Luís Augusto Severo Soares (*)
Segundo fontes do governo federal, em 2023 o setor de turismo empregava cerca de oito milhões de pessoas e gerou receitas da ordem de R$ 750 milhões, quase 8% de nosso PIB.
O turismo é uma atividade que vem ganhando cada vez mais espaço em nossa economia; temos um grande potencial nessa área, dentre outros fatores pela riqueza de nossas paisagens, que vê o ecoturismo em expansão, nossas praias, cidades históricas e nosso patrimônio cultural. Apesar disso, o Brasil recebe apenas 0,5% de todos os turistas que circulam pelo mundo.
O aumento do fluxo de turistas, não apenas os provenientes do exterior, mas também as viagens dos que aqui residem, pode trazer inúmeros benefícios ao país, dentre os quais a geração de empregos e aumento de renda da população, além do incentivo à preservação do patrimônio cultural e natural.
É claro, especialmente para os profissionais da área, que a falta de mão de obra adequadamente preparada é um dos fatores que impedem o desenvolvimento do turismo em nosso país.
Uma das iniciativas que pretendem suprir essa falta de mão de obra, nasceu em 2008, quando a Faculdade de Tecnologia de São Paulo, a FATEC-SP, implantou o curso superior hoje chamado Tecnologia em Gestão de Turismo, o principal curso superior da área ofertado em instituição pública.
O curso, gratuito, é ofertado em dois turnos, matutino e vespertino e se desdobra em 6 semestres, com uma matriz curricular que ocupa 2.880 aulas, com atividades acadêmicas, científicas e culturais, desenvolvidas com o acompanhamento de professores, quase todos portadores dos títulos de mestre ou doutor.
Essa carga horária, maior ou semelhante à de muitos cursos de bacharelado na área, permite que quase 100% dos egressos atuem em diferentes setores do turismo, preparando-os também para programas de pós-graduação, atividades de pesquisa e docência.
Este é um curso que deve ser considerado pelos jovens que estão chegando à universidade.
(*) Doutor em Geografia pela USP, é coordenador do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da FATEC-SP.