Artigos
abril 04, 2023
224 views 4 mins 0

Licenciamento esportivo: o interesse das marcas no Brasil

Bruno Koerich (*) Para clubes e instituições esportivas, a marca é um objeto de valor inestimável para a construção de uma identidade com o público-alvo, além do aumento de novas receitas. Se, para marcas consolidadas, não há como negar o potencial ligado a iniciativas comerciais, o grande desafio recai em como traduzir todo esse prestígio […]

Artigos
abril 04, 2023
216 views 3 mins 0

O metaverso é “real” quando se trata do mercado de fidelidade?

Paulo Curro (*) Premiar clientes por completarem jornadas em uma realidade virtual, com símbolos eletrônicos únicos, armazenados em um banco de dados avançado e imutável. Essa é sequência que parece um pouco longe do usual, quase no campo da ficção científica. Mas, programas de fidelidade que utilizam essas ferramentas — metaverso, NFTs e blockchain –, […]

Artigos
abril 03, 2023
181 views 6 mins 0

Bloqueio ao ChatGPT na Itália revela temor ligado à proteção de dados

Marco Zorzi (*) A Autoridade italiana de privacidade (GDPD) trouxe uma medida provisória de restrição, com efeito imediato, após um incidente de segurança ocorrido na empresa OpenAI (proprietária da plataforma ChatGPT) em 20 de março de 2023, que expôs parcialmente as conversas e alguns dados pessoais dos usuários italianos, incluindo endereços de e-mail e os […]

Artigos
abril 03, 2023
211 views 6 mins 0

As boas práticas do Franchising como fundamentos para o sucesso

Sylvia de Moraes Barros (*) O Franchising rompeu, em 2022, a barreira de R$ 200 bilhões em faturamento, com mais de 3 mil marcas e 184 mil unidades no Brasil. Neste momento em que o crescimento do setor e a expansão de redes estão tão em evidência, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) traz luz […]

Artigos
março 31, 2023
212 views 5 mins 0

O que leva uma empresa a ser processada pela ANPD?

Lucélia Marcondes (*) A Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) divulgou, no último dia 23, a lista das oito primeiras instituições contra as quais foram instaurados processos administrativos sancionadores. Os processos foram estabelecidos para investigar condutas que afrontaram as regras de proteção de dados, dispostas na LGPD. A ausência de medidas de segurança (21% […]

Artigos
março 31, 2023
202 views 4 mins 0

Inteligência Artificial para negócios: impactos e tendências

Leonardo Ikeda (*) A aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos negócios tem se tornado um tema recorrente no mundo empresarial nos últimos tempos. Isso porque a tecnologia tem sido utilizada não apenas por grandes empresas, mas também pelas pequenas e médias. Se antes este assunto era considerado futurista demais ou muito distante da nossa realidade, […]

Artigos
março 30, 2023
243 views 5 mins 0

Porque a indústria precisa da reforma tributária?

Gino Paulucci Jr (*) De acordo com o Yahoo Finanças sobre os países que mais cobram imposto no mundo, quem lidera o ranking é a Dinamarca, com uma carga tributária que corresponde a 45,2% do PIB. Outro país escandinavo, a Finlândia aparece em segundo lugar com 44%, na sequência estão a Bélgica, com 43,2%, a […]

Artigos
março 30, 2023
245 views 5 mins 0

Os desafios do compliance na nova realidade dos negócios

Emerson Melo (*) e Raphael Soré (**) O mundo continua sofrendo com os efeitos da pandemia, agravados pela invasão da Rússia à Ucrânia, que elevou o preço de matérias-primas, distribuição e logística. Nesse período, observamos a capacidade da sociedade e dos negócios de se solidarizar, organizarem e se adaptarem aos ambientes de incerteza. Uma das […]

Artigos
março 29, 2023
205 views 4 mins 0

Como fazer sua plataforma de CRM trabalhar para você

Zahra Jivá (*) O uso de ferramentas e tecnologia de automação no local de trabalho teve um crescimento médio anual de 13 pontos percentuais desde 2019. Segundo o relatório de Mercado de Vendas e Marketing da Pipedrive, 85% dos entrevistados utilizam um software de CRM para rastrear vendas. Além disso, as empresas que usam essa […]

Artigos
março 29, 2023
265 views 4 mins 0

Mercado de caixas de papelão tem boas expectativas

Cícero Mario (*) O papel ondulado, normalmente chamado de papelão, é usado em caixas de embalagens para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências. Os números trazidos a público pela Empapel – Associação Brasileira das Embalagens em Papel recentemente, revelam expectativas bastante animadoras para o mercado de caixas de papelão, principal sub-produto do […]