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Marketing de conteúdo: como criar e distribuir conteúdo relevante para seu público-alvo

em Opinião
terça-feira, 02 de maio de 2023

Prática pode ajudar empresas a se sobressaírem com a finalidade de atingir públicos específicos.

Dora Almeida Carraro (*)

A elaboração de conteúdo relevante é o principal elemento atrativo para qualquer empresa que tenha por objetivo se destacar no cenário em que atua. Para que isso se concretize, o Marketing de conteúdo se apresenta como uma abordagem indispensável – afinal, é por meio de um conjunto de estratégias bem delineadas que uma marca poderá se impor com maior assertividade, angariando o público almejado.

Antes de tudo, no entanto, é absolutamente necessário que o público a quem o conteúdo se destina tenha seus interesses e necessidades conhecidas. Este recorte de público, também conhecido como persona, é quem irá consumir o material produzido; portanto, estar a par do que ele procura e atender à sua demanda é fundamental para que sua fidelização, isto é, seu vínculo com a marca seja gradualmente consolidado. A compreensão da persona permitirá que mais conteúdos sejam criados com a intenção expressa de contemplar a busca do público, gerando uma potencial relação de desejo por mais materiais a serem produzidos; estes materiais podem estar associados a produtos, serviços ou mesmo ao próprio âmbito virtual enquanto espaço gerador de puro conteúdo.

A conquista de um público engajado passa pela qualidade do conteúdo produzido. Desta forma, é importante estabelecer um alto padrão de apresentação do mesmo, a fim de que o elemento de atratividade da marca se mantenha consistente: textos acessíveis, concisos e bem escritos, uma dimensão visual aprazível e de fácil assimilação, em se tratando de imagens, vídeos bem elaborados, em caso de criações audiovisuais, e uma ordenação geral do espaço em que o conteúdo é exposto são apenas algumas medidas favoráveis ao despertar do interesse do público-alvo. Uma produção de conteúdo continuamente atrelada às exigências do público garantirá não só o seu retorno, mas também, potencialmente, o ganho de mais consumidores com um perfil similar ao dos que já acessam o conteúdo criado.

Um dos muitos benefícios que a prática do Marketing de conteúdo poderá trazer para uma empresa é a ampliação de sua projeção no mercado, bem como o consequente fortalecimento de sua imagem: com o passar do tempo, havendo uma obstinada produção de conteúdo relevante, a marca ganhará substância e passará a ser totalmente associada ao tipo específico de material que ela produz. Assim, gera-se um ciclo: a persistência converte o público, que, ao se interessar pelos serviços da marca, irá desenvolver um olhar positivo a respeito dela, podendo auxiliar, direta ou indiretamente, na atração de mais clientes, a quem o conteúdo produzido poderá apetecer.

Outro ponto importante para a criação de um conteúdo relevante é a diversificação dos meios através dos quais ele será propagado. Com a miríade de possibilidades oferecidas pela internet, é possível produzir e adaptar conteúdos para diversas plataformas e formatos, de modo a conquistar uma variedade maior de público. Muitas vezes, os consumidores possuem hábitos de acesso específicos, podendo, por exemplo, procurar vídeos, podcasts, textos ou mesmo postagens mais curtas e sintéticas em redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter, plataformas de extrema importância para a divulgação. Portanto, é essencial levar em consideração a pluralidade dos meios ao produzir e distribuir conteúdo, uma vez que esta variedade poderá ampliar o raio de alcance da marca. Com a fluidez e a integração de diversos meios característicos da internet, demonstrar flexibilidade pode ser crucial para que a distribuição de conteúdo ocorra de maneira intensa e eficiente.

O âmbito digital oferece uma gama de caminhos para que as empresas possam se destacar diante do seu público-alvo. Ainda assim, a principal medida que qualquer empresa deve tomar é a busca por conhecer cada vez mais o seu próprio público, de tal forma que suas estratégias possam ser desenhadas e empregadas com maiores possibilidades de retorno. O Marketing de conteúdo se destina a esta finalidade, e sua correta aplicação pode trazer resultados extremamente positivos para qualquer empresa disposta a utilizá-lo.

(*) É Diretora de Mídias em Marketing Digital.