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Porque as integrações no e-commerce podem ser um sucesso

em Negócios
terça-feira, 31 de maio de 2022

Thiago Mazeto (*)

Não faz tanto tempo que a simples existência do e-commerce no dia a dia do cliente era uma inovação por si só. E essa percepção não era por menos: a possibilidade de usufruir do ambiente online para realizar compras de diversos produtos, com pagamentos e entregas realizadas de forma segura, é um marco fundamental na transformação do comportamento e das expectativas de qualquer consumidor.

Quando muitos não pensavam que o varejo levaria mais tempo para inovar, surgem as redes sociais, marketplaces e aplicativos adaptados a uma realidade mobile, capazes de acelerar ainda mais o compartilhamento de informações e o potencial de interação entre pessoas, organizações e marcas. O desafio, a partir deste ponto, passou a se concentrar no desenvolvimento de estratégias capazes de atingir o público com mais assertividade.

Todas estas estratégias podem ser traçadas com o uso das integrações destas plataformas de e-commerce com outras ferramentas fundamentais para o dinamismo das vendas online. Estas integrações são realizadas por meio de sistemas e APIs que otimizam a gestão de uma série de operações presentes no comércio virtual, como meios de pagamento, sistemas de segurança e anti-fraude, marketing, redes sociais, logística, e sistemas de ERP, estes são apenas alguns exemplos.

Munido das tecnologias adequadas, é possível que estes PMEs consigam se comunicar de forma adequada com diversos públicos e oferecer seus produtos em redes sociais como o Facebook e Instagram, por meio da estratégia de social commerce. Além de fazer da ferramenta uma vitrine, as parcerias permitem que o empreendedor realize campanhas, direcione anúncios e atualize descrições, preços e outros aspectos de forma automática.

Grande parte da importância das integrações está na percepção de que o lojista não precisa arcar com todos os desafios da digitalização sozinho ou de uma vez só. A presença destes parceiros em seu dia a dia permite que ele possa concentrar esforços específicos em determinadas ações e direcionar as funções de seus colaboradores para outras atividades, equilibrando os esforços cotidianos e garantindo que a jornada digital seja próspera e proveitosa para quem vende e para quem compra.

(*) – Com MBA em Empreendedorismo, Gestão e Marketing pela PUC-RS, é CEO da Tray, unidade de e-commerce da Locaweb (www.tray.com.br).