98 views 8 mins

A influência do consumidor sênior e as tendências para as startups

em Manchete Principal
quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

O primeiro semestre já tem dado indícios do que está por vir e para o que as empresas devem estar atentas em 2023 no tocante ao comportamento do consumidor, sendo a população 60+ uma das grandes protagonistas das últimas transformações de mercado. Esse público vem ganhando mais atenção por suas características peculiares de comportamento de consumo e por estar movimentando montantes cada vez mais significativos.

Atenta a este cenário, a insurtech Amar Assist, especializada em soluções de saúde e pós-saúde, listou cinco tendências que são válidas também para empresas de todos os portes e devem ser consideradas em seu planejamento para 2023. “Inovar é um processo necessário para as organizações que buscam estar atualizadas, entregar produtos e serviços por meio de experiências relevantes para seu público. Por isso, é crucial estarmos um passo à frente do que pode vir.

O comportamento do consumidor sênior deve ser observado com mais atenção pelas empresas que buscam se diferenciar no mercado, pois assim como a agenda ESG e Inteligência Artificial, este público tem grande influência no mercado”, comenta Bruno Gallo, CEO e Founder da Amar Assist.

O público sênior, representado pelas pessoas com 60 anos ou mais, é composto por cerca de 34 milhões de pessoas, que foram responsáveis por 13% do PIB de 2021.

Isso porque a renda total dos brasileiros dessa faixa etária foi de R$ 1,3 trilhão no mesmo período, sendo a única ou principal fonte de renda em mais de 27% dos lares brasileiros, de acordo com o levantamento mais recente da SeniorLab.

Imagem:fotopitu_CANVA

Com isso, produtos e serviços que têm como foco o bem-estar e qualidade de vida para esse público, inclusive o planejamento para o fim da vida, têm perspectivas de um crescimento ainda mais expressivo para o próximo ano.

Para se ter ideia, já foram mapeadas cerca de 340 startups que têm por público-alvo pessoas com idades mais avançadas. Empresas focadas no pós-saúde, como a Amar Assist, também têm grande influência nessa indústria, movimentando em torno de R$12 bilhões todos os anos.

Além do olhar mais atento para este público, a empresa selecionou cinco principais tendências indispensáveis para empresas de todos os segmentos no planejamento de 2023, sendo elas:

• – Agenda ESG – Mais do que apenas uma tendência, essa preocupação já deveria ter se tornado parte fundamental do planejamento para as companhias. Segundo uma pesquisa recente realizada pela Bloomberg, estima-se que a agenda ESG deve atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025.

Esse conceito deve estar intrinsecamente ligado às decisões internas e externas de todas as empresas, independentemente de seu porte, para 2023. Conforme o mercado se transforma, cada vez mais investidores e consumidores entendem que é vital ponderar sobre as ações que são responsáveis em relação à governança, ao meio ambiente e à sociedade da forma mais transparente possível.

• – Inteligência de Dados – Mecanismos de inteligência de dados têm se destacado cada vez mais como fortes aliados para empresas que buscam a interpretação correta dos números como base para as suas decisões. Por isso, neste próximo ano a aplicação desses recursos deve ser intensificada a fim de ofertar novos produtos e serviços.

Empresas que são majoritariamente orientadas e constroem suas estratégias baseada em dados, conhecidas também como data driven, têm 58% mais chances de superar suas metas anuais de receita quando comparadas a empresas que não utilizam análise de dados, aponta um estudo da Forrester.

• – Branding Estratégico – O branding marketing é necessariamente um aliado para empreendimentos de diversos portes e segmentos por conta de sua capacidade de influenciar o comportamento de seus seguidores, seja no consumo de conteúdo, seja no consumo de bens e serviços. A novidade para o próximo ano é que este deverá receber ainda mais investimentos e ser utilizado de forma estratégica.

Dados da consultoria brasileira YOUPIX mostram que o orçamento para investimento em influenciadores em 2021 cresceu 71% no Brasil. Além disso, neste ano, o Itaú lançou sua própria Academia Itaú de Criadores para ajudar a impulsionar os atores desse mercado e também estar por dentro de todas as novidades desse meio.

• – Inteligência Artificial – Essa tendência, que já podemos ver cada vez mais em uso no nosso cotidiano, servirá como uma ponte para unir o ambiente real aos espaços virtuais de forma em que as pessoas se sintam mais confortáveis. Segundo uma recente pesquisa da IBM, 41% das empresas brasileiras utilizam, de alguma forma, a inteligência artificial.

Imagem: Jacob Lund_CANVA

Esse uso está presente em situações de compra e venda e no dia a dia da companhia, refletindo positivamente nos negócios. Reforçando essa premissa, a consultoria de tecnologia IDC, estima que essas organizações irão investir um total de US$504 milhões em IA até o final do ano. E a tendência é que esse número continue a crescer em 2023, e possa até dobrar.

• – Otimização de Canais e Migração de Redes – Atender o público da melhor forma possível é a regra para as empresas que querem ter sucesso, e isso inclui atender os consumidores e clientes no canal em que escolherem. Contudo, há um leque de opções quando se trata de canais de atendimento ao cliente. A tendência é que isso mude.

Agora, devemos perceber uma otimização de canais para fazer esse atendimento focando de forma estratégica no meio em que a maioria das pessoas se sentem mais confortáveis para impactar os clientes de maneira mais assertiva. E para isso, serão utilizadas as redes sociais que mais estão em ascensão, sendo o Tik Tok um dos canais de mídia social que mais terá destaque.

Afinal, as redes sociais são ferramentas indispensáveis para todas organizações. Para se ter uma ideia de mensuração disso, uma pesquisa da eMarketer indicou que 59% da população mundial utiliza redes sociais — o número corresponde a 4,7 bilhões de pessoas usuárias das redes que estão constantemente conectadas. – Fonte e mais informações: (https://amarassist.com.br/).