Carolina Gilberti (*)
Você já deve ter ouvido a frase “A arte de dizer ‘não’ é libertadora”. Como a própria mensagem diz, isso é uma arte e, como toda arte, precisa ser desenvolvida.
Desenvolver essa competência está diretamente ligado ao autoconhecimento e, portanto, é um exercício constante. Já parou para pensar por que temos tanta dificuldade em dizer “não”? Na maior parte das vezes, esse comportamento se deve ao desejo de agradar ao outro, a vaidade ou ego. No entanto, quando você adquire consciência de onde está, do que precisa e do que deve ser feito, o “não” vem de forma mais natural.
E como essa arte se relaciona com o universo feminino? Bom, primeiramente, nós, mulheres, fomos condicionadas a sermos plurais, multitarefas, e a darmos conta de tudo. Passamos gerações e gerações assumindo tarefas e responsabilidades dentro e fora de casa, como verdadeiras Mulheres-Maravilhas, que nunca se abalam, nunca se cansam e estão sempre com um sorriso no rosto.
Mas a realidade não é essa.
Atualmente, 10 milhões de mulheres empreendem no Brasil. E 34% dos negócios no país são liderados por figuras femininas. Números expressivos — e que tendem a crescer nos próximos anos, já que ainda precisamos avançar muito quando o assunto é igualdade de gênero. Mas precisamos aprender a entender os nossos papéis e onde traçar a linha.
Ao entender nossos ciclos e fases, analisamos nossas necessidades, diagnosticamos a situação e partimos para soluções eficazes. Assumir as rédeas da nossa vida é ter consciência de onde estamos e do que precisamos fazer para chegar aonde queremos. É ser líder da própria vida. Precisamos aprender a gerenciar e a liderar as nossas escolhas e necessidades.
Portanto, na próxima vez que você se encontrar em uma situação em que sua vida pessoal está soterrada pela profissional, sem tempo para si mesma e para sua família, além de submersa em tarefas de trabalho 12 horas por dia, pare e analise. Você não está com essa bola toda. Nos tempos de hoje, esse cenário não é mais sinônimo de sucesso. Será que você está dizendo “não” o suficiente para os outros e para si mesma?
(*) CEO da Mubius WomenTech Ventures, a primeira WomenTech do Brasil. E-mail [email protected].