Opinião
dezembro 02, 2024
23 views 6 mins 0

Apps para e-commerce: saiba como desenvolver, lançar e manter

Guilherme Martins (*) O mercado de e-commerce no Brasil está em franca expansão, impulsionada por consumidores cada vez mais conectados e adeptos às compras pelo celular. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o faturamento do segmento alcançou R$ 185,7 bilhões em 2023; a expectativa para 2025 é de R$ 224,7 bilhões. Em um […]

Opinião
novembro 29, 2024
34 views 4 mins 0

Corrida pela IA: 80% das grandes empresas planejam implementar até 2025, mas estão preparadas?

Hosana Azevedo (*) A inteligência artificial (IA) se tornou uma prioridade estratégica para grandes corporações, com 80% delas planejando adotar a tecnologia até 2025, segundo dados da Gartner. Contudo, será que estão verdadeiramente preparadas? Com 85% dos projetos de IA falhando, a questão que se coloca é: o quanto as empresas entendem sobre os desafios […]

Opinião
novembro 27, 2024
46 views 5 mins 0

Tecnologia na indústria de mineração: uma análise por meio das táticas de futebol

Renato Gomes Costa (*) A tecnologia na mineração pode ser comparada a um time de futebol, onde cada inovação desempenha uma função essencial para o sucesso da operação. Assim como no esporte, em que cada jogador é fundamental para o desempenho coletivo, na mineração, diferentes tecnologias atuam de forma coordenada, otimizando processos e assegurando eficiência […]

Opinião
novembro 26, 2024
43 views 5 mins 0

Na borda da inovação: Cloud Edge e o futuro da infraestrutura digital

Felipe Rossi (*) Na última década, a computação em nuvem assumiu uma função de motor às inovações tecnológicas, transformando setores e possibilitando novas formas de conectar, armazenar e processar dados. Hoje, estamos diante da fronteira de uma nova era, onde a chamada Edge Computing, ou computação de borda, desponta como uma evolução fundamental da cloud. […]

Opinião
novembro 25, 2024
40 views 4 mins 0

Mudança na velocidade da luz: qual a transformação esperada do RH?

Robson Campos (*) A velocidade das mudanças em nossa sociedade se intensificou de maneira surpreendente. Em poucos séculos, evoluímos da indústria 1.0 para a indústria 5.0, e alcançamos inúmeros avanços tecnológicos. E o mais impressionante é que, conforme fomos avançando pela transição entre as fases, o período entre elas ficou mais e mais curto. Para […]

Opinião
novembro 22, 2024
45 views 5 mins 0

Transformação digital no RH e a gestão de documentos

Marcelo Araújo (*) O setor de Recursos Humanos (RH), um dos principais pilares dentro das organizações, vem passando por uma profunda transformação na era digital. Um bom exemplo é a inteligência artificial, que já se tornou uma ferramenta do dia a dia para três de cada dez profissionais de RH no Brasil, segundo a pesquisa […]

Opinião
novembro 19, 2024
69 views 4 mins 0

Como os smart lockers estão revolucionando entregas no comércio eletrônico

Elton Matos (*) Você já se viu preocupado com uma importante reunião de trabalho que surgiu de última hora enquanto uma entrega estava prestes a chegar? Ou, por receio do extravio das suas compras, ter que mudar de planos apenas para estar a postos quando o entregador interfonasse? Situações como essa fazem parte do dia […]

Opinião
novembro 18, 2024
78 views 6 mins 0

O novo morreu de velho

Gaudêncio Torquato (*) O “novo” é um traço recorrente da política. Ressuscita, sempre, na alvorada das mudanças de governantes. Esconde-se nas moitas das administrações, desaparece na poeira da mesmice, mas volta quando os eleitos ou reeleitos abrem um novo ciclo de vida. Em janeiro, o “novo” será entronizado nos assentos do poder executivo, onde vencedores […]

Opinião
novembro 13, 2024
62 views 4 mins 0

Automação do marketing tem whatsapp como ferramenta estratégica

Felipe Rodrigues (*) É inegável, as ferramentas para trocas de mensagens, como o Whatsapp, por exemplo, ganham um espaço cada vez mais relevante não só no cotidiano das pessoas, como se tornam meios estratégicos para o estabelecimento de relações mais próximas entre as empresas e seu público-alvo. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, […]