Manchete Principal
janeiro 30, 2023
203 views 9 mins 0

Como usar dados de colaboradores para formar uma equipe campeã

Rafael Bueno (*) Com a proximidade do início da temporada dos campeonatos de futebol no Brasil, estudamos como a formação de um time campeão se assemelha a uma equipe corporativa que se consagra campeã ao atingir objetivos. O segredo está nas competências. É necessário entender quais são as competências diferenciadas daquela pessoa e utilizá-las estrategicamente. […]

Manchete Principal
janeiro 29, 2023
181 views 7 mins 0

8 dicas para empresários começarem a exportar neste ano

O sonho de muito pequenos e médios empresários é expandir os negócios, exportando seus produtos ou serviços. Para quem está começando a exportar, Miriam Vale – professora de empreendedorismo da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP) e doutora em Administração de Empresas, na linha de Estudos Organizacionais da FGV – listou as dicas a […]

Manchete Principal
janeiro 27, 2023
299 views 10 mins 0

Para empresas, maior risco de comunicação está na falta de transparência

Com o objetivo de mostrar a estrutura e como é realizada a comunicação da governança corporativa, um dos fatores ESG, nas organizações no Brasil, gerando insights importantes para planejamento e atuação, a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) apresenta, de forma exclusiva, a pesquisa “A Comunicação da Governança nas Organizações no Brasil”. Um dos maiores […]

Manchete Principal
janeiro 26, 2023
212 views 9 mins 0

Enfim vivemos na era da Inteligência Artificial

Marcel Saraiva (*) Reproduzir o cérebro humano e nossos pensamentos não é algo exatamente novo. A ficção sempre flertou com isso, seja com personagens robóticos ou até mesmo a criatura de Frankenstein, de Mary Shelley. E como muito da ficção se torna realidade, a Inteligência Artificial (IA) também é algo que surgiu de uma projeção. […]

Manchete Principal
janeiro 23, 2023
210 views 11 mins 0

Seis tendências para as indústrias brasileiras absorverem em 2023

Angela Gheller (*) A indústria foi responsável por 22,2% do PIB do Brasil em 2021. E para 2022, previsões da Confederação Nacional das Indústrias (CNI) estimam que o PIB Industrial tenha uma alta de 2%, frente a uma projeção anterior de 0,2%. Os números mostram o quanto o mercado acredita no potencial das indústrias brasileiras […]

Manchete Principal
janeiro 23, 2023
155 views 9 mins 0

Anywhere office: tendência para reter profissionais mais qualificados

As mudanças no mercado de trabalho impostas pela pandemia não devem retroceder no que diz respeito ao trabalho remoto. Depois dos trabalhadores experimentarem facilidades como a possibilidade de evitar longas horas de trânsito, ter mais convívio com a família, liberdade para viagens e gerenciamento do seu tempo, a tendência é que as empresas que quiserem […]

Manchete Principal
janeiro 22, 2023
203 views 9 mins 0

A responsabilidade dos profissionais do mercado financeiro

Luiz Fernando Schvartzman (*) Preocupação, insegurança e dúvidas são sentimentos comuns dos brasileiros com relação às finanças pessoais. Diante de um cenário inflacionário aliado a pouca educação financeira, cria-se um ambiente perfeito para oportunismos. Se o problema fosse apenas encontrar bons investimentos, com rentabilidade superior aos 100% da taxa Selic, seria fácil e a questão […]

Manchete Principal
janeiro 20, 2023
224 views 9 mins 0

Empresários afirmam: o futuro está no metaverso

O futuro está no metaverso, apostam os sócios Byron Mendes e Steffen Dauelsberg, co-fundadores da MetaMundi, agência multisserviços vencedora da edição brasileira do Digital Awards BR 2022. Seu case premiado foi o espaço e a tecnologia que desenvolveu para a Housi (https://housi.com/), imobiliária digital que realizou a primeira venda de um imóvel 100% no metaverso. […]

Manchete Principal
janeiro 19, 2023
196 views 8 mins 0

A influência do consumidor sênior e as tendências para as startups

O primeiro semestre já tem dado indícios do que está por vir e para o que as empresas devem estar atentas em 2023 no tocante ao comportamento do consumidor, sendo a população 60+ uma das grandes protagonistas das últimas transformações de mercado. Esse público vem ganhando mais atenção por suas características peculiares de comportamento de […]