Estudo da Relex Solutions, em parceria com a Incisiv, revela que, embora as promoções com preços atrativos já garantam boas vendas, muitas empresas ainda não aproveitam as tecnologias disponíveis para maximizar seus resultados.
O relatório, intitulado “De fragmentados a unificados: por que os varejistas precisam integrar suas capacidades de preços e promoções” (original em inglês: From Fragmented to Unified: Why retailers need to integrate their pricing & promotions capabilities), analisa as estratégias do varejo global e aponta soluções para o mercado latino-americano.
O estudo destaca que, em um cenário de inflação crescente e incertezas econômicas, os consumidores estão cada vez mais propensos a buscar promoções, priorizando a economia em vez de gastar grandes valores. Como resultado, as promoções se tornaram se decisivos para o desempenho do setor.
Em 2023, essas ações de marketing ajudaram os varejistas a gerar US$ 1 trilhão em vendas, com 20,6% das vendas no mercado americano e 19,4% nas vendas europeias sendo impulsionadas por promoções. Contudo, apesar dos impactos positivos, apenas 12% dos varejistas utilizam tecnologias avançadas para o gerenciamento de preços e promoções, e 37% ainda dependem de planilhas e sistemas legados.
O relatório sugere que a adoção de novas tecnologias pode liberar um potencial de lucro significativo para os varejistas. O estudo aponta que algumas das funções que podem ser automatizadas incluem a comunicação de mudanças de preço, a implementação consistente de preços em todos os canais e a manutenção de coerência em todos os pontos de contato com o cliente.
Entre os maiores obstáculos encontrados estão a baixa qualidade dos dados e a resistência cultural à adoção de novas tecnologias. “Sem dados precisos e unificados, os varejistas não conseguem formular estratégias promocionais eficazes. A resistência à mudança de sistemas legados é um desafio adicional. A solução precisa vir de cima, com executivos dispostos a investir em inovações tecnológicas que tragam automação e IA”, afirma Jeff Bulger , Diretor Estratégico da Relex Solutions.
De acordo com o estudo, mais da metade dos executivos entrevistados planejam manter suas estratégias promocionais atuais, mas mais de 30% já indicam intenção de antecipar o aumento do foco em promoções. Contudo, é fundamental substituir a tecnologia para análise de dados, algoritmos e IA criando modelos capazes de atender às necessidades do consumidor e compreender a complexidade da cadeia de suprimentos.
O relatório também aponta que a Inteligência Artificial pode oferecer soluções valiosas para o varejo, como a sincronização de preços e promoções, a redução de intervenção manual e a minimização de erros, além de melhorar a precisão nas previsões e no gerenciamento de estoques.
“Ao garantir que suas equipes trabalhem com objetivos alinhados, os varejistas podem gerar até US$ 450 bilhões em vendas incrementais”, conclui o estudo. – Fonte e mais informações: (https://www.relexsolutions.com/)