69 views 10 mins

As seis principais tendências em Tecnologia da Nuvem

em Opinião
quarta-feira, 27 de março de 2024

Vinícius Pontes (*)

A tecnologia da nuvem tem contribuído para acelerar a inovação e a transformação digital em escala global, gerando impactos significativos em várias áreas, como, por exemplo, acelerando o desenvolvimento de aplicações de IA generativa.

Por meio da nuvem é possível obter uma série de benefícios, que vão desde flexibilidade e escalabilidade até eficiência de custos e segurança aprimorada. Graças a estes e outros benefícios, essa tecnologia é parte integral da infraestrutura de TI moderna para muitas organizações ao redor do mundo.
E quais seriam as tendências em tecnologia da nuvem para 2024? Será que o Chat GPT consegue responder?

Sabemos que a IA aberta está evoluindo rapidamente, mas que ela também pode nos pregar peças. Antes da resposta, é bom lembrar que existe inúmeras frentes tecnológicas que influenciam o mercado, por isso, vou me concentrar nas que, na função de CTO, considero as mais importantes. Pra começo de conversa, quando perguntamos isso para a IA, percebemos que ela segue uma linha assertiva ao descrever o que o mercado está vivenciando nos dias atuais. Neste artigo, vou comentar as principais delas.

IA e Machine Learning como Serviço (AI/MLaaS): Ao citar essa tendência, a IA ressalta que os serviços de IA e machine learning na nuvem permitirão que as empresas implementem recursos de IA em seus aplicativos de forma mais fácil e eficiente, sem a necessidade de expertise especializada em ciência de dados.

E ela está certa. A tendência trata-se de um inovador modelo de prestação de serviços que alavanca inteligência artificial e aprendizado de máquina através da computação em nuvem. Esse paradigma elimina a necessidade das organizações investirem na construção e manutenção de suas próprias infraestruturas e equipes especializadas. Em vez disso, as empresas podem agora acessar de forma eficiente, recursos de IA e aprendizado de máquina disponibilizados por provedores de serviços em nuvem. Esses serviços englobam uma variedade de APIs, oferecendo funcionalidades cruciais, tais como reconhecimento de imagem, processamento de linguagem natural e previsão de dados. Essa acessibilidade permite que empresas integrem de forma ágil e eficaz recursos avançados de IA e ML em seus próprios aplicativos e processos operacionais, impulsionando a inovação e a eficiência. Ademais, essa abordagem reduz significativamente a barreira de entrada para empresas que desejam capitalizar essas tecnologias emergentes, ampliando assim suas capacidades competitivas no mercado.

Analytics e Big Data: A IA ressalta que os serviços de análise e big data na nuvem fornecerão recursos avançados de processamento e análise de dados, permitindo que as empresas obtenham insights valiosos de grandes volumes de dados de forma rápida e eficiente.

Vejo isso, como uma tendência de mercado cada vez mais presente, quando combinados, analytics e big data, têm o potencial de revolucionar os negócios de várias maneiras. Por exemplo, as empresas podem usar analytics avançados para estudar grandes conjuntos de dados não estruturados e extrair insights significativos sobre o comportamento do cliente. Isso permite a personalização de produtos e serviços, o que pode aumentar a satisfação do cliente e impulsionar as vendas. Além disso, analytics e big data podem ser usados para otimizar operações, identificando áreas de ineficiência e sugerindo melhorias para aumentar a produtividade e reduzir custos.

Segurança em Nuvem Avançada: Com o aumento das ameaças cibernéticas, os serviços de segurança em nuvem se tornarão cada vez mais sofisticados, oferecendo recursos avançados de detecção de ameaças, criptografia e proteção de dados. 

Até aqui nenhuma novidade, contudo é importante destacar que a segurança avançada em nuvem é um conjunto holístico de medidas, tecnologias e políticas desenvolvidas para salvaguardar os dados e os ativos em ambientes de computação em nuvem. Este escopo abarca desde a proteção de informações sensíveis até a mitigação de ameaças cibernéticas, a identificação de atividades suspeitas e a pronta resposta a incidentes de segurança. Além disso, a abordagem da segurança avançada em nuvem transcende a mera proteção de dados em trânsito ou em repouso na nuvem, englobando também a salvaguarda de aplicativos, sistemas e infraestrutura hospedados na nuvem.

Nuvem Híbrida e Multi-Cloud: Segundo a IA a adoção de ambientes de nuvem híbrida e multi-cloud continuará a crescer à medida que as empresas buscam aproveitar os benefícios de diferentes provedores de nuvem e manter o controle sobre seus dados e aplicativos.

Com certeza esse é um assunto que tenho tratado com muita atenção no meu dia a dia. A estratégia de uso de nuvem híbrida ou multi-cloud oferece uma diversificação de provedores de nuvem, reduzindo o risco de interrupções de serviço e garantindo a continuidade dos negócios. Evitando a dependência a um único provedor, as empresas podem mitigar os impactos negativos de falhas de serviço ou aumentos de preços inesperados.

Automação e Orquestração de Serviços: A IA destaca também os serviços de automação e orquestração na nuvem que permitirão que as empresas otimizem a utilização de recursos, automatizem processos repetitivos e respondam rapidamente às mudanças nas demandas de negócios.

É uma abordagem assertiva, uma vez que a adoção de soluções de automação e orquestração de serviços, oferece uma série de benefícios significativos para as organizações, incluindo aumento da eficiência operacional, redução de erros, maior agilidade e resposta rápida às demandas do mercado, otimização de custos e melhoria da experiência do cliente. Ao aproveitar o potencial dessas tecnologias, as empresas podem impulsionar seu crescimento e alcançar uma eficiência operacional acima da média do mercado em seu respectivo segmento.

Serviços de DevOps: Por fim, ela ressalta que os serviços de DevOps na nuvem continuarão a ganhar popularidade, permitindo que as empresas adotem práticas de desenvolvimento ágil e implantação contínua para acelerar o ciclo de vida do desenvolvimento de software.

A Open IA está certa, quando fala sobre os DevOps, em nosso dia a dia, as práticas DevOps oferecem uma série de benefícios significativos para as empresas, incluindo aceleração da entrega de software, melhoria da qualidade, eficiência operacional, redução de custos e riscos, e promoção de uma cultura de inovação e colaboração. Ao abraçar DevOps como uma abordagem estratégica para o desenvolvimento e entrega de software, é possível acelerar o go to market bem como acompanhar o ciclo de vida do software.

As tendências listadas representam áreas-chave que estão moldando a evolução dos serviços em nuvem até o momento. No entanto, é importante considerar que o futuro é incerto e novas frentes podem surgir à medida que a tecnologia e as necessidades do mercado evoluem, nada mais natural para um mundo que está em plena transformação.

(*) Chief Technology Officer (CTO) da Wevy.