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Humanização do RH gera resultados mais positivos

em Opinião
segunda-feira, 01 de agosto de 2016

Juliane Yamaoka (*)

Pessoas requerem mais do que compensações financeiras para se manter motivadas.

Os funcionários são os ativos mais valiosos de uma organização, no entanto, durante anos as estratégias de negócios focaram apenas na produção e nos resultados finais, tendo ficado o capital humano apenas como ferramenta para obter lucros. Hoje, os líderes de RH precisam ajudar a humanizar as empresas, provocando mudanças que proporcionem uma união mais harmoniosa entre o negócio e os relacionamentos para gerar um clima organizacional mais agradável e resultados mais positivos.

Afinal, sem os funcionários no comando das atividades, as empresas não podem inovar, crescer ou evoluir. Os departamentos de RH passaram anos se reposicionando aos olhos da gerência, tendo de provar seu valor aos executivos, demonstrando sua habilidade de gerar inovação, resolver problemas complexos e, ao mesmo tempo, focar nas pessoas e no que elas podem agregar ao negócio.

Com mais empresas reconhecendo o valor do bom clima organizacional e da gestão de talentos nos resultados de negócio, os líderes de RH estão numa posição cada vez melhor para demonstrar seu valor e os benefícios de humanizar o ambiente de trabalho.

Pessoas requerem mais do que compensações financeiras para se manter motivadas, e os melhores talentos estão buscado empresas que abracem a cooperação e a transparência. Ao humanizar a empresa, os líderes de RH criam incentivos para que os melhores candidatos participem dos processos seletivos, melhoram o engajamento dos funcionários e desenvolvem um senso de lealdade e exclusividade. Esses fatores impactam diretamente nos resultados do negócio, incluindo a rentabilidade, a percepção dos clientes e a competitividade.

O dia a dia do funcionário oferece uma série de oportunidades para tornar sua experiência mais humana no ambiente de trabalho. Os líderes de RH podem, por exemplo, facilitar interações mais próximas entre colegas e supervisores por meio de ações simples, como encorajar os membros da equipe a dar as boas vindas aos novos funcionários e apoiá-los em suas tarefas. Equipes e departamentos também devem se sentir capazes de falar abertamente e de maneira honesta durante o dia de trabalho.

Em hierarquias tradicionais, pode ser difícil o surgimento de pensamentos e atividades inovadoras. Mesmo que os negócios necessitem de algum tipo de hierarquização, é possível pensar em criar mais transparência nos processos de comunicação. Isso inclui, por exemplo, encorajar os funcionários a participarem dos processos de tomada de decisão e evitar práticas que arruínem o clima organizacional, impedindo que o funcionário se sinta à vontade para falar. As empresas só têm a ganhar com isso, afinal, boas ideias podem vir de qualquer nível hierárquico.

Um clima organizacional favorável e mais humano inclui ainda uma relação mais balanceada com o negócio, com mais investimento da empresa no bem estar e no reconhecimento do funcionário. Líderes de negócio podem melhorar esse ponto criando estratégias de recrutamento e treinamento e sugerindo benefícios e outras iniciativas que mostrem apreciação pelo trabalho feito, encorajando o sucesso futuro.

Quanto mais as empresas começam a ver o retorno associado à humanização do local de trabalho, mais começarão a incentivar novas práticas similares, melhorando o clima organizacional e criando empresas mais humanas.

(*) – É gerente geral da Efix.