58 views 6 mins

Como ajudar suas equipes de vendas com a Inteligência Conversacional 

em Opinião
quarta-feira, 17 de abril de 2024

Fernando Riedel (*)

Em nosso artigo anterior, discorremos sobre a diferença entre Inteligência Conversacional e IA Conversacional – algo bem sutil mas com aspectos e aplicações diferentes na vida real.
 
Mencionei que os recursos de um bom vendedor (carisma, honestidade, confiança e equilíbrio) são atemporais e que as expectativas dinâmicas dos clientes, as novas formas de se conectar e os novos produtos inovadores que surgem a cada semana, fazem com que os AMs (Account Managers ou Representantes Comerciais) precisem de todas as ferramentas disponíveis para aprimorar suas habilidades e criar melhores experiências de compra.
 
Também definimos a inteligência conversacional como uma tecnologia que utiliza a IA e o aprendizado automático para analisar as conversas de vendas e encontrar informação de alto impacto, como temas sobre tendências, sentimentos de compromisso com o cliente e ainda mais.
 
Começamos a explicar como a inteligência conversacional é utilizada com frequência em áreas como vendas, marketing e atendimento ao cliente, para ajudar as pessoas e organizações a entender melhor seus usuários e se comunicar com eles de forma mais eficaz, e mencionamos uma solução da Zoom que a inclui: Zoom Revenue Accelerator.
 
Hoje vamos nos aprofundar nesse tema e mencionar alguns benefícios, assim como suas vantagens e forma de contratação.

O dinâmico mundo das vendas
A inteligência conversacional consiste em analisar e compreender os matizes da conversação humana, o que implica interpretar as sutilezas da linguagem falada, como o tom, a cadência e a inflexão, assim como os sinais não verbais, como a linguagem corporal e as expressões faciais.
Os benefícios oferecidos pela inteligência conversacional mudam as regras do jogo e incluem:

Coaching promovido por IA: para identificar as áreas de melhora para um AM e os pontos fracos no processo geral de vendas.

Melhor execução de vendas: para desenvolver tutoriais de estratégias de vendas, identificando automaticamente mensagens vencedoras, reclamações mais comuns e as respostas mais efetivas.

Melhora da produtividade: para agilizar a jornada de trabalho de sua equipe, eliminando tarefas insignificantes que consomem muito tempo, como as anotações ou atualizações de CRM.

Prognóstico ampliado: para alimentar suas outras ferramentas de previsibilidade, com informação capturada das conversas, incluindo os níveis de participação, o sentimento e os itens de ação que surgiram em uma reunião.

Informação de indução baseada em dados: para capacitar as equipes de marketing e vendas, com dados reais captados nas conversas, melhorando assim a capacitação e a integração de colaboradores.
 
Zoom Revenue Accelerator (talvez já tenha ouvido falar dele como Zoom IQ for Sales) é uma solução de inteligência conversacional desenhada para a plataforma Zoom e está disponível para ajudar as áreas comerciais e de marketing. Ao analisar os dados de suas conversas de vendas, esta solução de IA fornece informação crítica que os líderes comerciais podem utilizar para desenvolver suas equipes, melhorar a experiência de seus clientes e tomar decisões mais focadas no futuro.
 
Milhões de conversas de negócios ocorrem diariamente através de Zoom, por meio de suas aplicações Zoom Meeting e Zoom Phone, e agora queremos que você tenha outra aplicação para ajudá-lo a atingir seu potencial máximo. A título de exemplo, listo algumas funções que podem ser obtidas com a habilitação de uma licença de Zoom Revenue Accelerator:
 
Análise de voz: para obter comentários baseados em dados sobre a cadência e a entrega durante as chamadas de vendas, assim como medições sobre o compromisso do cliente.

Resumos gerados automaticamente: agiliza a revisão de chamadas com resumos gerados por IA que compilam os pontos importantes em poucas frases.

Acionáveis: capture os próximos passos discutidos na conversa para manter o acordo em andamento e os clientes comprometidos.
 
Para terminar, também é preciso saber que: Zoom Revenue Accelerator está disponível exclusivamente para os clientes atuais de Business, Business Plus e Enterprise, com licenças para Zoom Meetings e/ou Zoom Phone, pois requer uma licença específica. Outro ponto importante é que os usuários de Zoom com contas de email de domínios compartilhados (como gmail.com, outlook܂com ou yahoo܂com) não podem utilizá-lo. Zoom Revenue Accelerator não é um produto independente. Além disso, a Zoom não possui planos de oferecê-lo de forma independente, pelo menos não por agora. Há um painel de controle que mostra seu desempenho ao longo do tempo e as métricas de todas as suas reuniões, permitindo que você obtenha informações sobre a reunião com a ajuda de Resumo e capítulos inteligentes, e admite a integração de CRM.
 
Até um próximo encontro!

(*) Especialista de produtos de Voz e Colaboração Cirion Technologies.