103 views 4 mins

Inteligência Artificial para negócios: impactos e tendências

em Artigos
sexta-feira, 31 de março de 2023

Leonardo Ikeda (*)

A aplicação da Inteligência Artificial (IA) nos negócios tem se tornado um tema recorrente no mundo empresarial nos últimos tempos.

Isso porque a tecnologia tem sido utilizada não apenas por grandes empresas, mas também pelas pequenas e médias. Se antes este assunto era considerado futurista demais ou muito distante da nossa realidade, e fazia parte apenas da realidade de filmes de ficção e teorias de cientistas, hoje seu uso representa um grande diferencial, principalmente para os negócios que visam crescimento

Desde que as companhias se atentaram para a necessidade de abraçar a transformação digital em seus negócios, a busca por novas tecnologias e aplicações de IA cresceu consideravelmente. De acordo com a pesquisa Global da Mckinsey, 8 entre 10 companhias estão direcionando seus esforços para abraçar a transformação digital em seus negócios.

Podemos considerar que essa crescente demanda se dá porque a IA para negócios está tão incorporada em nosso dia a dia que, na maioria das vezes, não nos damos conta. Se você alguma vez entrou em contato com uma empresa para tirar dúvidas sobre algum produto ou serviço e fez isso através do chatbot, saiba que esse é um dos muitos serviços que utilizam a IA.

Neste caso, a inteligência artificial é aplicada no serviço de atendimento ao cliente. Outro exemplo é a tecnologia de reconhecimento facial, muito utilizada pelos aplicativos de banco digital. Fato é que a IA tem conquistado cada vez mais espaço na vida das pessoas e nas empresas, se tornando essencial à gestão de negócios, fidelização de clientes, automatização de processos, monitoramento de mercado e definição de estratégias.

É importante destacar que, independentemente do tamanho ou segmento da empresa, é possível o uso de soluções de inteligência artificial de forma mais competitiva. Confira as principais tendências:

  • Automação – Considerando que automatização é o ato de substituir uma atividade humana recorrente e padrão por uma ferramenta tecnológica, o uso de IA nos negócios pode ser aplicado de diferentes formas, como, por exemplo: Machine Learning, RPA (Automação Robótica de Processos) e outros.
  • Personalização – Este processo está intimamente ligado em proporcionar uma melhor experiência e satisfação ao cliente, principalmente porque gera maior fidelidade e engajamento, além de tratamento personalizado que atende as necessidades de cada cliente.
  • Antecipação – Através dos modelos de antecipação é possível estudar grandes volumes de dados, insights e estatísticas, a fim de prever atividades futuras para dimensionar os recursos necessários. Com este tipo de tecnologia é possível: estimar volumes de vendas, projetar volumes de estoque, criar campanhas de marketing personalizadas para públicos específicos entre outras possibilidades.

Em suma, é importante ressaltar que, as mudanças já estão acontecendo. Neste sentido, a empresa que desejar se destacar no mercado não pode ficar de fora das novas tendências de aplicação de IA nos negócios.

(*) – Graduado em Ciências da Computação pela UNESP/Rio Claro, é Diretor de Delivery da multinacional Keyrus (https://keyrus.com/br/pt/home).