148 views 3 mins

Motivos para instalar a sua startup em um parque tecnológico

em Negócios
quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Denise Bandeira (*)

Os parques tecnológicos são ecossistemas de inovação e tecnologia no mundo todo. Eles impulsionam startups e empresas de diversos tamanhos ao oferecerem a estrutura ideal para aceleração de negócios.

Em geral, eles mantêm centro de pesquisas com laboratórios, polos educacionais, parcerias com agentes financiadores, universidades e com entidades públicas, residências e outras facilidades para a troca de conhecimentos e alianças empresariais.

Mas não acaba por aí! Conheça as principais vantagens para instalar uma startup em um parque tecnológico:

  1. – Ambiente de inovação com novas oportunidades de negócios – Os parques tecnológicos são ecossistemas de inovação que promovem acesso a outras empresas e à base de conhecimento da universidade, abrangendo pesquisas e projetos que possam ajudar a identificar novas oportunidades de negócios.
  2. – Equipe de gestão qualificada – As empresas podem contratar mão-de-obra qualificada proveniente dos diversos cursos profissionalizantes de instituições parceiras instaladas no parque – de estagiários a especialistas. Isso facilita o processo de admissão de talentos, treinamento dos colaboradores para o dia a dia do negócio e retenção de profissionais.
  3. – Cultura empreendedora – Além dos instrumentos de incentivo e fomento ao empreendedorismo, os parques oferecem incubadoras de empresas, treinamentos, eventos, comunidades, aceleradoras de empresas e investidores. São grandes centros que reúnem conhecimento, estrutura de apoio, oportunidades, mentes brilhantes e recursos variados.
  4. – Empresas âncoras – O networking com empresas âncoras instaladas nos Parques abre oportunidades de troca de conhecimento e experiência, compartilhamento de ideias e soluções, além da possibilidade de parcerias.
  5. – Educação voltada para a transformação digital – A educação é a base da transformação digital. Aliada ao sistema público e formal, os recursos educacionais diferenciados, implantados pelos parques tecnológicos, fortalecem a formação de profissionais com múltiplas especialidades, pesquisadores e empreendedores, todos focados em suprir as reais demandas de mercado. Neste ambiente, a pesquisa sai do papel e gera negócios.
  6. – Infraestrutura adequada para trabalhar e viver – Esses parques apresentam, em geral, uma infraestrutura composta por edificações apropriadas para escritórios, laboratórios e coworkings, acessos fáceis ao transporte, estacionamento, áreas de uso comum, segurança patrimonial e acesso a serviços de qualidade em telecomunicações, tecnologia da informação, residências, hospitais e comércios.
  7. – Imersão em soluções em ESG – A tecnologia e a sustentabilidade estão intrinsicamente interligadas. Por isso, além de investir em educação, pesquisa e inovação, as startups precisam estar baseadas em um modelo inovador com foco em ESG e que permita a sustentabilidade de todo o ecossistema, com incentivo à geração de novos negócios, emprego e renda.

(*) – É Gerente de Negócios do Biopark (https://biopark.com.br/).