190 views 7 mins

Quando vale a pena comprar imóvel para reformar e lucrar na venda?

em Negócios
segunda-feira, 17 de abril de 2023

Imóveis vêm se provando ao longo dos anos como um negócio extremamente rentável. 

Mas, claramente, isso ocorre apenas se a compra for realizada respeitando alguns requisitos que intensificam os potenciais lucros da negociação.

Um desses requisitos é adquirir o imóvel com um valor abaixo do praticado pelo mercado, reformá-lo e lucrar com a sua posterior venda.

Quer saber quais são os outros? Então, leia o conteúdo a seguir e descubra!

Quando vale a pena comprar imóvel para reformar e lucrar na venda?

Antes de adquirir qualquer bem que possua um valor considerável, é necessário analisar a oportunidade como um todo e entender de fato se é um bom negócio, e se o valor e as condições de pagamento se encaixam no seu orçamento.

Pensando nisso, separamos as principais situações que podem representar um bom negócio para você quando o assunto é comprar imóvel para reformar e lucrar na venda.

  • Preço da compra está abaixo do valor praticado pelo mercado: Já ouviu falar que é na compra que se ganha dinheiro, e não na venda? Então, caso nunca tenha escutado essa frase, te explicaremos o que ela significa agora! É um tanto quanto complicado vender um imóvel acima do valor que o mercado está praticando. No entanto, é mais fácil encontrar bons negócios imobiliários que possuam potencial, mas que precisam de alguns reparos, e por necessitar de reforma, esses imóveis estão avaliados com valores relativamente baixos. Para encontrá-los, basta procurar e estar atento às oportunidades!
  • Potencial de valorização: Analise o potencial de valorização do imóvel para ter certeza de que seu custo vencerá pelo menos a inflação. Para essa análise, é necessário verificar alguns itens “chaves”, como: áreas comuns, bairro, futuras obras em regiões próximas, segurança, infraestrutura, crescimento da cidade, etc.
  • Custos da reforma: Faça um orçamento com todos os itens que você deseja reformar no imóvel adquirido e analise se o “custo do imóvel + custo da reforma + valorização que a reforma poderia proporcionar” totaliza em um número competitivo frente ao praticado pelo mercado para imóveis semelhantes. Se sim, pode ser um bom negócio comprá-lo e reformá-lo!
  • Tempo e recurso financeiro disponível: Tempo e recursos financeiros são dois itens importantíssimos que formam a base de um bom negócio, uma vez que proporcionam liquidez para negociar descontos e paciência para selecionar um imóvel que se encaixe nos seus requisitos mínimos.

Dicas para uma reforma excepcional!

Para você conseguir extrair o melhor do seu imóvel recém adquirido, separamos 5 principais dicas para você realizar uma reforma excepcional e bem-sucedida:

  • Planeje: O sucesso de qualquer obra – grande ou pequena – depende de quão organizada e planejada ela está. Então, defina o que será reformado e organize os materiais e profissionais que serão necessários para executar as tarefas necessárias com estratégia e assertividade.
  • Faça um orçamento e pesquise os preços: Após a definição do que será reformado, orce os serviços e materiais necessários em várias empresas, e compare os orçamentos recebidos. Lembrando que é necessário analisar o custo benefício de cada proposta, ok? Ou seja, nem sempre o mais barato é o melhor.
  • Cronograma físico-financeiro: Para a reforma ocorrer de acordo com o planejado, é necessário elaborar um cronograma físico-financeiro, o qual possui a data em que cada item será reformado e quanto custará para executá-lo. Dessa forma, todos os envolvidos conseguem programar os recursos e materiais necessários para as suas atividades com antecedência e assertividade.
  • Respeite a ordem executiva das atividades: Qualquer obra possui uma ordem técnica de execução das atividades que, caso feitas corretamente, proporcionam qualidade e segurança ao imóvel. Então, respeite a ordem das atividades da sua reforma e planeje-as com estratégia.
  • Foque em itens que proporcionam valor e valorização ao imóvel: A tendência de executar uma reforma é arrumar o que está fora do seu padrão de qualidade. No entanto, em alguns casos, não é necessário revisar absolutamente tudo. Especialmente, quando não há recursos. Então, foque nos itens que proporcionarão valor ao imóvel, além de melhorar o bem-estar do próximo proprietário ou inquilino.

Além disso, contrate profissionais de qualidade para te acompanhar em todas as etapas da obra! Isso, com certeza, te poupará muita dor de cabeça, além de impulsionar os potenciais lucros do negócio.

Conclusão

Historicamente, sabemos que os brasileiros gostam de investir em imóveis, e a combinação “compra + reforma” é excelente e faz muito sucesso entre os investidores do mercado imobiliário!

Se você faz parte desse grupo, mas não tem o recurso total para adquirir e reformar um imóvel que possui potencial para ser um grande negócio, a CashMe pode te ajudar!

A CashMe é uma das maiores fintechs brasileiras e já ajudou milhares de empreendedores e investidores em seus negócios por meio de uma gama de opções de empréstimo, como o empréstimo com garantia de imóvel.