106 views 3 mins

O registro de compra e venda de imóveis no blockchain

em Negócios
quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A GrowthTech, startup pioneira na prestação de serviços cartorários ancorados na tecnologia Blockchain, e a RKM Engenharia, construtora de imóveis residenciais de alta renda em Belo Horizonte e Nova Lima/MG, registraram, pela primeira vez na história do mercado imobiliário, dois contratos de compra e venda de apartamentos entre a construtora e seus clientes. Na prática, os imóveis estimados em R$ 1,5 milhão cada, são os primeiros já realizados utilizando a tecnologia que dá vida a moedas digitais e significa uma mudança importante de paradigma para o mercado.

“O registro no Blockchain permite uma relação mais transparente entre todas as partes, desde o comprador, até as securitizadoras, que passam a ter a garantia de que todos os compromissos de compra e venda de fato existem”, explica Hugo Pierre, fundador da GrowthTech. Ele explica que todo o processo foi realizado através de um aplicativo para celular. “Assim, a assinatura e registro foram concluídas e registradas rapidamente e com eficiência e segurança”, reforça.

Hugo explica que para o sistema funcionar, todas as partes envolvidas terão identidades digitais criadas na plataforma. Com isso, é possível validar dados cadastrais e biométricos faciais junto às bases de dados oficiais do governo. “Há também uma ‘prova de vida’ e isso garante a legitimidade da transação e do registro”, explica Hugo. Para a RKM, este movimento representa uma mudança na maneira como a empresa vai fazer seus novos lançamentos.

“Em novembro teremos o lançamento de um novo empreendimento em Nova Lima e vamos registrar todos os contratos deste novo empreendimento no Blockchain”, afirma Rodrigo Junqueira, Diretor Financeiro da RKM Engenharia que, segundo o diretor, está avançando no processo de digitização do negócio. O processo de digitização dos negócios já é uma realidade para líderes do setor industrial, segundo estudo recente da PwC Brasil, que entrevistou mais de 2 mil empresas em 26 países, sendo 32 delas nacionais.

A expectativa é que 5% da receita anual das maiores empresas ouvidas, o que corresponde a US$ 907 bi até 2020, seja investido na digitização de funções essenciais das cadeias vertical e horizontal. No Brasil, a expectativa é que o percentual de empresas que se classificam como avançadas em níveis de digitização e que apostam em um avanço acelerado nessa área nos próximos anos, passe de 9% para 72%, até 2020.

Qual a diferença entre Digitização e Digitalização? – A digitalização é o processo de migrar um negócio do meio físico para o digital. Já a digitização é a total integração do negócio no ecossistema digital, abandonando estruturas físicas para atuar exclusivamente no ambiente digital. Fonte e mais informações: (https://growthtech.com.br/).