Alejandro De Gyves (*)
O Brasil atingiu no ano passado a maior taxa total de empreendedorismo de todos os tempos.
Segundo dados da última pesquisa do Sebrae, três em cada dez brasileiros possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Porém, a grande maioria não prospera e acaba fechando as portas com menos de um ano no mercado. Principalmente em 2015, com a forte crise econômica que atingiu nosso País, milhares de empresas acabaram fechando e outras milhares ainda encontram muitas dificuldades para conseguir bons resultados de vendas.
O sucesso de vendas de uma empresa, seja de seus produtos ou serviços oferecidos, não depende apenas de um processo bem montado. Vários fatores como a conjuntura de mercado, a qualidade do que está sendo vendido e o capital investido fazem uma grande diferença. Porém, existem estratégias e metodologias comerciais que devem fazer parte da cultura de toda a empresa que deseja alcançar bons resultados e permanecer no mercado.
Muitos empresários falham no momento de estabelecer suas estratégias para vender mais. Eles se esquecem que a força de venda está escondida atrás de diversos âmbitos e setores de uma empresa. Neste artigo, destacarei alguns pontos que devem ser considerados no momento de criar as estratégias eficazes de venda.
. Equipe – Ter uma equipe bem alinhada e em sintonia com os princípios e objetivos da empresa é fundamental para as vendas. Funcionários que trabalham satisfeitos e são constantemente recompensados pelos bons resultados geram mais valor para a empresa vendem mais. Isso porque eles são estimulados a melhorar e gostam de trabalhar para aquela empresa.
Por isso, é importante manter um bom relacionamento com os colaboradores, estimular o trabalho em equipe e realizar treinamentos constantes e de qualidade, para alinhar todos os interesses envolvidos, metas e objetivos.
. Marketing Digital – Não é nenhuma novidade que o Marketing hoje é essencial para as vendas de qualquer empresa. A capacidade de atrair potenciais clientes, divulgar bem os produtos e serviços, além de manter um bom relacionamento com clientes faz toda a diferença nos resultados de venda.
Hoje, o Marketing Digital ganhou uma importância enorme para as empresas. Estar presente e ativo nas mídias sociais, ter um site funcional e atualizado, fornecer conteúdo de qualidade para os clientes e saber usar as ferramentas on-line para gerar novos leads deve fazer parte do dia a dia corporativo. Não é por acaso que, 67% de empresas que tiveram prejuízos de vendas no ano passado admitem que não investiram o necessário em Marketing Digital.
. Clientes satisfeitos e fidelizados – Muito se engana o empresário que pensa que para vender mais é preciso apenas conquistar novos clientes. Tão importante quanto isso é manter os clientes já conquistados sempre satisfeitos para fideliza-los. Ganhar e perder, ganhar e perder não vai fazer com que a empresa saia do lugar e consiga uma alta taxa de vendas. Para isso, garantir produtos e serviços de qualidade, além de manter um bom relacionamento e atendimento é essencial.
Segmentar e personalizar o serviço de acordo com cada cliente transmite a ideia de que ele é único e importante para você. Não envie mensagens genéricas e automáticas sem o mínimo de distinção. Valorize seu cliente, ele é o ponto-chave da sua venda.
. Apostar em diferenciais – Saber impactar o público-alvo de maneira diferente e inovadora garante vantagens sob os concorrentes. É importante que a empresa se mantenha sempre bem informada e ligada às tendências e novidades para fornecer serviços diferenciados.
(*) – É diretor para América Latina da ActionCOACH – líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e a primeira franquia de coaching no Brasil (http://actioncoach.us11.list-manage.com/subscribe?u=f93d6c0174983eb371f1faf0a&id=043a8a8e22)