331 views 4 mins

Logística reversa e seu papel fundamental na sustentabilidade

em Negócios
quinta-feira, 18 de setembro de 2025

Reutilização de móveis e materiais ganha protagonismo em projetos que unem impacto ambiental e transformação social

A sustentabilidade deixou de ser apenas um diferencial competitivo e passou a ser uma exigência da sociedade e do mercado. Nesse contexto, a logística reversa, é um conjunto de ações para a coleta, transporte e destino adequado de produtos, materiais e embalagens após o uso pelo consumidor, visando seu reaproveitamento, reciclagem ou descarte seguro, em um processo que contrasta com o fluxo tradicional da logística convencional.

A sua implementação é regulamentada pela legislação brasileira, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que orienta fabricantes e consumidores sobre a destinação correta de seus produtos após o uso e é fundamental para a sustentabilidade, o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental, exigindo o compromisso de toda a cadeia produtiva e dos consumidores. Na prática, consiste em coletar e recuperar resíduos para encaminhar para reaproveitamento em novos ciclos produtivos, tornando-se uma ferramenta essencial para empresas que buscam atuar na circularidade de seus produtos. A atividade vem crescendo e alcança, agora, setores como o de materiais para pontos de venda.

À frente dessa missão está Patrício Malvezzi, CEO da Equipa Group, referência em soluções completas para mobiliários e ativação em pontos de venda. A iniciativa promove a logística reversa do material de ponto de venda, recuperando e catalogando peças de mobiliário para serem reaproveitadas em novos ciclos.

“Acreditamos que cada material tem potencial para viver novos ciclos. A logística reversa, associada a engenharia reversa dos materiais de ponto de venda garante o reaproveitamento de resíduos e a consequente descarbonização da cadeia. A economia circular é uma ferramenta com potencial ambiental, social e econômico.

Os móveis reaproveitados pelo projeto podem ser doados a escolas públicas, ONGs, centros culturais e cooperativas, proporcionando infraestrutura e dignidade a espaços que, muitas vezes, não teriam recursos para esses investimentos. O processo ainda envolve comunidades em ações de recondicionamento e adaptação dos itens, promovendo capacitação profissional e geração de renda.

“O que para uma empresa pode ser um móvel obsoleto, para uma escola pode significar um novo espaço de aprendizado. Essa transformação é o que nos move. Com isso, o desafio não está apenas em descartar corretamente, mas em transformar o que seria lixo em recurso novamente útil para alguém. A logística reversa aplicada ao mobiliário é uma forma concreta de alinhar responsabilidade ambiental com impacto social positivo”, reforça o CEO da Equipa Group.

Para as empresas, os benefícios também são expressivos. A logística reversa permite a redução de custos com descarte, cumprimento de normas ambientais, fortalecimento da imagem institucional e aderência a metas de ESG (Environmental, Social and Governance). Além disso, mostra ao mercado que a organização está comprometida com práticas de economia circular e responsabilidade socioambiental.

“Não é mais possível pensar em sustentabilidade apenas como tendência. A adoção de práticas sustentáveis fortalece a reputação da marca, engaja colaboradores e gera valor para todos os envolvidos. Não é apenas uma atitude ética, mas sim de escolha estratégica”, conclui Malvezzi.