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Recursos financeiros: o maior desafio para empreender

em Negócios
quarta-feira, 12 de abril de 2023

Em um ano em que o número de mulheres donas de negócios bate recorde no Brasil, a Teads, plataforma global de mídia, realizou uma pesquisa com 3.500 entrevistadas nos países Argentina, Brasil, Colômbia, Chile, México e Peru, que consistiu em apresentar os anseios e dificuldades no momento de investir em um empreendimento próprio.

Uma em cada duas mulheres na América Latina apontaram que liberdade profissional, aumento salarial e ser a sua própria chefe são os principais motivos que as levam a empreender — resultado semelhante ao encontrado no Brasil. Em um recorte geracional, 51% das brasileiras da Geração X e Y empreenderiam em busca de maiores salários, enquanto 55% das Boomers e 53% das GenZ se sentem motivadas a administrarem melhor seu tempo sendo sua própria chefe.

Em contrapartida, 57% das respondentes afirmaram que recursos econômicos são o principal fator que as impedem de abrir uma empresa, 42% assumiram ter receio de o negócio fracassar e 32% declararam que outra dificuldade enfrentada é a divulgação da sua empresa, serviços e produtos. Se chegassem a empreender, três em cada quatro das entrevistadas usariam a publicidade digital como método para divulgar seus negócios.

Falando sobre carreira, apenas 21% das entrevistadas acreditam que faltam oportunidades de emprego. Ainda assim, quase metade delas afirma que a principal limitação para o desenvolvimento profissional da mulher é a discriminação de gênero (43%) e, para uma em cada três, a desigualdade salarial e a maternidade são fatores que dificultam seu progresso no mercado de trabalho.

Isso se reflete na baixa ocupação feminina em cargos de gestão: apesar de representarem cerca de metade da população, as mulheres ocupam apenas 37,4% das posições corporativas de liderança, segundo a pesquisa “Estatísticas de gênero: indicadores sociais das mulheres no Brasil”, divulgada pelo IBGE.

O empreendedorismo é um setor que vem crescendo no país de forma geral e a presença feminina nesse modelo de trabalho vêm tendo grande destaque – atualmente são 10,3 milhões de mulheres donas do seu próprio empreendimento, sendo que 1,3 milhão dessas profissionais geram empregos, de acordo com o estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil realizado pelo Sebrae em 2022.

Trata-se do nível recorde de uma série histórica iniciada no terceiro trimestre de 2016. O Sebrae indica ainda que 53% das donas de negócios estão inseridas no setor de serviços, seguido pelo comércio (27%) e indústria (13%). – Fonte e outras informações: (https://www.teads.com/)