A importância da segurança cibernética na manufatura
Ricardo Macchiavelli (*) Desde o advento da Revolução Industrial, a indústria de manufatura tem estado na vanguarda da inovação, em uma incessante busca por eficiência que levou a avanços significativos, desde a mecanização até a automação, visando sempre ampliar a produtividade para atender um mercado que se habituou com o fácil acesso a produtos cada […]
Zero Etarismo: como as empresas podem promover a diversidade geracional
O último Censo Demográfico, do IBGE, mostra que a proporção de pessoas com 65 anos ou mais passou de 4% em 1980 para quase 11% da população brasileira em 2022. Este aumento da longevidade também reflete nas empresas, que precisam investir em inclusão, mas ainda deixam a desejar no que diz respeito à diversidade geracional. […]
O BNPL e os Patinetes Elétricos: o que é (somente) hype e o que é oportunidade?
Ronaldo Oliveira (*) No universo tecnológico, especialmente em um setor financeiro cada vez mais digital – vide a consolidação de fintechs e o surgimento de soluções desenvolvidas para estruturas de crédito no país –, novidades surgem com certa frequência. Como esperado, algumas tendências provocam efeitos práticos e confirmam os benefícios prometidos. Por outro lado, também […]
Cinco desafios das mulheres em inovação e como superá-los
Renata Menezes (*) Empresas diversas e inclusivas são mais criativas, dinâmicas, inovadoras e prósperas. Essa relação já foi comprovada em muitos estudos, mas, até hoje, são poucos os negócios que compreendem estas vantagens e buscam aplicá-las estrategicamente em prol de seu crescimento. Ainda há um desequilíbrio de gênero nítido que dificulta o acesso das mulheres […]
A maioria das pessoas acredita que os homens devem dar total apoio à igualdade de gênero
A pesquisa “Dia Internacional das Mulheres 2024”,realizada pela Ipsos, acaba de ser lançada e revela que o Brasil lidera o ranking global no quesito “Espera-se que os homens façam muito para apoiar a igualdade” com 83% dos brasileiros concordando. Na sequência estão Índia com 76% e Espanha com 75%, a média global é de 52%. […]
Tecnologia para aumentar a resiliência e a falta de profissionais especializados
Com um ambiente de negócios que muda com velocidade crescente, aumenta a preocupação das empresas em relação à capacidade de adquirir resiliência e se adaptar rapidamente a mudanças bruscas na economia, nos hábitos dos consumidores ou nas cadeias globais de suprimentos. É o que mostra uma nova pesquisa da SAP que entrevistou 4.239 líderes de […]
As quatro principais tendências para o e-commerce
Com expectativa de continuidade na queda da inflação neste ano, projetada pelo mercado financeiro em 3,81% ao final do ano, os brasileiros vêm retomando o seu poder de compra. No e-commerce, de acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), a estimativa é um faturamento de R$ 205,11 bilhões, gerados por 90 milhões de […]
Empresas buscam ecossistema automatizado, mas enfrentam obstáculos nas integrações
Ângelo Vicente (*) O comércio eletrônico é um setor em constante evolução, que exige das empresas uma adaptação rápida e eficiente aos desafios e oportunidades. Um dos principais aspectos para o sucesso é a capacidade de se integrar rapidamente a uma variedade de aplicativos. No entanto, muitas empresas enfrentam dificuldades para realizar estas integrações de […]
Empresas apostam na felicidade de colaboradores como estratégia para combater rotatividade
Colaboradores satisfeitos são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Esses números fazem parte de uma pesquisa da Harvard Business Review, que mostra uma virada de chave quando o assunto é a felicidade no ambiente de trabalho. Ao contrário da crença comum de que a realização vem após muito esforço, a verdade […]