82 views 9 mins

Contabilidade da tradicional para o digital

em Opinião
sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Luana Menegat (*)

Existem muitos serviços que mudaram nossa forma de consumir e derrubaram algumas barreiras que existiam em nossas mentes.

Imagine há alguns anos você falar aos seus pais que iria viajar para o outro lado do mundo e que iria dormir na casa de um desconhecido por um preço muito bacana. Eles provavelmente morreriam de preocupação e não permitiriam algo assim.
Hoje, graças ao Airbnb, esses mesmos pais viajam para qualquer lugar e dormem na casa de um completo estranho, avaliam o serviço no final e tudo isso com segurança.

Esse é só um exemplo, podemos estender essa mudança de comportamento para serviços de bancos (afinal, quem é que gosta de pegar fila em um banco tradicional se pode resolver tudo pelo celular), serviços de transporte, compra de comida, enfim… uma gama enorme de serviços que partiram do tradicional para o digital.
Assim também acontece com a contabilidade. Um serviço completamente tomado pelo tradicional, mas que vai aos poucos ganhando espaço e forma no mundo digital. Certo. Mas quais as diferenças entre contabilidade tradicional e digital? O que eu ganho ou perco com isso?

Na contabilidade tradicional você pode ir até o escritório do seu contador, sentar com ele e fazer uma reunião, tomar um cafezinho e conversar sobre a sua empresa. Os serviços que esse contador tradicional vai fazer estarão ligados ao fiscal, contábil, societário e recursos humanos. Digamos que você precise fazer a admissão de um novo empregado na sua empresa. Vai entrar em contato com o seu contador tradicional e passar a ele os dados dessa nova relação de emprego. Então o contador vai transmitir essas informações ao governo, imprimir uma série de documentos e devolver a você.

Dependendo da sua cidade, dependendo de como essas informações são passadas e, enfim… dependendo do cenário, esse processo pode levar horas ou dias. Isso é só um pequeno detalhe… você também vai receber seu imposto por meio de um papel impresso, se precisar saber os dados de faturamento, custos, despesas, resultado ou outros, terá que entrar em contato com o contador a cada vez e solicitar o que precisa. E, por fim, terá que confiar que o que ele faz é correto. Na contabilidade digital não é possível sentar e tomar um cafezinho com o seu contador. Sua forma de comunicação passa a ser um app de celular. Por meio do app você consegue pedir tudo o que precisa para gerir a sua empresa.

Poderá contratar pessoas, solicitar férias, afastamentos, rescisões, pedir uma alteração contratual (ah! E acompanhar em tempo real o que acontece com o seu processo), ter acesso aos seus impostos sempre que desejar, copiar o código de barras em um clique e efetuar o pagamento no seu app do banco (que pode até ser tradicional, mas já tem um app), marcar o tributo como pago para ter um controle maior, emitir notas fiscais com facilidade e rapidez e acompanhar a qualquer tempo, em qualquer lugar, o seu faturamento, despesas, custos e resultado.

Você passa a ser um auditor do trabalho do seu contador, passa a ter controle sobre as informações da sua empresa. Não tem que confiar cegamente no trabalho, pois ele está ali, diante de seus olhos, na palma da sua mão. Ainda não está convencido de que o digital pode oferecer tudo o que você precisa em termos de contabilidade? Separamos uma lista completa do que você encontra no digital.

A elaboração da Contabilidade de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade; traz a emissão de balancetes; elaboração do balanço patrimonial e demais demonstrações contábeis obrigatórias, como DRE, DMPL, DFC e Notas Explicativas; importação dos dados enviados e/ou lançados pela empresa cliente por meio do aplicativo eletrônico; Emissão de relatórios de faturamento; Implantação do saldo contábil oriundo da antiga prestadora de serviços contábeis relativo ao período da migração; e a transmissão das declarações: Sped Contábil e ECF.

Já na área fiscal é possível fazer a emissão e envio das guias de impostos; importação de notas fiscais de entradas e saídas; entrega de declarações; a emissão da Guia de Diferencial de Alíquota; Guia de ISS; Guia de ICMS; DARF impostos federais; Orientações sobre alíquotas; Orientação tributária de como emitir nota; Liberação de acesso na prefeitura para emissão de NFSE; Liberação para emissão de nota fiscal na SEFAZ; e orientação de tributação na venda de produtos.

Na área de departamento pessoal há a Admissão; Folha de Pagamento com variáveis e sem variáveis; Férias; Rescisão; Afastamentos; 13º Salário; Emissão do relatório mensal de férias (para acompanhamento); e Declarações; como também o acompanhamento das alterações de salários; fornecimento da CCT para o cliente; orientação sobre alterações na legislação contábil trabalhista; e a elaboração de RDT, RDF, RET-GPS quando for preciso.

Importante ressaltar os serviços na área Societária, como: constituições; alterações; baixas; emissão da Inscrição Estadual; cadastro no Brasil Cidadão quando o cliente não possuir; pedido de inclusão Simples Nacional; e reenquadramento de ME e EPP conforme o faturamento. Bem completo, não é? Se uma contabilidade digital faz tudo isso, deve custar uma fortuna! É aí que a conversa fica melhor ainda. Como toda plataforma digital faz uso de muita tecnologia nos processos internos, consegue atender mais clientes com menos pessoas e mantendo uma qualidade de alto nível.

Isso permite reduzir os custos e, por consequência, os preços. É por isso que aquela propaganda que você viu no seu feed do Instagram ou do Facebook que dizia: Contabilidade por R$ 85,90, não era sonho nem pegadinha! Por fim, se você é daqueles que gosta mesmo é da proximidade, de poder falar com uma pessoa do outro lado e que gosta de conversar, também é possível ter isso na contabilidade digital. Você não é atendido por uma inteligência artificial, mas por um contador de verdade. Pode conversar por meio do Telegram ou WhatsApp e ter um atendimento, muitas vezes, mais próximo do que o presencial.

Essa é a transformação digital com redução de custos. E aí, vai ficar de fora dessa?

(*) – É CEO da Razonet Contabilidade Digital.