86 views 5 mins

Falhas que sabotam o crescimento profissional

em Opinião
quarta-feira, 07 de novembro de 2018

Eduardo Shinyashiki (*)

Geralmente, quem inicia uma carreira promissora tem como objetivo se tornar um profissional de sucesso e realizado.

No entanto, algumas pessoas conseguem alcançar a meta, outras não chegam à concretização mesmo sendo competentes e capazes. O que será então que diferencia esses profissionais?

Por um momento, imagine um avião lindo. Um jato executivo mais moderno que existe e, que quando você olha, pensa: “Que coisa incrível”. Porém, esse avião está parado no aeroporto e não é usado para o propósito pelo qual foi construído. Nessa metáfora podemos entender porque profissionais não conseguem decolar a carreira.

São indivíduos que têm tudo pronto, competência, talento, qualidades, mas que ainda estão colocando a atenção em algo que não permite que cumpram com maestria o seu propósito. Cometemos muitas falhas na vida profissional, mas existem algumas que merecem atenção, pois podem “travar” a evolução da carreira ou projeto profissional sem percebermos. Veja só:

Não definir claramente o seu posicionamento: esse é um dos principais erros. Em algum momento a falta de posicionamento faz com que o mercado e o público não saibam exatamente o que o profissional tem a oferecer, além de ele não ser percebido como poderoso, presente e competente, diminuindo as chances de ser lembrado e procurado e, assim – usando a metáfora anterior-, o avião não decola.

Falta de fortalecimento das competências socioemocionais e do autodomínio: possuir essas competências faz uma diferença imensa quando se trata de sucesso e realização, pois permite que planos e projetos não fiquem fechados em uma gaveta, esquecidos, abandonados, perdidos ao longo do tempo porque foram escondidos atrás de uma cortina de medos, limitações, inseguranças e desculpas.

Os limitadores mais fortes não são externos à pessoa, mas internos. Quando o ser humano olha muito para fora, pouco conhece sobre si mesmo e sobre suas reações ou até mesmo sobre como lidar com os conflitos, dificuldades, desafios, medos e como transformá-los a seu favor. Por isso, é muito importante que o profissional invista em um caminho de autodesenvolvimento e de evolução no seu processo de crescimento pessoal, para que possa compreender suas limitações e também seus talentos e ser coerente com aquilo que o seu coração realmente quer.

Ausência de velocidade para responder a mudanças: ser ágil perante uma transformação é um grande diferencial do profissional atual, e quem não se renova está falhando. Agilidade, flexibilidade e adaptação ao novo e às inovações são o que mais nos será pedido no futuro. E estar aberto a se renovar, atento e suscetível ao novo, às mudanças e sempre disposto a aprender, é o diferencial do profissional de sucesso.

Não criar uma “rede de proteção”: existem pessoas que focam nas dificuldades da vida e são negativas mediante situações desafiadoras. O ponto de vista delas normalmente é a dificuldade e não a solução. Por conta disso, cercar-se de pessoas que vibrem na mesma intensidade e frequência que a nossa é algo muito importante para o sucesso do negócio e para resolver problemas complexos em que a participação de todos os envolvidos é essencial.

Encontre pessoas que o apoiem e que elevem seus padrões a outros patamares, que te inspirem e desafiem a ser melhor a cada dia. Claro, lembre-se de que você também precisa ser alguém que apoia pessoas, inclusive você mesmo, isto é, cuidado com seus pensamentos e atitudes para não se tornar você o seu maior sabotador.

Olhe para dentro de si e para as suas ações e analise onde tem falhado consigo mesmo. Inverta o prisma da falha para o aprendizado e então veja que o seu caminho profissional pode ser muito mais brilhante do que imaginou!

(*) – É especialista no desenvolvimento da performance humana e autor do livro “O Poder do Carisma – conquiste e influencie pessoas sendo você mesmo” (www.edushin.com.br).