166 views 3 mins

Serviços de eFX facilitam o consumo em sites internacionais

em Negócios
quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Dados da empresa Nielsen/Ebit apontam que mais de 78% dos consumidores brasileiros pretendem comprar produtos pela internet na Black Friday. Entre essas pessoas, 56% são homens e 44% são mulheres. A pesquisa mostra ainda que a maior fatia desses compradores (59%) reside na região Sudeste do País. Ao que tudo indica, boa parte dessas compras online deve ser realizada em sites estrangeiros, como a Shopee, que já estima vender, em média, R$ 238 por cliente na Black Friday.

Embora as aquisições em sites de outros países não sejam nenhuma novidade, elas têm sido cada vez mais facilitadas pelos serviços de eFX integrados ao e-commerce transnacional. “Esse termo eFX representa um tipo específico de serviço de pagamento ou transferência internacional, prestado por empresas com tecnologia voltada para integrar, via API, meios de pagamentos e transações entre consumidores e comércios situados em países diferentes”, explicam Diego Zia e Janaina Assis, sócios-fundadores da B2Gether, especializada em operações de câmbio e mass payments.

Essas empresas são contratadas para receber pagamentos dos compradores em um país, via cartão ou Pix, por exemplo, e levar esses recursos a outro país, onde se encontra o vendedor. Eles acreditam que as compras internacionais devem aumentar cada vez mais no curto e médio prazo, tanto na Black Friday quanto em outros períodos do ano. “A tendência é que, com o crescimento desse tipo de serviço, as compras em sites fora do país sejam cada vez mais frequentes”, comentam.

“Um exemplo de prestador de eFX são as facilitadoras de pagamentos internacionais, que intermediam os processos de compra de produtos e serviços entre consumidores e merchants localizados em países diferentes”, complementam os CEOs da B2Gether.
O serviço de eFX foi regulamentado no ano passado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC), por meio de resoluções que aprimoram os instrumentos do mercado de câmbio relacionados às transações financeiras do Brasil com outros países.

De acordo com o BC, o prestador de eFX pode viabilizar a aquisição de bens e serviços, transferências e saques ao reunir diversas transações e fazer o câmbio das moedas com uma instituição autorizada. O termo eFX abrange as atividades prestadas por empresas de cartões internacionais, facilitadoras de pagamentos internacionais, entre outras. – Fonte: (https://business2gether.com/).