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Não se deixe levar pelo hype da Inteligência Artificial

em Negócios
segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Fernando Brolo (*)

A implementação de novas tecnologias, especialmente a inteligência artificial (IA), tem gerado grandes impactos nas empresas. Muito se detalha sobre os inúmeros benefícios, mas pouco se fala sobre os riscos associados. A pressa é inimiga da perfeição, e esse ditado se aplica perfeitamente à realidade de muitas organizações que estão adotando a IA sem o devido planejamento e cautela.

A IA tem se tornado uma pauta constante nas empresas devido às suas promissoras oportunidades, seja para melhoria operacional ou análises preditivas mais assertivas. Esses benefícios são grandes motivadores para o investimento em IA. No entanto, focar apenas nos impactos positivos pode levar a um planejamento e implementação incoerentes, resultando em custos elevados a longo prazo.

Para evitar os riscos associados à implementação precipitada da IA, é essencial analisar alguns pontos críticos. O primeiro deles se refere aos recursos financeiros e operacionais envolvidos. A implementação requer investimentos significativos em hardware, software e treinamento de pessoal. Sem um planejamento financeiro adequado, os custos podem rapidamente sair do controle.

É preciso garantir, ainda, a aderência da tecnologia com o core business. IA não faz mágica: nem todas as soluções de IA são adequadas para todos os tipos de negócios. É fundamental avaliar se a tecnologia se alinha com os objetivos e necessidades da empresa.

. Esteja preparado – Adotar um projeto de IA sem fortalecer a infraestrutura digital e de cibersegurança pode causar muita dor de cabeça, já que a tecnologia pode aumentar os riscos cibernéticos. Portanto, é necessário investir em infraestrutura de TI robusta e em medidas de segurança para proteger dados sensíveis, além de treinamento da equipe para mitigar esses riscos.

. Cultura organizacional – Um dos aspectos mais importantes e, muitas vezes negligenciado, é o impacto na rotina operacional dos profissionais. A IA pode alterar significativamente a forma como os funcionários realizam suas tarefas e é preciso preparar a equipe para essas mudanças, promovendo uma cultura de adaptação e aprendizado contínuo.

Trabalhar a cultura da empresa é fundamental. A IA muda a forma como as pessoas trabalham, e é necessário promover uma cultura de segurança e respeito à privacidade de dados. Somente com esses pontos apaziguados a empresa conseguirá usufruir dos benefícios da IA.

. Caminho das pedras – Obviamente não se trata de um conselho para que se abandone os projetos de IA, mas de implantá-la de forma gradual e cautelosa. Empresas que constroem o caminho com planejamento e estudo dos reflexos da inovação em todas as esferas da organização, desde o operacional até a cultura empresarial, têm maiores chances de sucesso no uso da IA.

O aspecto financeiro é sempre um fator crucial. É necessário avaliar o retorno sobre o investimento (ROI) e garantir que os recursos sejam alocados de maneira eficiente. Estudos mostram que o ROI da IA pode ser alcançado em cerca de 14 meses, mas isso depende de uma implementação bem planejada.

Nesse cálculo, há que se considerar que o investimento em cibersegurança é essencial para proteger a empresa contra ameaças e garantir a integridade dos dados. O equilíbrio é fundamental na implementação da IA. A pressa por demonstrar maturidade digital não é a escolha mais acertada para envolver a tecnologia de forma eficiente nos processos empresariais.

Empresas que planejam e estudam cuidadosamente os impactos da IA em todas as esferas organizacionais têm maiores chances de sucesso e de evitar custos elevados a longo prazo. Portanto, antes de se deixar levar pelo hype da IA, adote uma abordagem cautelosa e bem planejada.

Assim será possível aproveitar ao máximo os benefícios dessa poderosa tecnologia sem comprometer a sustentabilidade e a segurança da empresa.

(*) – É sócio-fundador e CSMO da Logithink (https://logithink.com.br/).