126 views 4 mins

Apenas 20 brasileiros estiveram na conferência anual da Microsoft em Las Vegas – falta representatividade

em Opinião
segunda-feira, 08 de abril de 2024

Vinicius Siqueira (*)

Se tem uma experiência profissional que me marcou foi a ida para o deserto.

Deserto de descobertas, deserto de inovação e experiências. Localizada em Nevada, Las Vegas por si só já é um celeiro de oportunidades, abriga a capital do entretenimento e dos jogos e, por mais pitoresca que seja, é sempre um convite atraente para retornar. Foi neste ambiente que aconteceu o Fabric Community Conference 2024, realizado na última semana. Este evento reuniu os principais executivos da Microsoft responsáveis por dados e IA, além de dezenas de experts no assunto, uma vibrante comunidade que atraiu o olhar de três mil profissionais dedicados à inovação em dados e inteligência artificial.

Dentre esses, estava eu, entre os 20 brasileiros que participaram. Porém, esse ponto me marcou: a baixa presença brasileira. Isso reflete as barreiras que ainda enfrentamos, mas também o potencial gigantesco que temos. O Brasil já cria soluções incríveis, algumas até superando as internacionais. Temos tudo para ser referência mundial. Esse é o desafio e a oportunidade: aumentar nossa presença, educar o mercado, formar mais profissionais e assumir o destaque que merecemos.

Estou mais do que convencido a fazer parte dessa transformação. A aventura no Fabric Conference reforçou ainda minha crença de que juntos podemos fazer história na tecnologia de dados e IA. O encontro proporcionou uma variedade e troca rica de experiências, desde novidades às inovações nas plataformas – que prometem torná-la ainda mais robusta com recursos essenciais para maximizar a produtividade – à capacidade de extrair valor real dos dados.

O bacana é que as sessões foram conduzidas pelos próprios criadores dos produtos.
Por dentro das novidades:
• CoPilot na Plataforma: uma das inovações mais empolgantes é a inclusão do CoPilot, oferecendo assistência desde à criação de códigos e automação de tarefas, até a geração de insights e interpretação de análises de forma sofisticada.

• AI Studio: outra adição notável, uma plataforma avançada para construção de soluções personalizadas usando inteligência artificial, que abrange desde análises de imagens até conversação e algoritmos de machine learning.

• Governança aprofundada com Pureview: substancialmente robusta, promete melhorar significativamente a gestão da qualidade das informações, governança de acessos e segurança, especialmente para grandes corporações.

• Ganhos com One Lake: um ponto de destaque foi o impacto da centralização de dados por meio do One Lake. Este recurso promete ser um divisor de águas, oferecendo um data lake unificado e de fácil acesso, com ferramentas avançadas para ingestão e tratamento de dados. One Lake é projetado para dar agilidade e velocidade inigualáveis na melhoria da qualidade da informação, facilitando a gestão e a análise de dados em larga escala.

Agora, mais do que nunca, temos ferramentas ao nosso alcance. Ferramentas que simplificam o complexo, transformam empresas e trazem insights que nos movem para frente todos os dias. E uma coisa segue constante nessa evolução toda: dados de qualidade e bem-organizados são essenciais. Isso não mudou, pelo contrário, tornou-se ainda mais crucial com o avanço da IA.

Bora!

(*) Sócio fundador da inQuesti, consultoria de inteligência de dados, já atuou em grandes empresas como o Grupo Telefônica e a P&G.