197 views 5 mins

Qual o papel do 5G Privado e da cibersegurança na Transformação Digital?

em Opinião
terça-feira, 03 de outubro de 2023

A evolução tecnológica está trazendo novas jornadas de Transformação Digital nas organizações.

Em função disso, cada vez mais as empresas precisam melhorar seus processos para resolver problemas que prejudicam a perspectiva do usuário. Paralelamente, novos produtos, serviços e tecnologias com metaverso, realidade virtual e aumentada deixam o mundo digital mais próximo do real, exigindo melhor conectividade, latência próxima de zero, maior confiabilidade, altíssima taxa de transmissão e um ótimo processamento nos servidores. O 5G Privado tem um papel fundamental nesse processo.

No entanto, para ter o sucesso esperado, o 5G Privado precisa de bons serviços de monitoramento, segurança, observabilidade e uma implementação feita sob medida, do início ao fim, em que é necessário gerenciar todas as etapas – design, construção, integração, soluções, gestão e otimização – para prover uma interação entre o mundo digital e o real. Isso se dará por meio de um fluxo contínuo imperceptível para a maioria dos usuários.

Muitas empresas já estão evoluindo para essa abordagem mais sistêmica, com foco no crescimento de novas tecnologias, o que necessita de novas competências para atingir a qualidade de serviços esperada, como automação, aprendizado de máquina e outros recursos capazes de fornecer as melhores análises de dados possível. O 5G Privado permitirá um novo tipo de rede projetada para conectar praticamente tudo e todos, incluindo máquinas, objetos e dispositivos.

Poucas empresas têm trabalhando com o 5G Privado como se deve, oferecendo soluções que proporcionarão velocidade de dados de pico multi-Gbps mais altas, latência ultrabaixa, maior confiabilidade, capacidade de rede massiva, mais disponibilidade e uma experiência uniforme para os usuários, trazendo mais desempenho e eficiência. Para isso, as empresas precisam trabalhar com mecanismos de data anlytics, machine learning, IA e IA Generativa, que desempenharão um papel crucial na Transformação Digital em diferentes segmentos de negócios. São essas tecnologias que permitirão às empresas otimizar seus processos e oferecer melhores serviços aos clientes.

Por outro lado, essas soluções requerem uma mudança de mindset por parte das organizações e de seus profissionais, como, por exemplo, reconhecer a importância da segurança cibernética e adotar soluções baseadas em IA para lidar com os desafios do mundo digital. Além disso, ainda será necessário soluções de hardware com mais capacidade de processamento e com um tempo de resposta muito mais rápido do que o normal.

Quando falamos de uma mentalidade de segurança centrada na IA é importante ter uma abordagem holística, considerando não apenas a detecção e a mitigação de ameaças, mas o fortalecimento da identidade e do acesso, o gerenciamento de vulnerabilidades e a detecção de fraudes. Também é fundamental estar atualizado com as últimas tendências e avanços em IA e segurança cibernética, e ficar preparado para adaptar e evoluir constantemente as estratégias à medida que novas ameaças surgem.

Em resumo, a preparação para a detecção de ameaças em tempo real com o uso da IA envolve uma combinação de mudança de mentalidade, investimento em treinamento e capacitação, colaboração entre humanos e máquinas, abordagem holística para a segurança e atualização constante das estratégias de segurança.

Quando pensamos em serviços, criamos uma jornada para nossos clientes, ou seja, com o 5G Privado podemos entregar soluções fim a fim, com serviços de acesso, core, aplicações em realidade aumentada, virtual, mista, levando soluções de Machine Learning, IA e IA Generativa, utilizando essas soluções com melhor processamento, melhorando a capacidade da rede, o monitoramento, a observabilidade e a segurança.

Dessa forma, o 5G Privado conseguirá atender às necessidades da organização para continuar crescendo, sem deixar de lado outros aspectos tão importantes, essenciais para a sustentabilidade de qualquer negócio, independentemente do porte e do segmento o qual pertence.

(*) É Head de Serviços Gerenciados da NTT Data e Vandy Freitas é 5G Specialist da NTT Data.