202 views 4 mins

O que será destaque no mundo dos negócios no próximo ano

em Negócios
terça-feira, 21 de dezembro de 2021

Com uma parcela expressiva da população brasileira com o esquema vacinal completo, 2022 será promissor para a retomada de alguns tipos de negócios. Além disso, chamado de “o novo normal’, há muita coisa que não será como antes. O empreendedorismo foi afetado diretamente pela pandemia, e isso significa que a retomada de muitas atividades será feita de forma diferente.

De acordo com Rafael Gianesini, CEO e co-fundador da Cidadania4u, empresa especializada no reconhecimento de cidadania italiana e portuguesa, as atividades remotas vieram para ficar e tendem a ganhar novas características, mesclando o que funcionava antes de 2020 e o que deu certo ao se adaptar a uma realidade pandêmica sem precedentes. O executivo listou cinco tendências do mundo dos negócios para os empreendedores ficarem de olho:

  1. – Anywhere Office — A pandemia mostrou que basta uma boa conexão de internet e comprometimento para que o trabalho seja feito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Korn Ferry, cerca de 70% dos entrevistados afirmam que voltar a trabalhar presencial será estranho e 55% apontam que esta possibilidade os deixa estressados. Para 2022 muitas empresas vão apostar em modelos híbridos ou 100% remotos, possibilitando as empresas contratarem talentos de qualquer lugar do mudo.
  2. – Criação de Conteúdo — Apesar de a criação de conteúdo não ser novo, é algo que vai ganhar ainda mais destaque em 2022: cada vez mais as pessoas querem se envolver com os conteúdos que consomem, então é importante que as empresas estejam preparadas para produzir conteúdos que entregam valor, engajem o cliente, tornando ele um verdadeiro embaixador da marca.
  3. – Experiência do Cliente – Todo empreendedor sabe que o cliente é alma do negócio e, por isso, encantá-lo é uma tarefa constante em qualquer empresa. Sendo assim, é necessário planejar toda a jornada do cliente e como tornar sua experiência mais rica para que assim a percepção de valor que ele tem da marca seja ainda maior.
  4. – E-commerce — Muitas pessoas começaram a usar a internet para fazer compras após o isolamento social e não existe sinal de que isso é passageiro. O e-commerce no Brasil cresceu mais de 30% no primeiro semestre em comparação ao mesmo período do ano anterior. Por isso, é importante que as empresas se atentem a isso e foquem em sites com boa navegabilidade e com design responsivo que se adapte a todos os tipos de tela.
  5. – Proteção de dados — A LGPD entrou em pleno vigor este ano e por isso a proteção de dados pessoais será um tema quente em 2022. Com mega vazamentos sendo divulgados, as empresas precisam ficar ainda mais atentas para garantir a proteção do seu banco de dados. ESG (Governança Ambiental, Social e Corporativa) tornou-se importante. Trata-se de uma avaliação da consciência coletiva de uma empresa em relação aos fatores sociais e ambientais que está em alta.

“Medidas de governança focadas em sustentabilidade e ações sociais são itens que, apesar de terem ganhado destaque em 2021, vão continuar em evidência nos próximos anos”, é o que aponta Gianesini. “Os clientes da atualidade buscam empresas com valores parecidos com os seus, por isso é importante que os empreendedores pensem nos valores inegociáveis da sua marca e como isso se encaixa na vida do seu consumidor”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://www.cidadania4u.com.br/).