86 views 6 mins

Como compreender a vida e a situação

em Opinião
quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Benedicto Ismael Camargo Dutra (*)

Marx, Freud, Jung, e tantos outros pensadores ditaram explicações sobre a vida.

O físico Albert Einstein era menos teórico e compreendeu melhor a natureza e suas leis. Para o público em geral o grande problema para entender a situação em que nos encontramos no planeta é o desconhecimento do básico. O que é o ser humano? Qual a finalidade da nossa existência transitória? Como funcionam as leis naturais?

Desconhecendo esses fundamentos, o homem deixa de agir como humano e passa a interferir e desequilibrar, agindo como uma espécie estranha que quer se colocar como dono de tudo para satisfazer suas cobiças. Não quer aceitar que não passa de um hóspede temporário, que deveria reconhecer a ordem da casa e suas leis e, amparado por elas, construir de forma beneficiadora em vez de provocar miséria e desolação.

O que é o ser humano? O escritor alemão Abdruschin, esclarece na Mensagem do Graal, que o espírito é o ser humano, que tem de se desenvolver em diversos invólucros, desde o germe até a perfeição, porque traz constantemente dentro de si o impulso para isso. Tem de desenvolver sua própria vontade com a máxima intensidade, podendo e devendo com isso chegar também ao incandescimento, a fim de então poder subir de novo para mais perto da Luz.

Afastados do real significado da vida, os seres humanos se perdem no mundo material onde deveriam fortalecer o espírito. Têm o impulso, mas não o compreendem mais, sempre o dirigindo para outros alvos superficiais. Um exemplo é a dramática história narrada no filme Everest, realizado por Baltasar Kormákur.

Baseado em fatos reais, o longa acompanha um grupo de alpinistas que tenta escalar o monte Everest, sem saber exatamente por que fazia aquilo, mas acaba obrigado a lidar com uma série de dificuldades impostas por uma tempestade. Já a tentativa de desafiar a montanha coberta pelo gelo, sem que houvesse uma necessidade prática, revela a imaturidade daqueles alpinistas, pois em sua obsessão agiram de forma irresponsável contra a própria integridade física e não tardaram a colher o fruto de sua imprudência.

Muitas pessoas se perguntam: o que está se passando com o Brasil sempre considerado como se estivesse sob uma proteção especial. Tudo de ruim está acontecendo. O que havia de especial no país era o anseio e a vontade de caminhar ao encontro da Luz. A escritora Roselis von Sass disse que o Brasil se assemelha cada vez mais aos outros países, cujos povos já há muito se encontram no lado sombrio da vida.

Pois aqui também os caminhos dos seres humanos, com poucas exceções, não mais conduzem ao encontro da Luz. Onde está o anseio pelo verdadeiro saber espiritual e o amor protetor à natureza que tanto caracterizaram o povo da Terra de Vera Cruz?

Estamos vivendo em meio a muitas hostilidades. São poucas as pessoas que estão de bem com a vida, pois muitas vivem de modo errado, semeando descontentamento em vez de alegrias, em oposição às leis naturais da Criação. Para bem viver é preciso saber o significado da vida. É preciso saber viver!

O ser humano está na Terra para fortalecer o espírito de forma a estar apto para a escalada em direção à sua origem, ao mundo espiritual mais perto da Luz, portanto não deve desperdiçar o tempo buscando a satisfação do próprio ego, nem deveria causar sofrimentos a outros para saciar a própria cobiça. Nasce atraído para o ambiente onde o encaminham os fios do destino por ele tecidos, cresce e vai aprendendo o modo de viver na matéria, estuda, trabalha, adquire bens, constitui família, gera filhos, fica idoso.

Com alegrias e sofrimentos, vai superando as dificuldades, evoluindo. Nesse meio deveria estar atento para eliminar os fios ruins e tecer fios benéficos de destino que o encaminhem para o saber e para a Luz.

(*) – Graduado pela FEA/USP, realiza palestras sobre qualidade de vida. Coordena os sites (www.vidaeaprendizado.com.br) e (www.library.com.br). Autor dos livros Conversando com o homem sábio; Nola – o manuscrito que abalou o mundo; O segredo de Darwin; 2012…e depois?; e Desenvolvimento Humano ([email protected]).