220 views 5 mins

O que garante aos usuários a segurança e a solvência das empresas cripto?

em Negócios
terça-feira, 06 de fevereiro de 2024

Em um mundo cada vez mais digitalizado, as criptomoedas têm surgido como uma forma revolucionária de realizar transações financeiras e armazenamento de valor. Além disso, com essa inovação, também surgem preocupações relacionadas à segurança dos ativos digitais.

Em grande parte, essas dúvidas ao redor da indústria nascem das problemáticas globais sobre a criação de novos modelos de negócios baseados em cripto, dos quais durante o ano passado, 24% foram considerados golpes financeiros a curto prazo, segundo a Chainalysis.

Para evitar esse cenário, é importante destacar os fatores que devem ser verificados e validados antes de investir o dinheiro, além de levar em consideração os mecanismos que a indústria tem adotado para oferecer as garantias necessárias e gerar maior confiança e rastreabilidade entre seus consumidores.

. Tecnologia de vanguarda, a base da segurança – A segurança dos ativos se fundamenta na tecnologia de vanguarda que cumpre com os padrões mais exigentes da indústria: a blockchain. A plataforma emprega atributos criptografados de alta qualidade para proteger a informação e os fundos dos usuários.

Essa criptografia assegura que a comunicação e as transações estejam, completamente, protegidas contra possíveis ataques cibernéticos e acessos não autorizados.

. Procedimentos de verificação rigorosos – Estabelecer procedimentos de verificação rigorosos é a base para completar o processo de validação da identidade de seus consumidores e prevenir atividades fraudulentas. Neste sentido, a indústria tem criado ferramentas avançadas para a verificação de documentos de identificação, confirmação com dados de contato e provas de residência, entre outros sistemas.

Mas, além da adoção de suas próprias medidas, o marco do processo denominado KYC (siglas em inglês para Know Your Customer – Conheça Seu Cliente), os atores da indústria devem cumprir as regulações e marco legal dos países em que operam, trabalhando lado a lado com as autoridades para garantir a integridade e segurança do ecossistema cripto.

. Educação e transparência – As plataformas devem oferecer aos investidores informação detalhada sobre boas práticas de segurança, medidas preventivas e o uso adequado de seus serviços. A educação contínua é a chave para empoderar usuários e assegurar que eles estejam a par das melhores condutas para manter seus fundos seguros, gerando confiança na rastreabilidade de seus ativos.

Para garantir solvência, é essencial que os ativos superem os passivos, por esse motivo, é primordial que os clientes possam retirar 100% dos seus fundos, simultaneamente, em qualquer momento. Também é essencial que os fundos dos clientes estejam separados dos fundos da empresa que oferece o serviço de custódia de criptoativos.

“Na Bitso, temos implementado uma infraestrutura digital segura e sistemas de proteção avançados para garantir a integridade e confidencialidade dos dados armazenados, assim como os ativos dos usuários, colocando ao alcance toda a informação para revisão.

Para garantir que todos os nossos clientes possam retirar a totalidade de seus fundos no momento em que desejam, contamos com equipes, altamente, qualificadas em proteção informática, cujo trabalho constante é avaliar, melhorar e fortalecer a infraestrutura de segurança na plataforma”, assegura Matías Di Gioia, Diretor de Prevenção de Fraude na Bitso.

Precisamente, a Bitso desenvolveu o modelo da ‘Prova que Importa’, um mecanismo que demonstra a transparência sobre sua saúde financeira e assegura a seus clientes a disponibilidade de seus fundos no momento que o solicitem. Essa iniciativa permite que as reservas sejam transparentes, garantindo aos usuários que seus fundos estejam seguros, além de compartilhar a informação sobre os passivos, confirmando a solvência da companhia.

O constante trabalho para inovar e melhorar as medidas de defesa, enfrentar os desafios do mundo digital e proporcionar um ambiente confiável para operar com criptomoedas, é um compromisso que todas as empresas do setor deveriam assumir e disseminar, publicamente, para reforçar a proteção dos fundos e a privacidade dos investidores no Brasil e na região.

Fonte e outras informações: (https://bitso.com/br).