executivos

A Airshuttle lança aplicativo pioneiro para reserva de voos executivos. A empresa conta com mais de 100 aeronaves cadastradas no sistema, todas vistoriadas por ela e operadas por táxis-aéreos homologados pela ANAC. A empresa oferece os serviços em todo território brasileiro, e o cliente pode acessar a área de reserva pelo site da empresa (www.airshuttle.com.br) ou baixar o aplicativo no Google Play. A companhia também dispõe de reservas para helicópteros mono e biturbina, com fornecedores em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba e Porto Alegre. Também, voos compartilhados entre São Paulo e capitais como Rio, Brasília, Belo Horizonte e Curitiba, além da oferta dos serviços para o litoral de São Paulo (Ilhabela, São Sebastião, Angra dos Reis e outras cidades).

H – Vila Cidadã

O 8º Fórum Mundial da Água deve reunir cerca de 45 mil pessoas entre 18 e 23 de março, em Brasília. Dentro do evento, haverá espaços gratuitos e abertos ao público: a Feira e a Vila Cidadã, localizadas no Estádio Nacional Mané Garrincha. Para ter acesso, o visitante deverá realizar um credenciamento prévio, que já está disponível no site (http://www.worldwaterforum8.org/pt-br). A Vila Cidadã terá atividades interativas voltadas para a construção de diálogos com a sociedade, com exposições lúdicas repletas de tecnologia, palestras, cinema, apresentações artísticas. É um espaço aberto a todos que quiserem participar e incentivar debates voltados para melhorar o uso consciente da água. O objetivo da Vila Cidadã é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água, além de promover soluções inovadoras para os problemas que os cidadãos enfrentam no cotidiano.

I – Gastronomia e Hotelaria

Entre os dias 14 e 16 de março, no São Paulo Expo, acontece o o Sirha – principal evento de gastronomia e hotelaria no mundo. A programação conta com palestras e workshops, inovações, demonstrações exclusivas, concursos internacionais e novidades e atrações do ramo. Conta com 250 expositores e marcas, nacionais e internacionais, e 15 mil visitantes nos três dias. O evento é o de maior referência dos setores de food service e hotelaria na Europa e no mundo, e está pela terceira vez no Brasil – e pela primeira em São Paulo. A etapa brasileira do concurso Bocuse d’Or é um dos destaques. Outra disputa internacional é a Coupe du Monde de la Pâtisserie, voltada para a arte da confeitaria. Já o Talentos do Gelato é exclusivo da versão brasileira do evento, e vai prever a preparação de finger foods salgados. Mais informações e inscrições:(http://www.sirha-saopaulo.com/).

J – Produção de Café

Maior e com boas expectativas de negócios, a 17ª edição da FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) da Cooxupé trará novidades para melhorar o futuro da produção nas lavouras de café e também soluções para a área da pecuária, além de trazer um espaço de conhecimento aos cafeicultores. Realizado em Guaxupé, o evento acontece de 21 a 23 de fevereiro, com o tema “Produção responsável para uma cafeicultura de sucesso”. Os expositores levarão aos visitantes inovações e melhorias em equipamento e processos para transformar o futuro da produção nas lavouras, como a carreta com kit medidor da quantidade de café colhido, que no processo de carregar a carreta já mensura o volume, e soluções de energia sustentável como a solar, por meio de painéis fotovoltaicos. Saiba mais: (https://www.cooxupe.com.br/femagri/).