80 views 4 mins

Horários flexíveis e autoatendimento: tendências nas interações B2B

em Negócios
sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Um estudo inédito da Simplifica+, plataforma de autoatendimento B2B, analisou o comportamento de quase meio milhão de empresas usuárias e revelou tendências e insights valiosos sobre o futuro das interações entre empresas.

Mais de 6 milhões de 2ª vias de boletos emitidas na plataforma no último ano demonstram a alta demanda por ferramentas que facilitem o acesso à informação e agilizem processos financeiros. “Desburocratizar a solicitação de segundas vias se torna crucial para empresas otimizarem a gestão, evitando atrasos e custos desnecessários”, afirma Ricardo Baehr, CEO da Simplifica+.

Ao considerar a flexibilidade no atendimento, 11% dos acessos já ocorrem após as 18h, evidenciando a necessidade de horários maleáveis para atender às demandas dos clientes. Essa mudança é realizada para ajudar a fidelizá-los e aumentar a produtividade em seus respectivos processos.

Inclusive, dados da The World Bank e Statista colocam o Brasil na quinta posição de maior quantidade de usuários de smartphone do mundo, o que justifica o tempo médio de acesso de 2,6 minutos e reforça o quesito agilidade do autoatendimento. Com uma rapidez superior em relação a métodos tradicionais como e-mails e telefonemas, o modelo reduz filas de espera e otimiza o tempo das equipes para atividades mais estratégicas.

A baixa no uso de desktops no dia a dia faz com que a mobilidade também se mostre um fator decisivo, pois 20% dos acessos são feitos via celular. Interfaces responsivas, adaptáveis a diferentes dispositivos, representam assim, uma vantagem competitiva. “Oferecer um canal de atendimento acessível a qualquer momento e lugar é fundamental para oferecer comodidade aos usuários”, afirma Baehr.

Finalmente, os dados confirmam que os primeiros dias, tanto da semana como do mês, são aqueles com maior demanda (22,9% dos acessos nas segundas-feiras e 18% do total entre os dias 3 e 6). Entretanto, para alinhar as estratégias é preciso pensar que, em paralelo, 4,2% dos acessos ocorrem fora do período útil, trazendo novamente à tona as vantagens do autoatendimento disponibilizado 24 horas nos 7 dias da semana.

“O autoatendimento é uma chave para o futuro das interações B2B. O modelo beneficia não só as empresas, como os seus clientes”, conclui Baehr. Este levantamento estabelece um padrão importante nas interações feitas de empresa para empresa e podem, inclusive, serem utilizadas de forma assertiva para otimizar os processos, tornando os dados poderosos no desenvolvimento das organizações.

Esse fator é no mínimo importante diante de um mercado constituído por consumidores comprometidos com a diversidade. Confira os destaques do estudo:

  • Mais de 6 milhões de 2ª vias de boletos emitidos: Empresas buscam ferramentas para facilitar a gestão financeira.
  • 11% dos acessos após as 18h: Flexibilidade no atendimento é crucial para fidelizar clientes.
  • Tempo médio de acesso de 2,6 minutos: Autoatendimento é mais ágil que métodos tradicionais.
  • 20% dos acessos via celular: Interfaces responsivas são essenciais para a mobilidade dos clientes.
  • 4,2% dos acessos aos fins de semana: Autoatendimento 24/7 é cada vez mais necessário.
  • Segundas-feiras são os dias mais movimentados: Empresas se organizam financeiramente no início da semana. – Fonte e mais informações, acesse: (https://www.simplificamais.com.br/).